Jump to content
  • 0

Ajuda


Silvana Da Silva Cipriano

Pergunta

Bom dia pessoal

Tem algo que penso muito mas não sei pra quem pedir ajudar para analisar a minha ideia

Moro de aluguel no ape da minha prima, pago 850 de aluguel (condomínio 250), ela está vendendo o imóvel por 150mil (é na periferia mas em um lugar bem estruturado, no bairro o considero o melhor prédio, meus vizinhos são de grande maioria idosos, apesar de ser um bairro agitado o condomínio é tranquilo,o ape o recisa de melhorias mas em 6 meses que estou aqui nada muito radical que tenha que fazer com urgência… seria mais estética mesmo)

Tenho um carro quitado (de 84mil pela tabela fipe) e 20mil (na mão da dona do ape, que abato no aluguel, inclusive) 

Sobre o carro, uso para me deslocar para o trabalho e para lazer , ele não me da problemas de mecânica e não consigo reduzir muito o padrão pq só dirigo carro automático… Tenho algumas limitações para dirigir (que eu coloquei na cabeça na verdade , e não consigo dirigir um carro mecânico sem ter ansiedade)

Penso em duas hipóteses, pegar um financiamento para comprar o ape no valor de 130mil (ganho 8mil/mes) . 

Ou em vender o carro para financiar os 50mil somente

So que também penso no meu “luxo” único e essencial para mim que é o carro , e ficar sem, dificultaria o meu conforto para cumprir a rotina (não tenho horário certo para entrar e sair do trabalho… fora as atividades de ir na academia, ir no mercado… ter essa independência e liberdade que tenho com o carro )

Oq vcs me aconselham?

ando pensando muito em comprar esse apartamento pq seria um recurso de sobrevivência caso algo mude na minha vida

estou começando nos investimentos, não tenho carteira assinada e nem ajuda de alguém caso o pior aconteça 

 

obs.: penso em alguma proposta de negociação com ela também pq temos uma ótima relação de confiança para um financiamento… mas não dá pra parcelar a longo prazo pq ela está querendo comprar o apartamento que hoje ela mora de aluguel (ou seja, o dinheiro desse hoje ela paga o aluguel do outro, que ela se mudou por conta de trabalho… e a venda desse seria a compra de um outro imóvel)

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde @Silvana Da Silva Cipriano. Qual o seu momento hoje? Idade? Tem familia, filhos? Existe perspectiva de mudança de emprego ou mesmo de cidade?

Algumas decisões são financeiras mas outras envolvem o seu contexto atual. Uma pessoa mais nova, sem familia ou filhos, e com perspectivas de mudanças profissionais, pode adquirir um imovel que não atenda mais futuramente.

Em relação ao aspecto financeiro. Se voce colocar na calculadora alugarxfinaciar um financiamento com cet de 8%aa, 360 meses, dando R$20mil de entrada, valorização media do imovel de 5% e igmp medio de 9,27%, sem levar em conta os custos com documentação, resultaria que a melhor opção seria financiar e investir.

Voce começaria no sistema SAC com uma parcela em torno de R$1.197,54 e por volta do mes 40 voce ja conseguiria investir  a diferença entre o aluguel e o financiamento.

 

Captura de tela 2023-12-19 130914.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Silvana Da Silva Cipriano disse:

Bom dia pessoal

Tem algo que penso muito mas não sei pra quem pedir ajudar para analisar a minha ideia

Moro de aluguel no ape da minha prima, pago 850 de aluguel (condomínio 250), ela está vendendo o imóvel por 150mil (é na periferia mas em um lugar bem estruturado, no bairro o considero o melhor prédio, meus vizinhos são de grande maioria idosos, apesar de ser um bairro agitado o condomínio é tranquilo,o ape o recisa de melhorias mas em 6 meses que estou aqui nada muito radical que tenha que fazer com urgência… seria mais estética mesmo)

Tenho um carro quitado (de 84mil pela tabela fipe) e 20mil (na mão da dona do ape, que abato no aluguel, inclusive) 

Sobre o carro, uso para me deslocar para o trabalho e para lazer , ele não me da problemas de mecânica e não consigo reduzir muito o padrão pq só dirigo carro automático… Tenho algumas limitações para dirigir (que eu coloquei na cabeça na verdade , e não consigo dirigir um carro mecânico sem ter ansiedade)

Penso em duas hipóteses, pegar um financiamento para comprar o ape no valor de 130mil (ganho 8mil/mes) . 

