Jump to content
  • 0

Rendimento Selic


Renata Maçana Silva

Pergunta

Boa tarde! Acabei de assistir à aula de tesouro Selic, mas fiquei em dúvida quanto ao rendimento. Se o rendimento é de 100% da taxa Selic, quanto significa que vai render?

Sendo que a taxa Selic acompanha a inflação, o meu investimento iria aumentar apenas de acordo com a inflação para não perder poder de compra? Seria isso?

não sei se ficou confusa minha dúvida, agradeço pela atenção!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
28 minutes ago, Renata Maçana Silva disse:

Se o rendimento é de 100% da taxa Selic, quanto significa que vai render?

Oi Renata, boa tarde.

A cada 45 dias o Comitê de Politica Monetária, o Copom, se reúne e define essa taxa. Por exemplo, ontem finalizou a última reunião do Copom deste ano e eles cortaram a Selic em 0,5%, passando pra 11,75% ao ano. Se você investir em um título que rende 100% da Selic o rendimento vai acompanhar essa mudança na Selic.

28 minutes ago, Renata Maçana Silva disse:

Sendo que a taxa Selic acompanha a inflação, o meu investimento iria aumentar apenas de acordo com a inflação para não perder poder de compra? Seria isso?

No caso, a taxa Selic é uma forma de "controlar" a inflação. Eu entendo a taxa Selic como uma reação à inflação. Se o Copom quer esquentar a economia, em um cenário de inflação controlada, ele abaixa a Selic. Se querem esfriar a economia, nos cenários de inflação descontrolada, ele aumenta a Selic.

Não sei se ficou claro, mas espero ter ajudado.

Editado por Alessandro
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
52 minutes ago, Renata Maçana Silva disse:

Oi, Alessandro! Obrigada pela sua resposta!

Mas eu fiquei com dúvida em relação ao rendimento. Quando se diz que rende 100% da Selic, significa que o meu investimento vai só aumentar de acordo com a inflação? Seria isso? Ou eu teria um ganho real a mais?

Não... @Renata Maçana Silva, o Tesouro Selic não tem nada a ver com a Inflação. Ele recebe esse nome pq seus títiulos rendem a mesma coisa que a taxa selic. Ontem a selic baixou de 12,25% para 11,755. Isso significa que quem tem títulos que rendem 100% da selic passou a ter rendimentos de 11,75% a.a. (isso mesmo... baixou o rendimento dos títulos, de 12,25% para 11,75%).

A taxa Selic, sim, tem a ver com a inflação. Ele é o mecanismo que o BCB tem para controlá-la! 

Títulos que rendem atrelados à inflação, como IPCA+ (IPCA+ 5,5%, etc)... esses, sim, estão ligados à inflação!!!!

 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/12/2023 at 16:16, Renata Maçana Silva disse:

Boa tarde! Acabei de assistir à aula de tesouro Selic, mas fiquei em dúvida quanto ao rendimento. Se o rendimento é de 100% da taxa Selic, quanto significa que vai render?

Sendo que a taxa Selic acompanha a inflação, o meu investimento iria aumentar apenas de acordo com a inflação para não perder poder de compra? Seria isso?

não sei se ficou confusa minha dúvida, agradeço pela atenção!

@Renata Maçana Silva complementando os colegas, os títulos de renda fixa, como por exemplo, o Tesouro Selic, rendem diariamente, ou seja, a taxa anual é convertida para uma taxa diária e aplicada sobre o valor todos os dias úteis. Quando há uma mudança na taxa Selic, a partir da mudança o seu título que está sendo corrigido diariamente passa a render a nova taxa anual convertida para taxa diária.

A fórmula no Excel para converter a taxa anual em taxa diária é =ARRED((1+%)^(1/252)-1;6)*100 onde o "%" é a taxa em numeral, assim 11,15% você vai colocar 0,1115

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...