Jump to content
  • 0

Prazo de investimento em CDB


Frederico Mandolesi

Pergunta

Ao fazer investimento em CDB, vem uma pergunta de qual prazo de investimento desejo:  360 dias, 720 dias, etc.  Considerando que irei resgatar este dinheiro em 200 dias, qual implicação neste exemplo caso eu escolha um prazo de 360 dias? E qual implicação se tiver escolhido 720 dias? Muda algo? Gostaria de entender a dinâmica e se existe alguma cobrança maior por ter pego prazos distintos ou tanto faz. Grato! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Frederico,

A menos que você esteja falando de um CDB com liquidez diária, você não pode resgatar antes do vencimento via de regra… pode até pedir pra corretora negociar no mercado secundário, porém vai vender com deságio, ou seja perdendo dinheiro, e dependendo do título e do cenário nem vai conseguir vender.

Portanto se já tem data e destino para o dinheiro, escolha um com data próxima (ou anterior)

E o que muda de um título para o outro é a taxa que vão pagar, isso depende da instituição etc… 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Só um adendo ao que o Marcelo comentou, CDBs respeitam a tabela regressiva de IR sobre os rendimentos, então títulos com prazos mais longos tem uma porcentagem menor. Talvez fosse viável considerar outros títulos como LCI/LCA pra prazos menores, porque eles são isentos de IR, mas sempre comparando os títulos.

image.png.f21166b124e4bf304f72119f547d88e7.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

Obrigado pela resposta Marcelo, o rendimento do CDB é diário sim.

Alessandro, grato pela resposta também.  Como o resgate será daqui a 200 dias, portanto IR de 20% - entendido isto.

No entanto a minha pergunta é outra.  No momento da contratação do CDB diário, se opto por um vencimento daqui a 360 dias ou daqui a 720 dias, qual é a diferença neste caso? Ou tanta faz?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 minutes ago, Frederico Mandolesi disse:

No entanto a minha pergunta é outra.  No momento da contratação do CDB diário, se opto por um vencimento daqui a 360 dias ou daqui a 720 dias, qual é a diferença neste caso? Ou tanta faz?

A sim, nesse caso, se a rentabilidade contratada em ambos é a mesma acho que não tem muita diferença, já que independente do título você vai tentar resgatar antes do prazo. Mas acho a dica de escolher uma data próxima ou anterior que o Marcelo falou bastante pertinente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
53 minutes ago, Frederico Mandolesi disse:

 

Obrigado pela resposta Marcelo, o rendimento do CDB é diário sim.

Alessandro, grato pela resposta também.  Como o resgate será daqui a 200 dias, portanto IR de 20% - entendido isto.

No entanto a minha pergunta é outra.  No momento da contratação do CDB diário, se opto por um vencimento daqui a 360 dias ou daqui a 720 dias, qual é a diferença neste caso? Ou tanta faz?

Normalmente a rentabilidade aumenta quando aumenta o prazo do investimento. Mas nesse caso que está igual pra ambos, o que difere vai ser apenas alíquota do IR, uma vez que no de 720 dias vc pode resgatar a partir de 361 dias pagando a alíquota menor. 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Frederico Mandolesi disse:

No entanto a minha pergunta é outra.  No momento da contratação do CDB diário, se opto por um vencimento daqui a 360 dias ou daqui a 720 dias, qual é a diferença neste caso? Ou tanta faz?

Tera a diferença do IR a ser pago, ja que na data do vencimento o montante é automaticamente resgatado e descontado o IR na fonte.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...