Jump to content
  • 1

Quantas ações devo ter na minha carteira.


Carlos Dos Santos Latge

Pergunta

Boa tarde a todos!

Meio atrasado, mas concluí todos os módulos e estou montando a minha carteira. Tenho duvidas de qual o número ideal de ações para colocar na carteira?

Devo comprar uns R$ 50.000,00 entre ações nacionais e internacionais. Devo comprar de quanto em quanto tempo pra garantir um bom preço médio?

Desde já agradeço a ajuda!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
25 minutes ago, Carlos Dos Santos Latge disse:

Boa tarde a todos!

Meio atrasado, mas concluí todos os módulos e estou montando a minha carteira. Tenho duvidas de qual o número ideal de ações para colocar na carteira?

Devo comprar uns R$ 50.000,00 entre ações nacionais e internacionais. Devo comprar de quanto em quanto tempo pra garantir um bom preço médio?

Desde já agradeço a ajuda!

Boa tarde, Carlos!

O ideal neste caso seria pensar o quão é relevante esse valor para você. Quanto tempo você levaria para juntar novamente o valor de 50mil? Quanto você consegue aportar em média mensalmente?

De acordo com o tempo, você poderá dividir os aportes para fazer algo de forma gradativa e mais segura. 

Já possui a reserva de emergência pronta também?

As ações o ideal é você ter uma quantidade de ações que você consiga acompanhar.

Pode ser 5, pode ser 8, 10, 13, pode ser 15, não tem regra e número certo. Vai de cada investidor.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
24 minutes ago, Carlos Dos Santos Latge disse:

Meio atrasado, mas concluí todos os módulos e estou montando a minha carteira. Tenho duvidas de qual o número ideal de ações para colocar na carteira?

 

Boa tarde @Carlos Dos Santos Latge. Quando falamos em investimentos basicamente temos 2 tipos de riscos. O risco sistematico que seria aquele gerado por eventos generalizados como crises econômicas, crises políticas, pandemias e o risco não sistematico que seriam aqueles riscos que tentamos mitigar atraves da diversificação de ativos com a menor correlação possivel. 

Existem alguns estudos que mostram que a partir de 15 ativos o fator de diminuição do risco não sistematico tende a não ser representativo.

Contudo mais importante do que essa informação, é avaliar o quanto voce estaria disposto a se expor em cada ativo e em cada setor. Por exemplo, se voce decide ter 30% em ações e uma carteira com 10 ativos, aproximadamente voce tera cerca de 3% de exposição em cada ativo. Se destas 10 empresas voce possuir 2 do setor financeiro, tera uma exposição aproximada de 6% em relação ao setor.

Digo aproximado porque a função do diagrama do cerrado seria corrigir este percentual baseado nos seus criterios de risco.

Outro fator a ser avaliado seria a sua disponibilidade para acompanhar as empresas. Não adianta querer ter 10 empresas na carteira e não conseguir acompanhar os resultados das mesmas.

 

Captura de Tela 2023-11-28 às 16.55.45.png

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
40 minutes ago, Carlos Dos Santos Latge disse:

Devo comprar uns R$ 50.000,00 entre ações nacionais e internacionais. Devo comprar de quanto em quanto tempo pra garantir um bom preço médio?

 

Este valor representa quantas vezes o seu aporte mensal? Caso tenha uma representatividade grande o ideal seria dividir de modo a diminuir a volatilidade.

Por exemplo, se voce aporta R$2mil por mes o ideal seria dividir em uns 10 aportes pelo menos, de modo que a cada mes voce aporte cerca de R$7mil. Se o seu aporte mensal for de R$25mil por mes, não ha problema de aportar tudo de uma vez ou em 2x.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Carlos Dos Santos Latge disse:

Meu aporte mensal não será fixo, vai variar entre 2 e 5K.

Não tenho experiência com isso e fico bem perdido.

Obrigado pelo retorno!

Carlos, neste caso, eu no seu lugar dividiria o valor nos aportes como indicado pelo @Adriano Umemura. Assim você tem uma margem maior de segurança.

A sua média mensal de aportes nesses valores seriam de 3500. Talvez complementar com uns 4 ou 5mil do seu valor de 50mil na minha opinião é interessante.

Acho que vale você pensar e chegar no seu valor ideal.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...