Jump to content

Quais são as suas metas para esse ano?


Você já estabeleceu as suas metas?  

173 members have voted

  1. 1. Você já estabeleceu as suas metas?

    • Sim
      125
    • Não
      48


Recommended Posts

On 06/01/2024 at 21:13, Maila Silva disse:

Metas para 2024:

1) Atingir a fluência em Árabe 

2) Mudar de emprego

3) Treinar no mínimo 4 dias na semana

4) Investir no mínimo 55% do meu salário todos os meses

 

 

Eu como interessado em idiomas achei esse primeiro ponto muito legal :D

Aprende a língua por hobby ou por trabalho/família? E como tem estudado? Sempre ouço falar que é uma das línguas mais difíceis de aprender

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Murillo Bertolini disse:

Eu como interessado em idiomas achei esse primeiro ponto muito legal :D

Aprende a língua por hobby ou por trabalho/família? E como tem estudado? Sempre ouço falar que é uma das línguas mais difíceis de aprender

Será que é mais difícil que mandarim? Dizem que é bem complexo também.

Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Edison Paulini disse:

Será que é mais difícil que mandarim? Dizem que é bem complexo também.

Pelo que eu sei a principal dificuldade, além da escrita em si, é que tem o árabe arcaico (do alcorão e escritos religiosos) e o falado, e o árabe falado é bastante diferente entre os países, chegando ao ponto de você não ser compreendido entre diferentes países.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

46 minutes ago, Murillo Bertolini disse:

Pelo que eu sei a principal dificuldade, além da escrita em si, é que tem o árabe arcaico (do alcorão e escritos religiosos) e o falado, e o árabe falado é bastante diferente entre os países, chegando ao ponto de você não ser compreendido entre diferentes países.

Entendi. Que curioso!

O do mandarim que comentei sei que é por causa das tonalidades. Uma mesma palavra pode ter significado totalmente distintos de acordo com a forma que ela é pronunciada e até mesmo a colocação em uma frase.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Edison Paulini disse:

Entendi. Que curioso!

O do mandarim que comentei sei que é por causa das tonalidades. Uma mesma palavra pode ter significado totalmente distintos de acordo com a forma que ela é pronunciada e até mesmo a colocação em uma frase.

 

Isso é verdade! Inclusive tenho umas experiências engraçadas com esse assunto em específico.

Fiz um intercâmbio de dois anos na França, e lá tinha alguns estudantes chineses. É muito engraçado que sempre que você pergunta pra eles sobre a língua deles, eles vêm com o exemplo do A que tem 4 tonalidades: aaaa, aaAA, AAAA, AAaa. Sempre cai nesse mesmo exemplo com eles fazendo uns barulhos de A meio estranhos e sinalizando com as mãos a fonética das letras hahaha

Mas deve ser algo parecido com nosso sim anasalado "pão" que muito gringo sofre e acaba sempre falando "pau" hahaha

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

20 minutes ago, Murillo Bertolini disse:

Isso é verdade! Inclusive tenho umas experiências engraçadas com esse assunto em específico.

Fiz um intercâmbio de dois anos na França, e lá tinha alguns estudantes chineses. É muito engraçado que sempre que você pergunta pra eles sobre a língua deles, eles vêm com o exemplo do A que tem 4 tonalidades: aaaa, aaAA, AAAA, AAaa. Sempre cai nesse mesmo exemplo com eles fazendo uns barulhos de A meio estranhos e sinalizando com as mãos a fonética das letras hahaha

Mas deve ser algo parecido com nosso sim anasalado "pão" que muito gringo sofre e acaba sempre falando "pau" hahaha

Eu amo gringo falando português  😂😂😂

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Murillo Bertolini disse:

Eu como interessado em idiomas achei esse primeiro ponto muito legal :D

Aprende a língua por hobby ou por trabalho/família?

Oi Murilo! 
Venho estudando árabe há uns 6 meses! 
Tenho fluência em outros 2 idiomas e queria aprender uma terceira língua que fosse falada em vários países.

