Jump to content
  • 0

LUCRO LIQUIDO x EBIT


Leandro Tito

Pergunta

Queria saber quando eu sei que a empresa esta investindo seu dinheiro, ao em vez em pesquisa e inovações ou distribuindo os lucros a seus acionistas.

Pois quando @Raul Sena pega um exemplo do do GRND3 onde ele pega o lucro liquido - Ebit ele chega uma conclusão que essa empresa não esta investindo seu dinheiro em investimentos, a pergunta seria  quando posso dizer que empresa esta muito acima do valor que ação esta sendo investindo?

image.png.5585585bc15bfbda8fd4843cdf3d01b8.png

exemplo klbn4 posso dizer que a disponibilidades  esta muito alta a empresa estaria investindo seu dinheiro?

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
10 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Leandro Tito. Quando realizamos uma comparação entre o lucro liquido e o ebit, estamos tentando verificar se o lucro da empresa provem da sua operação ou se vem de aplicações financeiras. NO esquema abaixo vou postar um esquema de como se chega ao ebit e lucro liquido de uma empresa:

+ Receita Bruta 

- Impostos

= Receita Líquida

- CPV (Custo dos produtos vendidos)

= Lucro Bruto

- SG&A (Despesas com vendas e administrativas, como marketing e funcionários)

= EBITDA

- Depreciação e Amortização

= EBIT 

+- Resultado Financeiro (receitas financeiras - despesas financeiras)

= LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda)

- IR

= Lucro Líquido

Entende- se por resultado financeiro o resultado dado da receita financeira - despesas financeiras. As receitas financeiras podem ser provenientes dos investimentos monetários como aplicações financeiras de curto, médio e longo prazo. Empresas que geram muito caixa podem oferecer um valor relevante proveniente dessas aplicações. Já as despesas financeiras são geradas principalmente pelos passivos onerosos. Isto é, os gastos que possuem algum compromisso de pagamento de juros com credores como empréstimos, financiamentos ou debêntures.Também podem estar presentes as variações cambiais no período, decorrentes do descasamento de moeda entre ativos e passivos. Além disso, a empresa pode realizar algumas operações no mercado futuro, como o hedge cambial, caso ela realize exportação ou importação.

Sendo assim, se o lucro liquido for muito superior ao EBIT, pode significar que um percentual grande provem do resultado financeiro e a operaçnao pode não estar sendo tão lucrativa. Todas estas informações voce obtem no DRE da empresa que fica disponivel no RI da mesma

Boa noite Adriano.

muito top a explicação obrigado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...