Jump to content
  • 0

Exposição dupla em ramo/setor faz sentido?


Luigi Garcia Marchetti

Pergunta

Por exemplo TAEE11 e TRPL3. Klabin e Suzano etc.
 

Estou analisando alguns setores que achei interessante mas está ocorrendo de eu gostar de mais de uma empresa. Faz sentido eu comprar mais de uma ação por setor assim, estou só pulverizando ou devo comprar a que eu julgo ser mesmo que um pouco, 'melhor'?

 

Eu vejo esses 2 casos como 2 empresas boas mas com propostas diferentes.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
26 minutes ago, Luigi Garcia Marchetti disse:

Por exemplo TAEE11 e TRPL3. Klabin e Suzano etc.
 

Estou analisando alguns setores que achei interessante mas está ocorrendo de eu gostar de mais de uma empresa. Faz sentido eu comprar mais de uma ação por setor assim, estou só pulverizando ou devo comprar a que eu julgo ser mesmo que um pouco, 'melhor'?

 

Eu vejo esses 2 casos como 2 empresas boas mas com propostas diferentes.

Boa tarde, Luigi!

Essa decisão vai depender do quanto você quer se expor ao setor. É possível e tem pessoas que assim o fazem.

Eu mesmo sou exposto a mais de uma empresa em três setores diferentes na minha carteira.

Mas acho que antes disso o mais importante é tentar fixar sua avaliação nos indicadores e não nas empresas em si para evitar qualquer tipo de viés.

Atente-se em olhar se a empresa é boa em si.

Quando analisamos uma empresa porque gostamos dela, automaticamente procuramos motivos para deixar algumas coisas passarem ou relevamos apenas para ter a queridinha em carteira e isso pode ser uma armadilha.

 

Uma alternativa que talvez possa ajudar (me ajudou o passar do tempo analisando ações) é procurar motivos para não se investir nas empresas. Seja crítico e não olhe qual a empresa que você está avaliando. Apenas veja seus indicadores.

 

Espero que agregue em sua decisão!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Não sei se estou certo, mas eu faço isso, tenho TAEE e TRPL e KLBN e RANI, nesse caso entendo que estão em "momentos diferentes" de desenvolvimento... de toda forma aproveito a oscilação nos valores para investir em uma ou em outra, que por vezes não segue o mesmo padrão, então não deixo de investir "no setor" por ter mais de uma opção.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Marcelo R disse:

Se der problema no setor nos 2 casos vai dar na mesma… porém se der problema com a Taesa, no primeiro caso você vai ser 100% afetado, no segundo caso 50%

Tenho 2 elétricas… 3 bancos…

Eu pensei em algo parecido com isso. Mas mais voltado na questão geográfica. Por exemplo, duas empresas de transmissão que tem operações em dois estados diferentes. Um problema relevante que afete a transmissão em um estado não vai afetar outro.

Pode ser meio viajado mas na minha cabeça faz um pouco de sentido kkkk.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Marcelo R disse:

Eu concordo em partes e tenho uma visão um pouco diferente…

Tem o risco do setor… mas tem o risco da empresa também 

Quando investimos em 2 empresas do mesmo setor, estamos com o mesmo risco do setor porém diluímos o risco da empresa.

Por exemplo

10k em Taesa

ou 5k em Taesa + 5k em Isa Cetep

Se der problema no setor nos 2 casos vai dar na mesma… porém se der problema com a Taesa, no primeiro caso você vai ser 100% afetado, no segundo caso 50%

Tenho 2 elétricas… 3 bancos…

Sigo essa mesma linha de raciocínio, Marcelo.

A exposição ao setor visando as empresas por mais que já tenham sido bem avaliadas por nós.

Só que neste caso não estamos isentos do risco setor. Digo, se der xabu no setor, ambas darão problema mas vejo que faz parte do jogo  😅

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Alessandro disse:

Eu pensei em algo parecido com isso. Mas mais voltado na questão geográfica. Por exemplo, duas empresas de transmissão que tem operações em dois estados diferentes. Um problema relevante que afete a transmissão em um estado não vai afetar outro.

Pode ser meio viajado mas na minha cabeça faz um pouco de sentido kkkk.

Nunca tinha pensado por esse âmbito. Mas achei que faz sentido.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Marcelo R disse:

Eu concordo em partes e tenho uma visão um pouco diferente…

Tem o risco do setor… mas tem o risco da empresa também 

Quando investimos em 2 empresas do mesmo setor, estamos com o mesmo risco do setor porém diluímos o risco da empresa.

Por exemplo

10k em Taesa

ou 5k em Taesa + 5k em Isa Cetep

Se der problema no setor nos 2 casos vai dar na mesma… porém se der problema com a Taesa, no primeiro caso você vai ser 100% afetado, no segundo caso 50%

Tenho 2 elétricas… 3 bancos…

Mas neste caso voce considerou que realizamos aportes por setor, o que não acontece.

Por exemplo, em uma carteira de 9 ativos de setores diferentes, sem levar em conta o diagrama do cerrado, cada ativo tera aproximadamente uma exposição de 11,1%. Ao adicionar mais 1 ação de um mesmo setor , voce tera uma diminuição de risco por ativo em torno de 1% e um aumento do risco no setor de 10%.

Com o diagrama do cerrado este percentual pode ser maior ou menor, mas de qualquer forma a diminuição de risco por ativo sera bem menor do que o aumento de exposição no setor.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Adriano Umemura disse:

Mas neste caso voce considerou que realizamos aportes por setor, o que não acontece.

Por exemplo, em uma carteira de 9 ativos de setores diferentes, sem levar em conta o diagrama do cerrado, cada ativo tera aproximadamente uma exposição de 11,1%. Ao adicionar mais 1 ação de um mesmo setor , voce tera uma diminuição de risco por ativo em torno de 1% e um aumento do risco no setor de 10%.

Com o diagrama do cerrado este percentual pode ser maior ou menor, mas de qualquer forma a diminuição de risco por ativo sera bem menor do que o aumento de exposição no setor.

Talvez faça sentido… mas eu também faço isso somente com setores perenes e de risco mais equilibrado 

o pessoal gosta de chamar de BESST

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...