Como sempre fui apaixonada pela caligrafia árabe, decidi me aventurar e aprender esse idioma.
Estudo por hobby mesmo :) 

22 horas atrás, Murillo Bertolini disse:

Pelo que eu sei a principal dificuldade, além da escrita em si, é que tem o árabe arcaico (do alcorão e escritos religiosos) e o falado, e o árabe falado é bastante diferente entre os países, chegando ao ponto de você não ser compreendido entre diferentes países.

Com certeza o árabe do alcorão é mais difícil de aprender, mas por incrível que pareça muita gente começa por aí quando o motivo para aprender árabe é religioso. E pelo o que eu vejo, são essas pessoas que conseguem atingir a fluência mais rápido.


Alguns amigos nativos me sugeriam aprender primeiro o que eles chamam de "modern standard Arabic" (também conhecido como Al-'Arabiyya, Al-Fusha, Literary Arabic) que é o árabe moderno derivado do árabe clássico do alcorão. Depois que eu tiver uma boa base desse árabe moderno, pretendo estudar algumas variações locais. 
Como você disse acima, de um país para o outro eu já consigo identificar muita variação na fala (exemplo árabe sírio do árabe libanês), na escrita noto menos variações. 

22 horas atrás, Murillo Bertolini disse:

E como tem estudado? Sempre ouço falar que é uma das línguas mais difíceis de aprender

Eu comecei aprendendo o alfabeto pelo o app Duolingo! 
Coloquei uma meta de estudar no mínimo 30min por dia todos os dias e isso foi essencial para memorizar o alfabeto. A didática do Duolingo para memorização do alfabeto é excelente, em 1 mês e meio eu já sabia o alfabeto todo e já conseguia ler (só não sabia o que as palavras significavam 😂 ) agora estou me dedicando para aprimorar o vocabulário.
Mas ao invés de ficar só no app Duolingo, eu tomo notas de todos os exercícios, escrevo as letras e palavras que vou aprendendo em um caderno para ir treinando a caligrafia e isso fez com que eu aprendesse o alfabeto bem rápido. 

Em paralelo com o Duolingo, eu também uso o app Tandem, o app Speaky e acompanho algumas aulas pelo Youtube. Se a segunda meta de 2024 se concretizar (conseguir um emprego que eu ganhe mais), eu quero me inscrever em um curso com um professor 🙏

21 horas atrás, Murillo Bertolini disse:

Isso é verdade! Inclusive tenho umas experiências engraçadas com esse assunto em específico.

Fiz um intercâmbio de dois anos na França, e lá tinha alguns estudantes chineses. É muito engraçado que sempre que você pergunta pra eles sobre a língua deles, eles vêm com o exemplo do A que tem 4 tonalidades: aaaa, aaAA, AAAA, AAaa. Sempre cai nesse mesmo exemplo com eles fazendo uns barulhos de A meio estranhos e sinalizando com as mãos a fonética das letras hahaha

Mas deve ser algo parecido com nosso sim anasalado "pão" que muito gringo sofre e acaba sempre falando "pau" hahaha

Meu ex-marido é americano e o exemplo do "pão" é excelente! hahaha 
O mesmo se aplica pra mim, até hoje não consigo pronunciar algumas palavras em inglês sem puxar o sotaque "abrasileirado" porque certos sons não existem em português 😂

No árabe tenho o mesmo problema: existe a letra "ع" ('ayn) e meu deus, como é difícil pra mim entender quando se usa ع e não ا ('alif) pois PRA MIM, ambas soam como "A" mas a letra ع tem uma leve variação de som que ainda não consigo pronunciar. Não é a toa que a pronunciação da letra ع é uma das mais difíceis no árabe.

