Jump to content
  • 0

SELIC Meta vs SELIC Over


Rodrigo Amorim Ruiz

Pergunta

Qual a diferença entre Selic Meta e Selic Over?
E quando invisto no tesouro SELIC, qual delas estou utilizando?

Os assessores da XP falaram que eu só consigo investir no tesouro direto como SELIC Over, que é igual ao CDI, aí me recomendaram investir num fundo que eu já tenho (de liquidez diária): Kilima Maji FIRF. E disseram que o rendimento líquido (mesmo considerando as taxas do fundo) fica igual ao Tesouro Selic.
Faz algum sentido ou eles estão me enganando na cara dura?

Além disso, eles também comentaram que investir em tesouro direto, independe de corretora, ou seja, vão ser sempre as mesmas taxas.
Isso é verdade?

Editado por Rodrigo Amorim Ruiz
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
45 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Qual a diferença entre Selic Meta e Selic Over?
E quando invisto no tesouro SELIC, qual delas estou utilizando?

Os assessores da XP falaram que eu só consigo investir no tesouro direto como SELIC Over, que é igual ao CDI, aí me recomendaram investir num fundo que eu já tenho (de liquidez diária): Kilima Maji FIRF. E disseram que o rendimento líquido (mesmo considerando as taxas do fundo) fica igual ao Tesouro Selic.
Faz algum sentido ou eles estão me enganando na cara dura?

Além disso, eles também comentaram que investir em tesouro direto, independe de corretora, ou seja, vão ser sempre as mesmas taxas.
Isso é verdade?

Fala Rodrigo,

As taxas cobradas são as mesmas independente da corretora.

Qual motivo você quer investir no Fundo ? Qual a vantagem ?

Levou em consideração que o Tesouro Selic paga um pequeno premio inclusive ? colocaram isso na conta ? ou esqueceram ?

image.png.512679e4f2c7f54a80ce3dfc6bc297c9.png

No Fundo é Selic com taxa de ADM 0,27% 

Direto no Tesouro é Selic + 0,162%

Eu acho que o principal ponto de atenção é ficar conversando com esse pessoal... eu já parei faz tempo, prefiro correr o "risco" de perder uma oportunidade real com eles, do que ter que ficar filtrando tudo com medo de ser mentira toda vez (geralmente é)

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/12/2023 at 19:52, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Qual a diferença entre Selic Meta e Selic Over?
E quando invisto no tesouro SELIC, qual delas estou utilizando?

Os assessores da XP falaram que eu só consigo investir no tesouro direto como SELIC Over, que é igual ao CDI, aí me recomendaram investir num fundo que eu já tenho (de liquidez diária): Kilima Maji FIRF. E disseram que o rendimento líquido (mesmo considerando as taxas do fundo) fica igual ao Tesouro Selic.
Faz algum sentido ou eles estão me enganando na cara dura?

Além disso, eles também comentaram que investir em tesouro direto, independe de corretora, ou seja, vão ser sempre as mesmas taxas.
Isso é verdade?

Boa noite, Rodrigo!

Um breve complemento ao nosso amigo @Marcelo R. Taxa Selic meta é a taxa estabelecida pelo COPOM. É a taxa que comumente vemos por aí sendo circulada.

Já a taxa Selic over é o que acontece no mercado na prática com os eventuais ágios e deságios como no print que o Marcelo mostrou com um ágio.

 

A XP está correta no sentido de que a taxa do tesouro Selic é sempre igual pois quem oferece o título em si é o governo. Existem algumas corretoras que podem cobrar taxas para você adquirir o título pela corretora em si.

Fundos de investimento eu não investiria. Lembre-se do que o Raul sempre fala: quando um assessor oferece um fundo de investimento ou um COE, a comissão dele é boa por ser um produto ruim.

Logo, não faz sentido investir em um fundo onde possivelmente pode se ter uma cascata de taxas (mesmo sendo um fundo do tesouro). A melhor opção é investir diretamente comprando títulos do tesouro.

 

Editado por Edison Paulini
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Qual a diferença entre Selic Meta e Selic Over?

Boa noite @Rodrigo Amorim Ruiz. O COPOM vai definir em sua reunião a taxa Selic Meta. A Selic Meta é utilizada como Política Monetária para controle da liquidez de mercado. Em outras palavras, a Selic Meta é utilizada para controlar a quantidade de dinheiro disponível em nossa economia e, com isso, controlar a inflação.

Ja a taxa utilizada pelo Mercado Financeiro como taxa principal de juros é a taxa Selic Over. A Selic Over é a taxa média das operações de financiamento de um dia (compromissadas), lastreadas em Títulos Públicos Federais, realizadas no Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), ponderadas pelo volume das operações. É divulgada todos os dias, aproximadamente às 9 horas da manhã, sempre no dia seguinte ao dia de referência

Resumindo: a Selic Meta não pode ser confundida com a taxa de juros de mercado. A taxa de juros de mercado é a Selic Over. A Selic Meta pode ser representada pela taxa máxima que o governo estaria disposto a pagar.

2 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

E quando invisto no tesouro SELIC, qual delas estou utilizando?

