Jump to content
  • 0

Reserva de emergencia em CDB?


João Paulo Dos Santos

Pergunta

Boa noite comunidade!

Antes de iniciar a AUVP ja estava criando minha reserva de emergencia, porem pelo oque estou vendo fiz isso no local errado kk, estava aportando em um CDB diario 100% do CDI para 2028, e vendo as aulas entendi que compensaria muito mais estar no tesouro selic por exemplo, voces acham que eu deveria resgatar tudo desse CDB e realocar em tesouro?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Fala @João Paulo Dos Santos! Tudo beleza?

Não tendo uma real Reserva de Emergência ainda, eu particularmente efetuaria o resgate desse valor para me prevenir compondo ela, visto que qualquer imprevisto pode acontecer a qualquer momento. Porém, essa seria a minha estratégia.
Sei que alguma pessoas, em um situação como essa, começariam a montar ela do zero, colocando 50% do que aportaria na RE e o restante em outros investimentos. Isso dependeria do quão conservador você é.

Só para título de curiosidade, hoje minha RE é composta por 50% na conta corrente do Bradesco (Onde em eventuais grandes problemas posso sacar em um caixa eletrônico aqui perto de casa), 25% na caixinha do Nubank (Liquidez imediata) e 25% no porquinho do Inter (Liquidez imediata).

Abraço!! o/

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, João Paulo Dos Santos disse:

Boa noite comunidade!

Antes de iniciar a AUVP ja estava criando minha reserva de emergencia, porem pelo oque estou vendo fiz isso no local errado kk, estava aportando em um CDB diario 100% do CDI para 2028, e vendo as aulas entendi que compensaria muito mais estar no tesouro selic por exemplo, voces acham que eu deveria resgatar tudo desse CDB e realocar em tesouro?

João, deixe algo sempre no seu horizonte, tipo na poupança. Em caso de emergência por exemplo num final de semana, ou feriado prolongado, vc tem a grana a sua disposição. Demais valores, eu deixo no Tesouro Direto. 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, João Paulo Dos Santos disse:

Boa noite comunidade!

Antes de iniciar a AUVP ja estava criando minha reserva de emergencia, porem pelo oque estou vendo fiz isso no local errado kk, estava aportando em um CDB diario 100% do CDI para 2028, e vendo as aulas entendi que compensaria muito mais estar no tesouro selic por exemplo, voces acham que eu deveria resgatar tudo desse CDB e realocar em tesouro?

Reiterando os colegas acima, a função da reserva de emergência não é rentabilidade e sim praticidade.

No meu caso, parte da reserva está na poupança pois a minha mãe possui um cartão da minha conta para emergências, outa parte deixo em um CDB de liquidez diária do Itaú e o restante no Tesouro Selic.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/12/2023 at 18:52, Adriano Umemura disse:

Boa noite @João Paulo Dos Santos. Quando falamos em reserva de emergencia, o fator liquidez e segurança deve ser mais importante do que a rentabilidade. Sendo assim a indicação seria deixar uma parte na conta corrente de uma instituição consolidada como Itau ou Banco do Brasil e outra parte no tesouro selic. Caso a sua instituição financeira possua um CDB de liquidez diaria  a qual voce pode resgatar em fins de semana, uma outra parte pode ser aportado tambem. 

obrigado pelas dicas adriano, ajudou bastante, vou estar focando em deixar uma parte dela onde eu possa estar usando-a a qualquer momento!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/12/2023 at 19:39, Mauricio Demonti Amorim disse:

Fala @João Paulo Dos Santos! Tudo beleza?

Não tendo uma real Reserva de Emergência ainda, eu particularmente efetuaria o resgate desse valor para me prevenir compondo ela, visto que qualquer imprevisto pode acontecer a qualquer momento. Porém, essa seria a minha estratégia.
Sei que alguma pessoas, em um situação como essa, começariam a montar ela do zero, colocando 50% do que aportaria na RE e o restante em outros investimentos. Isso dependeria do quão conservador você é.

Só para título de curiosidade, hoje minha RE é composta por 50% na conta corrente do Bradesco (Onde em eventuais grandes problemas posso sacar em um caixa eletrônico aqui perto de casa), 25% na caixinha do Nubank (Liquidez imediata) e 25% no porquinho do Inter (Liquidez imediata).

Abraço!! o/

Fala mauricio, bom e voce?

muito obrigado por compartilhar sua estratégia, fez total sentido, estarei modificando a minha, valeeu!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/12/2023 at 20:40, Diego Rodrigues Alves Da Silva disse:

João, deixe algo sempre no seu horizonte, tipo na poupança. Em caso de emergência por exemplo num final de semana, ou feriado prolongado, vc tem a grana a sua disposição. Demais valores, eu deixo no Tesouro Direto. 

Obrigado diego, estarei procurando fazer isso 🤝✌️

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 05/12/2023 at 15:23, Maila Silva disse:

Reiterando os colegas acima, a função da reserva de emergência não é rentabilidade e sim praticidade.

No meu caso, parte da reserva está na poupança pois a minha mãe possui um cartão da minha conta para emergências, outa parte deixo em um CDB de liquidez diária do Itaú e o restante no Tesouro Selic.

Obrigado pela resposta maila, o CDB em questao que tenho é o mesmo que o seu, porém como voce disse precisamos de praticidade então vou procurar realocar parte dela.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...