Eu serei uma eterna gringa falando inglês, espanhol e árabe, meu sotaque brasileiro estará forever comigo 😂

Editado por Maila Silva
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 06/01/2024 at 21:13, Maila Silva disse:

Metas para 2024:

1) Atingir a fluência em Árabe 

2) Mudar de emprego

3) Treinar no mínimo 4 dias na semana

4) Investir no mínimo 55% do meu salário todos os meses

 

 

Que demais! Sempre quis aprender árabe, mas nunca fui atrás... recomenda algum curso online bom?
Vou correr atrás disso também!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Maila Silva disse:

Oi Murilo! 
Venho estudando árabe há uns 6 meses! 
Tenho fluência em outros 2 idiomas e queria aprender uma terceira língua que fosse falada em vários países.

Como sempre fui apaixonada pela caligrafia árabe, decidi me aventurar e aprender esse idioma.
Estudo por hobby mesmo :) 

Com certeza o árabe do alcorão é mais difícil de aprender, mas por incrível que pareça muita gente começa por aí quando o motivo para aprender árabe é religioso. E pelo o que eu vejo, são essas pessoas que conseguem atingir a fluência mais rápido.


Alguns amigos nativos me sugeriam aprender primeiro o que eles chamam de "modern standard Arabic" (também conhecido como Al-'Arabiyya, Al-Fusha, Literary Arabic) que é o árabe moderno derivado do árabe clássico do alcorão. Depois que eu tiver uma boa base desse árabe moderno, pretendo estudar algumas variações locais. 
Como você disse acima, de um país para o outro eu já consigo identificar muita variação na fala (exemplo árabe sírio do árabe libanês), na escrita noto menos variações. 

Eu comecei aprendendo o alfabeto pelo o app Duolingo! 
Coloquei uma meta de estudar no mínimo 30min por dia todos os dias e isso foi essencial para memorizar o alfabeto. A didática do Duolingo para memorização do alfabeto é excelente, em 1 mês e meio eu já sabia o alfabeto todo e já conseguia ler (só não sabia o que as palavras significavam 😂 ) agora estou me dedicando para aprimorar o vocabulário.
Mas ao invés de ficar só no app Duolingo, eu tomo notas de todos os exercícios, escrevo as letras e palavras que vou aprendendo em um caderno para ir treinando a caligrafia e isso fez com que eu aprendesse o alfabeto bem rápido. 

Em paralelo com o Duolingo, eu também uso o app Tandem, o app Speaky e acompanho algumas aulas pelo Youtube. Se a segunda meta de 2024 se concretizar (conseguir um emprego que eu ganhe mais), eu quero me inscrever em um curso com um professor 🙏

Meu ex-marido é americano e o exemplo do "pão" é excelente! hahaha 
O mesmo se aplica pra mim, até hoje não consigo pronunciar algumas palavras em inglês sem puxar o sotaque "abrasileirado" porque certos sons não existem em português 😂

No árabe tenho o mesmo problema: existe a letra "ع" ('ayn) e meu deus, como é difícil pra mim entender quando se usa ع e não ا ('alif) pois PRA MIM, ambas soam como "A" mas a letra ع tem uma leve variação de som que ainda não consigo pronunciar. Não é a toa que a pronunciação da letra ع é uma das mais difíceis no árabe.

Eu serei uma eterna gringa falando inglês, espanhol e árabe, meu sotaque brasileiro estará forever comigo 😂

Eu comecei a estudar árabe, desisti. Daí comecei turco, desisti. hahahahaha Já namorei um turco e achava tão bonito ele falar. Ele era poliglota. Falava: Português, inglês, turco, árabe, alemão, espanhol e estava começando estudar francês. Me sentia humilhada positivamente kkkkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Maila Silva disse:

Eu comecei aprendendo o alfabeto pelo o app Duolingo! 
Coloquei uma meta de estudar no mínimo 30min por dia todos os dias e isso foi essencial para memorizar o alfabeto. A didática do Duolingo para memorização do alfabeto é excelente, em 1 mês e meio eu já sabia o alfabeto todo e já conseguia ler (só não sabia o que as palavras significavam 😂 ) agora estou me dedicando para aprimorar o vocabulário.

Poxa, que legal! Durante a pandemia eu tinha baixado o Duolingo para aprender italiano e árabe, mas confesso que o método não me animou tanto e acabei largando. Você gosta? Consegue ver bons resultados?

