Jump to content
  • 0

Análise de Empresas do setor Elétrica e Interesse na CPFE3.


Gurgel Gonçalves

Pergunta

Boa Noite Sardinhas!

Após fazer as aulas sobre ações e ler algumas perguntas na comunidade. Eu fiz umas anotações dos pontos que achei super importante e  hoje eu parei para colocar a mão na massa e fazer uma atividade prática em analisar empresas do setor Elétrico. Confesso que fui enviesado em escolher TAESA ou Transmissão Paulista (todo mundo fala bem) mas trabalhei o meu racional, usei minhas anotações e fiz um passo a passo. No final fiquei muito interessado na CPFE3 após olhar indicadores de 14 empresas do setor e depois me aprofundar na CPFE3.

Além de pode ler sobre a opinião de vocês a respeito da CPFE3, eu queria saber se na visão de vocês eu deixei passar algum aspecto importante nesse meu passo a passo ou algo que eu possa incluir para melhorar para minhas próximas avaliações... Um abraço!

1505334866_Passoapasso.png.20741544af215e9a28368ec6a480b277.png

 

Análise.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Pedro Antônio Gurgel Gonçalves. O caminho é por ai mesmo. Gostei das observações de conhecer a empresa pelo formulario de referencia, e os itens que voce citou para avaliar no mesmo, na minha opinião são os de mais relevancia. 

Dei uma passada rapida de olho nos indicadores e aparentemente parece tudo ok. É necessario agora se aprofundar nos resultados e na operação para verificar se realmente esta tudo correto. Poder comparar entre as empresas do mesmo setor alguns indicadores de eficiencia como o ROE, margens, e crescimento, tambem é interessante, alem de avaliar se existem diferenciais na operação. Parabens e bons estudos.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Pedro Antônio Gurgel Gonçalves disse:

Boa Noite Sardinhas!

Após fazer as aulas sobre ações e ler algumas perguntas na comunidade. Eu fiz umas anotações dos pontos que achei super importante e  hoje eu parei para colocar a mão na massa e fazer uma atividade prática em analisar empresas do setor Elétrico. Confesso que fui enviesado em escolher TAESA ou Transmissão Paulista (todo mundo fala bem) mas trabalhei o meu racional, usei minhas anotações e fiz um passo a passo. No final fiquei muito interessado na CPFE3 após olhar indicadores de 14 empresas do setor e depois me aprofundar na CPFE3.

Além de pode ler sobre a opinião de vocês a respeito da CPFE3, eu queria saber se na visão de vocês eu deixei passar algum aspecto importante nesse meu passo a passo ou algo que eu possa incluir para melhorar para minhas próximas avaliações... Um abraço!

1505334866_Passoapasso.png.20741544af215e9a28368ec6a480b277.png

 

Análise.png

você não incluiu as açoes da copel por algum motivo? CPLE6

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Pedro Antônio Gurgel Gonçalves disse:

Boa Noite Sardinhas!

Após fazer as aulas sobre ações e ler algumas perguntas na comunidade. Eu fiz umas anotações dos pontos que achei super importante e  hoje eu parei para colocar a mão na massa e fazer uma atividade prática em analisar empresas do setor Elétrico. Confesso que fui enviesado em escolher TAESA ou Transmissão Paulista (todo mundo fala bem) mas trabalhei o meu racional, usei minhas anotações e fiz um passo a passo. No final fiquei muito interessado na CPFE3 após olhar indicadores de 14 empresas do setor e depois me aprofundar na CPFE3.

Além de pode ler sobre a opinião de vocês a respeito da CPFE3, eu queria saber se na visão de vocês eu deixei passar algum aspecto importante nesse meu passo a passo ou algo que eu possa incluir para melhorar para minhas próximas avaliações... Um abraço!

1505334866_Passoapasso.png.20741544af215e9a28368ec6a480b277.png

 

Análise.png

Bom dia Pedro, creio que chegamos a conclusões semelhantes, quando eu dei uma olhada em CPFE3 achei a empresa muito boa, consistente, redondinha, e sempre na crescente, mas destaco o fato de ter um  controlador chinês, acho que desde de 2018, e apesar de ela ter uma diversificação em operações boa parte da receita vem da distribuição de energia, esse é o pouco que posso agregar. Uma sugestão, compare ela com as outras elétricas que tem como foco principal a distribuição, EQTL3, ENGI3, creio que a Copel tbm tenha boa parte de sua operação ligada a distribuição também. 

Vale destacar que a última vez que ela deu prejuízo foi em 2003, de lá pra cá só alegria kkkk. 

Screenshot_2023-12-10-09-18-11-202_com.android.chrome.jpg

Screenshot_2023-12-10-09-19-57-165_com.android.chrome.jpg

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Pedro Antônio Gurgel Gonçalves disse:

Boa Noite Sardinhas!

