Jump to content
  • 0

Debenture ofertada com IPCA+9,25% e IPCA+8,5% pagou exatamente o mesmo valor?


Sandry Seibert

Pergunta

Boa tarde pessoal,

Há algum tempo comprei 10 cotas da Debenture Isenta da Via Brasil cuja oferta era IPCA+9,25%. Três meses depois eu comprei mais 10 cotas, porém a oferta já havia baixado para IPCA+8,5%.

Este mês foi feito o pagamento dos juros e para a minha surpresa eu recebi dois valores exatamente iguais.

Outra coisa que me intriga é como foi calculado o IPCA neste caso. Suponho que tenha sido calculado entre Maio e Novembro já que ainda não saiu o IPCA de Dezembro. Se for isso, o IPCA acumulado desses meses é 1,28% que somado a 4,25% (por ser semestral) chegamos ao percentual de 5,53%.

Considerando o menor saldo das 10 cotas eu teria que aplicar os juros sobre o valor de 10515,26 que me daria cerca de R$581.49 de rendimento, mas recebi mesmo foram R$457,94. Olha que nesse exemplo eu usei IPCA+8,5%. Se eu calcular para IPCA+9,25 sobre o mesmo saldo menor eu deveria ter recebido R$620.93.

Posso não ser bom com matematica, mas espero que não encontre uma engenharia financeira ai, pois 10 cotas com praticamenente o mesmo valor não podem gerar exatamente o mesmo rendimento quando uma paga IPCA+8,5% e a outra paga IPCA+9,25, estou errado?

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 18/12/2023 at 21:39, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Sandry Seibert. As debentures, assim como os titulos do tesouro, possuem um valor de face no vencimento. Algumas debentures condicionam o pagamento dos cupons calculado em cima de um percentual fixo sobre o valor de face que é corrigido pela inflação. Vou explicar por exemplo como funciona com o tesouro prefixado com juros semestrais que talvez fique mais facil de entender.

O tesouro prefixado com juros semestrais e vencimento em 2033, esta valendo hoje R$1011,94 e sua taxa é de 10,63%aa. NO tesouro prefixado com juros semestrais foi determinado que o valor do cupom seria de 10%aa sobre o valor de face, ou seja, sobre os  R$1000 que sera entregue no vencimento. Mas como é pago semestralmente seria de 4,88% por semestre ou R$48,80

A soma dos pagamentos dos cupons somados ao valor de face de R$1000 entregue no vencimento ira gerar este rendimento de 10,63%aa

No caso das debentures o raciocinio é o mesmo, mas como a sua rentabilidade é de IPCA + taxa prefixada, o valor de face é corrigido pela inflação. No regulamento da debenture voce tera que encontrar qual seria o valor de face e qual o valor percentual pago nos cupons semestrais. Como no seu caso citado, foi pago o mesmo valor no cupom, o raciocinio é o mesmo. O valor de face das 2 compras que voce efetuou é o mesmo, assim como a taxa dos cupons. O que provavelmente mudou é o valor que voce pagou no titulo no momento da aquisição. O com taxa menor voce provavelmente pagou mais caro do que com a taxa maior, levando em consideração é claro a diferença do tempo entre os aportes.

Vou deixar abaixo um pdf do tesouro que explica o funcionamento do pagamento dos cupons. Talvez fique mais facil de entender

https://www.tesourodireto.com.br/data/files/18/A1/2B/35/855FB610FAC28EB6018E28A8/Modulo 3_TesouroDireto _2017_.pdf

Adriano, neste caso os pagamentos semestrais são feitos com base em um percentual fixo, e na última parcela é feito um cálculo do IPCA no período e assim realizado um ajuste se necessário, tanto pra mais quanto pra menos, seria isso?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Ricardo Tuller Mendes disse:

Adriano, neste caso os pagamentos semestrais são feitos com base em um percentual fixo, e na última parcela é feito um cálculo do IPCA no período e assim realizado um ajuste se necessário, tanto pra mais quanto pra menos, seria isso?

As debentures assim como no tesouro, possuem um valor de face ou valor nominal que seria o valor do titulo na data do vencimento. No caso das debentures indexadas ao IPCA este valor de face é reajustado diariamente pelo IPCA, sendo assim o valor do seu cupom se reajusta junto com a inflação e o montante a ser resgatado no vencimento tambem.

No regulamento da debenture vem especificando qual o valor da taxa para os cupons e o valor de face do titulo.

Veja no exemplo abaixo uma debenture emitida pela sanepar. A taxa oferecida foi de IPCA+5,8935%. O valor de face inicialmente era de R$1mil, mas reajustando pela inflação esta hoje em R$1110,79. Veja como mesmo com a taxa fixa o valor dos pagamentos dos cupons vai aumentando devido ao rejuste da inflação

 

Captura de Tela 2024-02-15 às 07.41.47.png

Captura de Tela 2024-02-15 às 07.41.59.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Adriano Umemura disse:

As debentures assim como no tesouro, possuem um valor de face ou valor nominal que seria o valor do titulo na data do vencimento. No caso das debentures indexadas ao IPCA este valor de face é reajustado diariamente pelo IPCA, sendo assim o valor do seu cupom se reajusta junto com a inflação e o montante a ser resgatado no vencimento tambem.

No regulamento da debenture vem especificando qual o valor da taxa para os cupons e o valor de face do titulo.

Veja no exemplo abaixo uma debenture emitida pela sanepar. A taxa oferecida foi de IPCA+5,8935%. O valor de face inicialmente era de R$1mil, mas reajustando pela inflação esta hoje em R$1110,79. Veja como mesmo com a taxa fixa o valor dos pagamentos dos cupons vai aumentando devido ao rejuste da inflação

 

Captura de Tela 2024-02-15 às 07.41.47.png

Captura de Tela 2024-02-15 às 07.41.59.png

Entendido Adriano. E nestes casos, só haverá variação pra baixo se houver deflação no IPCA, correto?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Ricardo Tuller Mendes disse:

Entendido Adriano. E nestes casos, só haverá variação pra baixo se houver deflação no IPCA, correto?

Se voce se refere ao pagamento dos cupons sim. Em relação ao preço do titulo o mesmo sofre de marcação a mercado e pode ter o valor reajustado para baixo em caso de aumento da taxa oferecida

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...