Meses depois eu fiz um curso de italiano que era muito mais focado na prática e menos em grámatica e memorizar e deu super certo, aí agora fico meio com pé atrás com esses métodos um pouco mais padrão.

2 horas atrás, Maila Silva disse:

Eu serei uma eterna gringa falando inglês, espanhol e árabe, meu sotaque brasileiro estará forever comigo 😂

Eu tinha um pouco disso quando estava no intercâmbio. Fiquei dois anos na França onde absolutamente tudo era em francês, desde aulas, provas, até convívio com amigos, e ficava meio que nessa noia de atingir uma fluência absoluta que me deixe sem sotaque. Mas com o tempo fui meio que percebendo que isso é quase impossível a menos que tenha crescido em contato com a língua desde pequeno ou que trabalhe ativamente para eliminar sotaque com bastante empenho. A gente sempre vai buscar um comparativo/base em palavras e sons na nossa língua mãe e isso quase nunca dá certo.

Mas no final é até legal, porque nos faz nos destacar, muita gente acha sotaque brasileiro engraçado e até sexy kkk

Mas muito legal! Eu falo quase todas as línguas "principais" da Europa (inglês, espanhol, francês e italiano), a próxima meta é, além de aperfeiçoar algumas dessas que não pratico há um tempo, aprender russo ou alemão, que me parecem bem interessantes.

Árabe me interessa muito, também pela cultura e pelo fator religioso que você me comentou, tive alguns amigos marroquinos e argelinos e ficava sempre surpreso com as diferença culturais entre as nossas sociedades.

 Vontade de aprender mais não falta, o que falta é tempo, com tantas metas, objetivos, preciso me organizar melhor 😭 kkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Defini algumas metas simples e outras nem tanto. 

  • Colocar minha rotina de sono em ordem (E manter em ordem), pra ter energia e lucidez pra cumprir o restante das metas
  • Me exercitar pelo menos 3 vezes por semana
  • Ganhar pelo menos 5 kilos
  • Triplicar Minha renda (Possivel se mantiver cronograma de atualizações constantes e Iniciar meu segundo Projeto)
  • Aprender a investir da forma certa
  • Multiplicar Valor Investido atualmente por pelo menos x1.5 (E com mais qualidade)
  • Finalizar 2024 me sentindo financeiramente confortavel em reduzir minha rotina de trabalho em 2025.
  • Incluir Biblia e afins em leitura frequente (em vez de esporádica, como tenho feito).

Pra cada meta dessas tenho um plano de ação e sub metas. Algumas são correções de maus hábitos que acabei adquirindo após perder minha mãe, e ainda não consegui trazer de volta aos trilhos.  👍

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Acabou que ano passado quase gabaritei o negocio.
Esse comeco do ano ta meio conturbado então ainda não coloquei nada lá ainda. kkkkk
image.png.ba0d412f2a1dd50198e4195e567ab95f.png



Pronto.  decide colocar algumas coisas que acabaram ficando de fora ano passado por motivos de que eu quis.

image.png.0114c6c17f630bd23f562f3b65400a2d.png

Editado por Lucas De Souza Alves
complementando resposta.
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Dia 10 ainda vale? rs

Eu não pretendia compartilhar aqui, mas dizem que quando a gente se compromete publicamente, tende a ser mais eficaz.

1. Estudar pelo menos 2h/dia todos os dias

2. Concluir curso de investimentos (AUVP) - 1° Semestre

3. Concluir curso de Machining Learning (R) - 1° Semestre

4. Concluir o Mestrado - 2° Semestre

5. Iniciar o Doutorado - 2° Semestre

6. Zerar as dívidas de cartão de crédito (25k) - 2° Semestre

7. Criar uma reserva de emergência (20k) - 1° Semestre

8. Aportar 25k - até dezembro

9. Atingir 50k de Patrimônio Líquido - até dezembro

10. Posicionar online (postar 100 reels)

11. Treinar/Aeróbico 350 dias

12. Atingir 95kg Seco

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...