Ou em vender o carro para financiar os 50mil somente

So que também penso no meu “luxo” único e essencial para mim que é o carro , e ficar sem, dificultaria o meu conforto para cumprir a rotina (não tenho horário certo para entrar e sair do trabalho… fora as atividades de ir na academia, ir no mercado… ter essa independência e liberdade que tenho com o carro )

Oq vcs me aconselham?

ando pensando muito em comprar esse apartamento pq seria um recurso de sobrevivência caso algo mude na minha vida

estou começando nos investimentos, não tenho carteira assinada e nem ajuda de alguém caso o pior aconteça 

 

obs.: penso em alguma proposta de negociação com ela também pq temos uma ótima relação de confiança para um financiamento… mas não dá pra parcelar a longo prazo pq ela está querendo comprar o apartamento que hoje ela mora de aluguel (ou seja, o dinheiro desse hoje ela paga o aluguel do outro, que ela se mudou por conta de trabalho… e a venda desse seria a compra de um outro imóvel)

 

Faltou informações básicas: 

Tua idade, se tem filhos, se é casada/noiva/namora, se tem intenção de morar ai por quanto tempo, se é perto do trabalho ....

Eu particularmente na fase da minha vida que estou, não quero me apegar a nenhum imóvel, até porque o Apto que eu pago aluguel hoje, quero morar nele somente por mais 3 anos e 3 meses, que é o tempo da minha esposa acabar a residência e vamos para outra cidade, não faz sentido eu comprar um apto hoje que vou ter que vender daqui 3 anos. E mesmo daqui 3 anos, talvez não faça sentido de comprar um imóvel, nossos planos vamos estar grávidos quando ela acabar a residência, com a intenção de ter 2 filhos no total, hoje a casa que atende um casal recém-casado com dois quartos é o suficiente, talvez lá na frente, precise de uma casa com 3/4 quartos, vamos ter que analisar e estudar que vai ser melhor.

Agora sobre o financiamento, eu iria mandar o calculo, mas como o @Adriano Umemura já mandou vamos aproveitar kkkkk. No teu caso compensa financiar principalmente pelo valor baixo do imóvel.

E sobre tempo, todo financiamento geralmente é para o longo prazo, você pode amortizar as prestações se julgar interessante, o vendedor recebe o dinheiro todo, então você pagando rápido ou devagar, para sua prima é indiferente, quem vai pagar ela é o banco, e você não vai ser dona do apto, o dono é o banco, pelo menos até você quitar o financiamento!

E outro ponto, não é porque vocês são intimas agora, que pode dar certo o negocio, tudo quando envolve dinheiro fica mais difícil.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigada pelas orientações Danilo e Adriano!

 

Tenho 36 anos

Não tenho filhos e sem a intenção de ter. Namoro mas tenho a expectativa de ter o meu lugar antes de casar (pq ele tem duas filhas e sempre penso em ter algo somente meu antes de casar por conta de toda burocracia no caso de uma possível separação/herança). Ja estou inserida na forma que imaginava no mercado de trabalho mas sempre buscando mais. 

Esse apartamento é de fácil acesso ao meu trabalho e das pessoas mais próximas que tenho que é minha irmã/sobrinha (que moram na casa que herdamos dos nossos pais e não temos intenção de vender)
 

Sobre a minha prima, quis dizer Danilo, que existe maior facilidade de negociar o valor se fosse os 50mil sem a participação do banco (pq já fazemos isso com um carro e com valor superior a esse valor, que ela ainda me paga). Pq pensei em vender meu carro , e juntar com os 20mil que tenho pendente com ela… e os 50mil restante parcelar (mas nesse caso fico mais relutante por ter que ficar sem carro por cerca de um ano, até finalizar esse 50mil). E depois fico pensativa qdo compraria outro sem passar por um financiamento.

Na opção de pegar a totalidade com o banco, entendo que ela receberia de uma vez mas daí me pergunto se valeria a pena o financiamento. Que pelos cálculos do Adriano me parece uma boa opção, né 

 

Não tenho a expectativa de sair de São Paulo, não pelos 10 próximos anos. Ja tentei trabalhar no interior mas a minha inserção no mercado nem se compara como na capital, para atuação no meu foco e na remuneração. 
Gostaria sim de me mudar após a liberdade financeira.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...