Jump to content
  • 0

iniciando na renda variavel


Cíntia Monique Dias Ferreira

Pergunta

Tenho 96% da minha carteira em renda fixa, o restante criei coragem no meio do ano de começar com fii.

Conclui o módulo de renda variável e gostaria de começar a ver algo sobre ações. Pensei em começar a pesquisar pelo setor elétrico,  pois é um setor perene. 

No site do investidor 10 coloquei no campo pesquisa  > setor: utilidade pública, subsetor : energia eletrica, segmento : energia eletrica.

Apareceu 30 empresas,  comecei a pesquisar uma por uma no site investidor sardinha procurando a princípio alguns filtros como : data fundação ( raul fala que as mais antigas seriam melhores) ,  data de ipo, tamanho da empresa,  o que ela faz ( se é distribuição,  transmissão, comercialização etc) . 

É assim mesmo que vcs fazem ? Existe jeito mais prático para fazer uma filtragem como por exemplo filtrar só as empresas de transmissão ? 

Vi em um tópico que o setor de transmissão era bom, na aula o Raul até dá o exemplo que as empresas que comercializa tem mais riscos pela possível inadimplência dos consumidores etc. Do setor se transmissão,  que só faz isso , só achei a Taesa que é uma small caps . 

Ainda não analisei os indicadores fundamentalista de nenhuma dessas empresas, pois estou perdida  em o que exatamente filtrar nesse momento,  mas acho inviável analisar indicadores fundamentalistas de 30 empresas. Certeza que antes do meio do caminho ja ia estar maluca analisando tantos números de tantas empresas ...

Como voces fazem ? existe alguma forma de conseguir organizar isso melhor ?

Seria prudente colocar mais de uma empresas do setor elétrico na carteira ? 

Ser blue chip seria um diferencial em uma análise?

mesmo assistindo a todas as aulas estou bem perdida...Meu objetivo seria me expor um pouco na renda variavel sem muitas emoções, escolhendo boas empresas que nao vai ficar me dando sustos...

meu marido quando era solteiro comprou ações na petrobras, perdeu dinheiro e tem um certo trauma da bolsa,eu to tentando aprender para diversificar nossa carteira.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
39 minutes ago, Cíntia Monique Dias Ferreira disse:

Tenho 96% da minha carteira em renda fixa, o restante criei coragem no meio do ano de começar com fii.

Conclui o módulo de renda variável e gostaria de começar a ver algo sobre ações. Pensei em começar a pesquisar pelo setor elétrico,  pois é um setor perene. 

No site do investidor 10 coloquei no campo pesquisa  > setor: utilidade pública, subsetor : energia eletrica, segmento : energia eletrica.

Apareceu 30 empresas,  comecei a pesquisar uma por uma no site investidor sardinha procurando a princípio alguns filtros como : data fundação ( raul fala que as mais antigas seriam melhores) ,  data de ipo, tamanho da empresa,  o que ela faz ( se é distribuição,  transmissão, comercialização etc) . 

É assim mesmo que vcs fazem ? Existe jeito mais prático para fazer uma filtragem como por exemplo filtrar só as empresas de transmissão ? 

Vi em um tópico que o setor de transmissão era bom, na aula o Raul até dá o exemplo que as empresas que comercializa tem mais riscos pela possível inadimplência dos consumidores etc. Do setor se transmissão,  que só faz isso , só achei a Taesa que é uma small caps . 

Ainda não analisei os indicadores fundamentalista de nenhuma dessas empresas, pois estou perdida  em o que exatamente filtrar nesse momento,  mas acho inviável analisar indicadores fundamentalistas de 30 empresas. Certeza que antes do meio do caminho ja ia estar maluca analisando tantos números de tantas empresas ...

Como voces fazem ? existe alguma forma de conseguir organizar isso melhor ?

Seria prudente colocar mais de uma empresas do setor elétrico na carteira ? 

Ser blue chip seria um diferencial em uma análise?

mesmo assistindo a todas as aulas estou bem perdida...Meu objetivo seria me expor um pouco na renda variavel sem muitas emoções, escolhendo boas empresas que nao vai ficar me dando sustos...

meu marido quando era solteiro comprou ações na petrobras, perdeu dinheiro e tem um certo trauma da bolsa,eu to tentando aprender para diversificar nossa carteira.

Boa tarde, Cíntia!

O caminho é esse mesmo. É trabalhoso. 

Como breve complemento ao que o Adriano já indicou, faça os critérios eliminatórios como tag along, lucros consistes que isso já vai fazer sair fora diversas empresas que não valem a pena investir devido ao risco.

As empresas que você selecionar pode ir catalogando em uma planilha. Muitos utilizam desse artifício e ajuda a organizar os dados já coletados.

Além do setor de energia, tente dar uma olhadinha nos bancos também. Na minha opinião eles são melhores para começar a estudar mais do que os energia que também são ótimos. Fica a dica!

Você pode ter mais uma empresa de um mesmo setor sim. Isso é uma tomada de decisão do próprio investidor que vai medir sua própria carteira e ver se outras empresas de um mesmo setor cabem nela.

 

Espero que tenha complementado e que te ajude de alguma forma!!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Só corroborando aos comentários anteriores, eu tomei coragem pra investir(em renda variável) devido ao vídeo "COMO CRIAR UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS COM AÇÕES, FIIs e RENDA FIXA?", no Investidor Sardinha (canal do Youtube) em que o Raul "monta" uma carteira de investimentos. Neste vídeo, ele enfatiza bem que se levar em consideração: lucros consistentes ha mais de 10 anos, possuir tag along e também divida liquida/ebitda já é uma análise, ainda que inicial, bastante relevante, que pode ser complementada com a analise dos outros indicadores. Usar esses critérios já deve facilitar demais a vida na hora de analisar empresas.

E como o Edison comentou: o bancos também são bem atrativos pra começar a analisar as ações. No canal do Youtube tem bastante conteúdo que ajuda a ver detalhes destes tipos de empresa, principalmente de setembro pra cá.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...