A Selic Over

2 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Os assessores da XP falaram que eu só consigo investir no tesouro direto como SELIC Over, que é igual ao CDI

Na prática, Selic Over e CDI podem até ser similares, mas algumas diferenças básicas devem ser observadas. Enquanto a Over é uma responsabilidade pública, o CDI tem a ver unicamente com instituições privadas. O valor pode ser coincidente ou muito proximo

2 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

aí me recomendaram investir num fundo que eu já tenho (de liquidez diária): Kilima Maji FIRF. E disseram que o rendimento líquido (mesmo considerando as taxas do fundo) fica igual ao Tesouro Selic.
Faz algum sentido ou eles estão me enganando na cara dura?

Se rende o mesmo valor eu preferiria investir diretamente no tesouro selic, ja que fundos de renda fixa possuem o come cotas. O come cotas é uma antecipação do IR que acontece nos meses de maio e novembro. Este tipo de antecipação acaba por quebrar o efeito dos juros compostos comparado com aplicações a qual voce tem o IR somente no final.

2 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Além disso, eles também comentaram que investir em tesouro direto, independe de corretora, ou seja, vão ser sempre as mesmas taxas.
Isso é verdade?

Sim, o tesouro direto oferece a mesma taxa para todas as corretoras, ja que são determinadas diretamente pelo tesouro.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/12/2023 at 20:49, Marcelo R disse:

Fala Rodrigo,

As taxas cobradas são as mesmas independente da corretora.

Qual motivo você quer investir no Fundo ? Qual a vantagem ?

Levou em consideração que o Tesouro Selic paga um pequeno premio inclusive ? colocaram isso na conta ? ou esqueceram ?

image.png.512679e4f2c7f54a80ce3dfc6bc297c9.png

No Fundo é Selic com taxa de ADM 0,27% 

Direto no Tesouro é Selic + 0,162%

Eu acho que o principal ponto de atenção é ficar conversando com esse pessoal... eu já parei faz tempo, prefiro correr o "risco" de perder uma oportunidade real com eles, do que ter que ficar filtrando tudo com medo de ser mentira toda vez (geralmente é)

 

 

Ah sim, concordo, eu vou parar de usar a assessoria.

Minha dúvida principal era quanto a SELIC Meta vs SELIC Over.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/12/2023 at 21:21, Edison Paulini disse:

Boa noite, Rodrigo!

Um breve complemento ao nosso amigo @Marcelo R. Taxa Selic meta é a taxa estabelecida pelo COMPOM. É a taxa que comumente vemos por aí sendo circulada.

Já a taxa Selic over é o que acontece no mercado na prática com os eventuais ágios e deságios como no print que o Marcelo mostrou com um ágio.

 

A XP está correta no sentido de que a taxa do tesouro Selic é sempre igual pois quem oferece o título em si é o governo. Existem algumas corretoras que podem cobrar taxas para você adquirir o título pela corretora em si.

Fundos de investimento eu não investiria. Lembre-se do que o Raul sempre fala: quando um assessor oferece um fundo de investimento ou um COE, a comissão dele é boa por ser um produto ruim.

Logo, não faz sentido investir em um fundo onde possivelmente pode se ter uma cascata de taxas (mesmo sendo um fundo do tesouro). A melhor opção é investir diretamente comprando títulos do tesouro.

 

Sim, ano que vem vou tirar desse fundo e provavelmente já migrar tudo pra AUVP.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/12/2023 at 22:31, Adriano Umemura disse:

Na prática, Selic Over e CDI podem até ser similares, mas algumas diferenças básicas devem ser observadas. Enquanto a Over é uma responsabilidade pública, o CDI tem a ver unicamente com instituições privadas. O valor pode ser coincidente ou muito proximo

Entendi, mas só pra confirmar, então se eu tiver um tesouro SELIC com taxa SELIC + 5% e outro CDB com taxa CDI + 5%, dá na mesma qual dos dois eu escolho, correto?

Ignorando liquidez e supondo o mesmo prazo pros dois.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 minutes ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Entendi, mas só pra confirmar, então se eu tiver um tesouro SELIC com taxa SELIC + 5% e outro CDB com taxa CDI + 5%, dá na mesma qual dos dois eu escolho, correto?

Ignorando liquidez e supondo o mesmo prazo pros dois.

Pode ter uma leve diferença onde o CDI é menor (0,10% a menos que a taxa Selic).

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Entendi, mas só pra confirmar, então se eu tiver um tesouro SELIC com taxa SELIC + 5% e outro CDB com taxa CDI + 5%, dá na mesma qual dos dois eu escolho, correto?

Ignorando liquidez e supondo o mesmo prazo pros dois.

GEralmente o valor da SElic Meta e do CDI são muito proximos, mas pode ter situações em que eles não são coincidentes. Uma coisa é praticamente certa, o CDI não ira ultrapassar a selic. Se isso acontecer os bancos não irão mais emprestar dinheiro para o governo e só iriam negociar entre si. Entre os 2 titulos que voce citou, olhando somente para a rentabilidade eu preferiria aportar em um selic + 5%

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...