Jump to content
  • 0

O Payout é relevante para vocês?


Alessandro Milan

Pergunta

Olá pessoal, tudo bem?

Estou tentando aprimorar um pouco minha analise dos indicadores e pensando na importância (ou não) do Payout. 

Pensando somente em reinvestimento da empresa nela mesma, é razoável considerar que empresas que tem um Payout baixo, ou zerado, podem estar reinvestindo todo o lucro líquido ou existe outros destinos para o lucro que este indicador não mostra? Se for o caso, quais são esses possíveis destinos?

obs: Entendo que se for o caso de considerar o Payout ele deve ser observado juntamente com ROE e ROIC.

Pergunto isso porque talvez esse indicador seja relevante principalmente pra empresas em crescimento, demonstrando ao menos um reinvestimento na própria empresa.

Editado por Alessandro
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 horas atrás, Alessandro disse:

Olá pessoal, tudo bem?

Estou tentando aprimorar um pouco minha analise dos indicadores e pensando na importância (ou não) do Payout. 

Pensando somente em reinvestimento da empresa nela mesma, é razoável considerar que empresas que tem um Payout baixo, ou zerado, podem estar reinvestindo todo o lucro líquido ou existe outros destinos para o lucro que este indicador não mostra? Se for o caso, quais são esses possíveis destinos?

obs: Entendo que se for o caso de considerar o Payout ele deve ser observado juntamente com ROE e ROIC.

Pergunto isso porque talvez esse indicador seja relevante principalmente pra empresas em crescimento, demonstrando ao menos um reinvestimento na própria empresa.

 Boa tarde, Alessandro!

Eu avalio payouts elevados como risco. Um exemplo simples disso é a falida saraiva. De pesquisar seus indicadores irá perceber nitidamente.

Se os payouts são baixos, não vejo problema algum até porque não estou na fase de viver de renda. Mas um payout grande na minha opinião é um fator de risco e de ineficiência pois a empresa não está investindo nela mesma. Algum percentual deve sobrar para a empresa em si para crescer.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde @Alessandro. Na minha opinião, isoladamente não é possivel chegar a nenhuma conclusão. Um payout alto pode ser uma empresa que nõa esta reinvestindo nela mesma, pode ser uma distribuição de lucro provisionado, uma empresa que gera muito caixa e vai começar a distribuir uma parte mais relevante ou ate mesmo uma empresa que esta se endividando para realizar esta distribuição

Da mesma forma que um payout baixo pode ser uma empresa que esta realizando aquisições, investimentos, retendo caixa ou simplesmente pagando um percentual reduzido do lucro para os acionistas.

É necessario avaliar trimestralmente o ITR e anualmente o DFP para entender o que esta acontecendo com a empresa e sua operação.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Alessandro disse:

Olá pessoal, tudo bem?

Estou tentando aprimorar um pouco minha analise dos indicadores e pensando na importância (ou não) do Payout. 

Pensando somente em reinvestimento da empresa nela mesma, é razoável considerar que empresas que tem um Payout baixo, ou zerado, podem estar reinvestindo todo o lucro líquido ou existe outros destinos para o lucro que este indicador não mostra? Se for o caso, quais são esses possíveis destinos?

obs: Entendo que se for o caso de considerar o Payout ele deve ser observado juntamente com ROE e ROIC.

Pergunto isso porque talvez esse indicador seja relevante principalmente pra empresas em crescimento, demonstrando ao menos um reinvestimento na própria empresa.

Eu gosto de analisar a dívida/ebit , o histórico desse indicador, e também histórico de evolução patrimonial e de receita, e do lucro, histórico de payout também é importante.

um payout elevado isoladamente não significa nada.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Edison Paulini disse:

Se os payouts são baixos, não vejo problema algum até porque não estou na fase de viver de renda. Mas um payout grande na minha opinião é um fator de risco e de ineficiência pois a empresa não está investindo nela mesma.

Oi Edison,
Então, tava pensando nessa linha mesmo. Porque se tem payouts baixos a ideia era ver se tinha como verificar, só com indicadores se a diferença estava sendo reinvestida na empresa. Isso sem analisar a empresa específica mesmo, só entender mesmo o comportamento do indicador.

 

4 horas atrás, Adriano Umemura disse:

É necessario avaliar trimestralmente o ITR e anualmente o DFP para entender o que esta acontecendo com a empresa e sua operação.

Oi Adriano,

Esses relatórios conseguimos no RI da empresa mesmo neah? Acho que seria a melhor forma mesmo de ter mais certeza de como a empresa esta gerindo esse dinheiro ao invés de distribuir.

 

2 horas atrás, Erick Freitas disse:

Eu gosto de analisar a dívida/ebit , o histórico desse indicador, e também histórico de evolução patrimonial e de receita, e do lucro, histórico de payout também é importante.

Oi Erick,

Faz mais sentido relacionar esses indicadores entre si mesmo. Acho que pelos comentários o feeling que eu tava tendo não esta todo errado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Alessandro disse:

Esses relatórios conseguimos no RI da empresa mesmo neah? Acho que seria a melhor forma mesmo de ter mais certeza de como a empresa esta gerindo esse dinheiro ao invés de distribuir.

Sim, o RI fornece trimestralmente o DRE, Balanço patrimonial e o Fluxo de caixa, alem das informações a respeito do que se trata cada item. Desta forma conseguimos ter uma visão mais clara da operaçnao da empresa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...