Jump to content
  • 0

IPCA +


Lucas Dosso Brunelli

Pergunta

Galera, sei que o Raul sempre fala sobre marcação a mercado que quando o juros cai o valor do título aumenta. Mas eu me confundo um pouco com o IPCA. No print abaixo tem o tesouro IPCA+ rendendo a inflação + 5,49%. No caso de marcação a mercado, se a inflação subir o valor do meu título cai? Ou pelo título estar atrelado ao IPCA o valor aumenta? Entendi que a maior janela de oportunidade do prefixado já passou e estão de olho no ipca... mas o que aconteceria com meu titulo nos dois cenários, inflação subir ou cair? Valeeeeu

 image.png.8636b3e0649f1cd7c374b859bdfc850b.png

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 minutes ago, Lucas Dosso Brunelli disse:

No caso de marcação a mercado, se a inflação subir o valor do meu título cai?

Boa noite @Lucas Dosso Brunelli. Não, quando a inflação sobe o valor do seu titulo não se altera, por que o valor de R$1000,00 na data de vencimento é reajustado com a inflação tambem.

O que ira alterar o valor do titulo é a taxa prefixada que vem junto ao IPCA, no caso do seu exemplo, os 5,49%. Se esta taxa aumenta o valor do seu titulo diminui, e  vice versa.

Por exemplo, se voce compra este titulo com taxa de IPCA + 5,49% e a começam a oferecer uma taxa de IPCA + 4%, em uma venda antecipada o seu titulo sera marcado com valor superior ao que voce adquiriu.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pra eu ganhar / perder com a marcação a mercado apenas o prefixado vai fazer a diferença. Mas pra eu saber qual título hoje seria o mais indicado IPCA ou Pre fixado, não importa, visto que estamos com um tendência de baixa da SELIC e a inflação controlada, independente do título, ambos neste caso serão marcado pra cima (caso tendência de juros continuar caindo).

Pra eu entender se é isso mesmo, em um cenário que a inflação começa a subir, tem essa projeção, não é interessante títulos atrelados ao IPCA, pois uma das medidas do governo é aumentar a SELIC para controlar a inflação, com isso o indexador prefixado aumenta o valor do titulo cai, correto esse pensamento? 

Obrigado pela resposta e clareza! Sensacional 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Lucas, a inflação tá controlada hoje, mas você não sabe o dia de amanhã, hoje a gestão do banco central é uma, não sabe quem vai assumir depois.

se assume um que quer que a economia bombe, e joga a taxa de juros lá pra baixo, o IPCA começa a subir, nesse caso, faria mais sentido um título atrelado a inflação.

O teu valor do título vai subir, se oferecerem um título IPCA + com a taxa menor que a sua. E vai subir se oferecerem um título IPCA+ com a taxa maior que a sua.

não tem como o título render menos e chegar nos 1000 no mesmo prazo, sem valer mais.

Por isso, que se a taxa do mercado cai, o seu título valoriza.


Olha esse exemplo numérico:

vamos supor uma taxa de 10% caindo para 5%:

tipo: 10% de 909 =~ 91 -> 1000 em 1 ano

cono chega em 1000 com 5% em 1 ano? 

952 *1.05 = 1000

 

Pelo que entendi você já está pensando direto no contra-fluxo. Em pegar um título que vai ficar mais interessante depois das medidas do governo para controlar a inflação.
Não da pra saber quando o governo vai subir a taxa de juros para controlar a inflação, pode ser que eles queiram manter a taxa de juros baixa para estimular a economia e diminuir a dívida pública, por exemplo. Já que se eles aumentam a taxa selic, eles teriam que pagar mais no tesouro selic. O ideal seria você ter uma carteira balanceada, pegando títulos bons atrelados ao cdi/selic, títulos bons prefixados e também títulos bons atrelado ao IPCA.

Claro que quando o IPCA tá mt baixo, é mais fácil pegar títulos IPCA+ com a parte prefixada maior e que 

quando a selic tá mais baixa, é mais fácil pegar um título em % do CDI maior tambem. 

espero ter ajudado.

 

Editado por Erick Freitas
Complemento
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Lucas Dosso Brunelli disse:

Pra eu ganhar / perder com a marcação a mercado apenas o prefixado vai fazer a diferença. Mas pra eu saber qual título hoje seria o mais indicado IPCA ou Pre fixado, não importa, visto que estamos com um tendência de baixa da SELIC e a inflação controlada, independente do título, ambos neste caso serão marcado pra cima (caso tendência de juros continuar caindo).

Pra eu entender se é isso mesmo, em um cenário que a inflação começa a subir, tem essa projeção, não é interessante títulos atrelados ao IPCA, pois uma das medidas do governo é aumentar a SELIC para controlar a inflação, com isso o indexador prefixado aumenta o valor do titulo cai, correto esse pensamento? 

Obrigado pela resposta e clareza! Sensacional 

Para escolher em qual titulo aportar no momento devemos seguir o contrafluxo que é explicado na aula 17 do modulo 3. Basicamente, com o contrafluxo iremos escolher titulos que se beneficiarão no futuro, e não somente no presente. A grosso modo:

- cenario de taxa de juros alta com expectativa de baixa, iremos escolher os titulos prefixados que irão travar nossa rentabilidade em patamares possivelmente maiores do que os oferecidos futuramente
- cenario de taxa de juros baixa com expectativa de alta, iremos escolher os titulos indexados a selic ou ao DI
- cenario de inflação baixa com expectativa de alta, iremos escolher os titulos indexados ao IPCA

Veja que vender um titulo antecipadamente para colher uma rentabilidade maior com a marcação a mercado é uma estrategia que pode ser feita em um cenario de taxa de juros alta com expectativa de queda, ou seja, voce escolhe o titulo pelo contrafluxo e pode ser beneficiado neste processo com a marcação a mercado.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...