Jump to content
  • 0

Tesouro Pré-Fixado


Fernanda Machado

Pergunta

Pessoal, boa tarde!!

Assisti o módulo 03, mas não consegui entender a lógica em relação a frase que Todo Título do Tesouro Pré-Fixado, irá valer exatamente R$1.000,00 no vencimento. Isso quer dizer então que sempre a compra do titulo será menos de R$1.000,00? Não existirá a compra de um título mais de R$1.000,00??

Gostaria  também de confirmar se a minha lógica está correta, o Tesouro pré-fixado vale para casos de objetivos de longo prazo, como a compra de um imóvel, certo?

Posso aportando mensalmente? Ou ideal fazer apenas um aporte e deixar render?

Podem me auxiliar, por favor!

Obrigada 😉

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
30 minutes ago, Fernanda Machado disse:

Assisti o módulo 03, mas não consegui entender a lógica em relação a frase que Todo Título do Tesouro Pré-Fixado, irá valer exatamente R$1.000,00 no vencimento. Isso quer dizer então que sempre a compra do titulo será menos de R$1.000,00? Não existirá a compra de um título mais de R$1.000,00??

Isso mesmo.

 

31 minutes ago, Fernanda Machado disse:

Gostaria  também de confirmar se a minha lógica está correta, o Tesouro pré-fixado vale para casos de objetivos de longo prazo, como a compra de um imóvel, certo?

Para coisas que você tem um prazo determinado para retirar o dinheiro, tem que ser renda fixa. Não necessariamente o Tesouro.

 

32 minutes ago, Fernanda Machado disse:

Posso aportando mensalmente? Ou ideal fazer apenas um aporte e deixar render?

Pode aportar mensalmente, o ideal é você seguir o Diagrama do Cerrado, que ainda vai ser introduzida.

 

Tenha calma para começar os aportes, conclua todos os módulos primeiro.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Fernanda Machado disse:

Isso quer dizer então que sempre a compra do titulo será menos de R$1.000,00? Não existirá a compra de um título mais de R$1.000,00??

Boa noite @Fernanda Machado. Se voce comprar exatamente 1 titulo o valor sera sempre inferior a R$1mil. Contudo voce pode comprar multiplos titulos, ou frações, mas o resultado final sera equivalente aos R$1mil referente a 1 titulo

3 horas atrás, Fernanda Machado disse:

Gostaria  também de confirmar se a minha lógica está correta, o Tesouro pré-fixado vale para casos de objetivos de longo prazo, como a compra de um imóvel, certo?

 

Se voce tem uma data certa para usar o recurso, não existindo a possibilidade de voce ter que resgatar antes, pode ser uma boa escolha. Contudo um resgate antecipado pode ocasionar perdas devido a marcação a mercado.

Outro fator a ser considerado é o contrafluxo, que voce ira aprender na aula 17 do modulo 3. Em um cenario de aumento da taxa de juros ou da inflação, o seu titulo prefixado pode perder valor real. Então não existe uma regra, o ideal seria avaliar em qual ciclo de mercado nos encontramos e quais as expectativas futuras em relação a taxa de juros e inflação

3 horas atrás, Fernanda Machado disse:

Posso aportando mensalmente? Ou ideal fazer apenas um aporte e deixar render?

 

Se voce ja tem o montante o ideal seria aportar tudo de uma vez, ja que com a renda fixa o tempo é usado para aumentar a rentabilidade.

Contudo é necessario realizar uma avaliação do seu objetivo e do contrafluxo, conforme citei acima

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Fernanda Machado disse:

Pessoal, boa tarde!!

Assisti o módulo 03, mas não consegui entender a lógica em relação a frase que Todo Título do Tesouro Pré-Fixado, irá valer exatamente R$1.000,00 no vencimento. Isso quer dizer então que sempre a compra do titulo será menos de R$1.000,00? Não existirá a compra de um título mais de R$1.000,00??

Gostaria  também de confirmar se a minha lógica está correta, o Tesouro pré-fixado vale para casos de objetivos de longo prazo, como a compra de um imóvel, certo?

Posso aportando mensalmente? Ou ideal fazer apenas um aporte e deixar render?

Podem me auxiliar, por favor!

Obrigada 😉

 

Boa noite, Fernanda!

Apenas para ajudar a ilustrar um pouco sobre os títulos pré-fixados e complementar a resposta do pessoal.

O raciocínio é certo em dizer que ele irá valer R$1000 no vencimento. E como isso acontece?

Vamos lá com exemplos de números fictícios:

Vamos supor que você comprou um título de tesouro pré-fixado a R$434,30 e possui o vencimento para daqui a 10 anos. Este título no momento da compra estaria com uma taxa de aproximada de 8,7%. Note que esta taxa neste período fará com seu título irá valer R$1000 (pode dar uma pequena variada nos centavos). É assim que p título terá sempre o valor no vencimento.

image.png.9eb8e4cf1704f155f7c413960a77bb65.png

 

E outras situações podem ocorrer na compra de outros títulos que você faça do tesouro pré-fixado. No mês seguinte por exemplo, você poderia estar adquirindo um novo título ao valor de R$489,12 ainda com os 10 anos de vencimento mas a taxa desse novo título já seria de 7,42% para que o valor de R$489,12 alcance o valor de R$1000 no vencimento.

 

Espero que tenha ajudado a agregar!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...