Após fazer as aulas sobre ações e ler algumas perguntas na comunidade. Eu fiz umas anotações dos pontos que achei super importante e  hoje eu parei para colocar a mão na massa e fazer uma atividade prática em analisar empresas do setor Elétrico. Confesso que fui enviesado em escolher TAESA ou Transmissão Paulista (todo mundo fala bem) mas trabalhei o meu racional, usei minhas anotações e fiz um passo a passo. No final fiquei muito interessado na CPFE3 após olhar indicadores de 14 empresas do setor e depois me aprofundar na CPFE3.

Além de pode ler sobre a opinião de vocês a respeito da CPFE3, eu queria saber se na visão de vocês eu deixei passar algum aspecto importante nesse meu passo a passo ou algo que eu possa incluir para melhorar para minhas próximas avaliações... Um abraço!

1505334866_Passoapasso.png.20741544af215e9a28368ec6a480b277.png

 

Análise.png


boa tarde @Pedro Antônio Gurgel Gonçalves

Acho importante analisar também PAYOUT e crescimento de receita/lucro.

o DY está intimamente ligado com o PL e Payout.

se uma empresa tem PL de 5 e payout de 100%, ela da DY de 20%
se tiver payout de 50% o DY cai para 10%

as vezes o PL ta alto e o DY também, isso pode significar que ela tem um payout meio alto, e por isso não estaria reinvestindo o lucro, e aí a receita e o lucro podem não crescer tanto com os anos. Mas essa informação você tem na maior parte dos sites fundamentalistas, como investidor10 - PAYOUT) 

Editado por Erick Freitas
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Pedro Antônio Gurgel Gonçalves. O caminho é por ai mesmo. Gostei das observações de conhecer a empresa pelo formulario de referencia, e os itens que voce citou para avaliar no mesmo, na minha opinião são os de mais relevancia. 

Dei uma passada rapida de olho nos indicadores e aparentemente parece tudo ok. É necessario agora se aprofundar nos resultados e na operação para verificar se realmente esta tudo correto. Poder comparar entre as empresas do mesmo setor alguns indicadores de eficiencia como o ROE, margens, e crescimento, tambem é interessante, alem de avaliar se existem diferenciais na operação. Parabens e bons estudos.

Show, obrigado! Anotado aqui, a observação do relatório de referência eu aprendi ao ler a resposta do @Matheus Malheiros Pinto em um outro post. Para ROE, margens você adota um valor mínimo ou só quanto mais melhor mesmo? Sobre o crescimento o que seria mais importante observar, eu tinha somente visto no ponto de vista da receita e lucro líquido.... teria mais algum ponto importante de observar?

image.png.bc1d5785ca0de86aa671310b979d044e.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Pedro Antônio Gurgel Gonçalves disse:

Para ROE, margens você adota um valor mínimo ou só quanto mais melhor mesmo?

Eu utilizo mais como criterio comparativo entre empresas do mesmo setor do que como valor absoluto.

2 horas atrás, Pedro Antônio Gurgel Gonçalves disse:

Sobre o crescimento o que seria mais importante observar, eu tinha somente visto no ponto de vista da receita e lucro líquido....

Sim, voce pode utilizar os 2, lembrando que empresas de crescimento voce pode dar um enfoque maior para a receita do que para o lucro. EXiste um indicador que é o CAGR que mede a taxa de crescimento anual composto. Nos sites de coletas de dados geralmente ele é mostrado para cada empresa. Voce pode tomar como base para avaliar o crescimento por um periodo de tempo.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/12/2023 at 09:44, Jorge Ferreira disse:

Bom dia Pedro, creio que chegamos a conclusões semelhantes, quando eu dei uma olhada em CPFE3 achei a empresa muito boa, consistente, redondinha, e sempre na crescente, mas destaco o fato de ter um  controlador chinês, acho que desde de 2018, e apesar de ela ter uma diversificação em operações boa parte da receita vem da distribuição de energia, esse é o pouco que posso agregar. Uma sugestão, compare ela com as outras elétricas que tem como foco principal a distribuição, EQTL3, ENGI3, creio que a Copel tbm tenha boa parte de sua operação ligada a distribuição também. 

Vale destacar que a última vez que ela deu prejuízo foi em 2003, de lá pra cá só alegria kkkk. 

Screenshot_2023-12-10-09-18-11-202_com.android.chrome.jpg

Screenshot_2023-12-10-09-19-57-165_com.android.chrome.jpg

Bom dia @Jorge Ferreira! Obrigado pela observações e por compartilhar esse histórico de dos balanços de 1999 para cá, com certeza ajudaram! 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...