Jump to content

Sobre Módulo 2 - Aula 04 - Financiamento de imóvel, faz sentido?


Recommended Posts

Para o Sr @Raul Sena, colegas da AUVP e colegas estudantes e aprendizes 

Acabei de assistir a aula 04, sobre a questão do Financiamento de imóveis e isso me trouxe a seguinte dúvida.

Tenho um apto quitado que compramos há alguns anos para morar. 

Acabou que, no fim, ficamos no local que moramos hoje e alugamos o apto, a um valor que fica bem abaixo do valor que ganharíamos, caso investíssemos o valor do apto (2,5 vezes a menos do que os 0,5 % que o Raul da de exemplo nas aulas).

A casa não é nossa (é dos meus sogros, na realidade) e não pagamos aluguel.

Estou errado ou deveríamos pensar em vender o apto para investir o montante, sabendo que, na minha opinião estamos perdendo dinheiro deixando de investir? 

Obs.: O aluguel, na real, é menor ainda, pois estamos pagando chamada de capital mensal. E para efeito de noção de valor, o valor imobiliário do apto passa dos 700k... 
 

Grato pela atenção colegas. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

27 minutes ago, Jonas Toigo Bittencourt disse:

Para o Sr @Raul Sena, colegas da AUVP e colegas estudantes e aprendizes 

Acabei de assistir a aula 04, sobre a questão do Financiamento de imóveis e isso me trouxe a seguinte dúvida.

Tenho um apto quitado que compramos há alguns anos para morar. 

Acabou que, no fim, ficamos no local que moramos hoje e alugamos o apto, a um valor que fica bem abaixo do valor que ganharíamos, caso investíssemos o valor do apto (2,5 vezes a menos do que os 0,5 % que o Raul da de exemplo nas aulas).

A casa não é nossa (é dos meus sogros, na realidade) e não pagamos aluguel.

Estou errado ou deveríamos pensar em vender o apto para investir o montante, sabendo que, na minha opinião estamos perdendo dinheiro deixando de investir? 

Obs.: O aluguel, na real, é menor ainda, pois estamos pagando chamada de capital mensal. E para efeito de noção de valor, o valor imobiliário do apto passa dos 700k... 
 

Grato pela atenção colegas. 

Boa noite, Jonas!

A questão fica um pouco mais complexa com relação aos seus sogros. Seria bem aceito por eles você continuar morando em um imóvel deles e vocês se desfazerem de um imóvel de vocês o qual poderia ser uma opção de moradia?

O lado pessoal aqui que deveria ser bem avaliado pois financeiramente falando, a venda e aplicação seria muito mais rentável para você e sua esposa.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Jeferson Costa Da Silva disse:

acredito que em questao finaceira seria melhor vender o apartamento e investir o valor realmente, mais nao sei qual sua relação com o seus sogros pra dizer que seria uma boa escolha, as veses eles nao se inportem em ceder o imovel para vocês e seria um bom negocio ou pode ser que eles estao a meses torcendo pra vocês se mudarem logo e nao cobram isso por receio de estragar a relação de vocês, tem uma questao moral envolvida na sua pergunta, entao vale a pena conversar com toda a familia para decidir.

Isso é vdd no fim vc venderia sua casa pra continuar morando com seu sogro se vc tem cunhado e cunhada também já pode influenciar muito afinal vc poderia ter q se mudar por vários motivos 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Jeferson Costa Da Silva disse:

acredito que em questao finaceira seria melhor vender o apartamento e investir o valor realmente, mais nao sei qual sua relação com o seus sogros pra dizer que seria uma boa escolha, as veses eles nao se inportem em ceder o imovel para vocês e seria um bom negocio ou pode ser que eles estao a meses torcendo pra vocês se mudarem logo e nao cobram isso por receio de estragar a relação de vocês, tem uma questao moral envolvida na sua pergunta, entao vale a pena conversar com toda a familia para decidir.

Eles querem que fiquemos no imóvel.

A não ser na época que compramos o apto, onde houveram outros problemas, nunca cogitaram que nós precisaríamos sair.

Essa questão é bem tranquila e são seria um problema, de fato. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, Jonas!

A questão fica um pouco mais complexa com relação aos seus sogros. Seria bem aceito por eles você continuar morando em um imóvel deles e vocês se desfazerem de um imóvel de vocês o qual poderia ser uma opção de moradia?

O lado pessoal aqui que deveria ser bem avaliado pois financeiramente falando, a venda e aplicação seria muito mais rentável para você e sua esposa.

Então é de fato o que pensava. Como falei acima, nós temos aceite total dos meus sogros quanto ficar no imóvel. 

E confesso que, olhando para o apto, não consigo não pensar que estamos, do jeito que está hoje, fazendo um "mal investimento" deixando ele alugado... 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Deividy oliveira disse:

Isso é vdd no fim vc venderia sua casa pra continuar morando com seu sogro se vc tem cunhado e cunhada também já pode influenciar muito afinal vc poderia ter q se mudar por vários motivos 

No caso, não moramos no mesmo espaço. Temos nosso canto, eles tem o deles, porém no mesmo terreno. 

Esqueci de comentar esse detalhe. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Jonas Toigo Bittencourt disse:

No caso, não moramos no mesmo espaço. Temos nosso canto, eles tem o deles, porém no mesmo terreno. 

Esqueci de comentar esse detalhe. 

 

1 hour ago, Jonas Toigo Bittencourt disse:

Minha esposa é filha única. Isso ajuda também. 

Com esses pontos q vc cita já seria algo bem interessante em vender o imóvel ao meu ponte de vista ainda mais se vc e sua esposa estiverem com o msm pensamento

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...