Jump to content
  • 0

Faz sentido substituir CRI/CRA por FIIs de Papel?


Enzo Erbert

Pergunta

No meu diagrama do cerrado eu tenho separado as categorias Tesouro Direto, CDBs (considero LCI/LCA tbm), CRI/CRA e Debentures para renda fixa.
No entanto, ainda não me sinto muito confortável para investir diretamente em CRIs/CRAs (obs: estou longe do limite do FGC) e vi que em geral os títulos tem prazos mais longos doque os CDBs e retornam a renda semestralmente ou mensalmente, não acumulando juros compostos.

Então estava pensando se não valeria a pena selecionar alguns FIIs de papel de gestores que eu goste e investir na porcentagem que o diagrama recomendar pra CRIs/CRAs em vez de eu mesmo escolher esses títulos (até porque estava olhando a carteira deles e tem títulos muito melhores doque os que eu conseguiria). Talvez até selecionar uns 3 ou 6 bons (dividindo em fundos com dividas atreladas ao IPCA, CDI e Pré-Fixado) e investir nos de IPCA quando eu estiver investindo em renda fixa de IPCA (como agora) e de CDI quando eu estiver investindo em renda fixa de CDI (provavelmente quando a SELIC abaixar de 2 dígitos vou começar a pensar nisso) e assim por diante, obviamente se os valores das cotas dos fundos imobiliários fazerem sentido naquele momento. Assim, diversificando em fundos imobiliários de papel de forma anti-cíclica em vez de investir em CRIs/CRAs (e talvez até debentures, mas ai já não sei) e montaria minha carteira de FIIs, na parte do diagrama, só com FIIs de Tijolo ou FoFs se conseguir achar alguns legais.

O que acham? seria burrice fazer isso ou faz sentido? se for burrice, poderiam me explicar o pq?
image.png.a91e2e9b7f133faf4b6721320d396771.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 horas atrás, Enzo Erbert disse:

mesmo sendo tecnicamente renda variável, como é pra longo prazo e vou estar constantemente aportando seguindo o diagrama do cerrado acho que não faria tanta diferença (até pq, como vc disse, o risco acaba sendo menor e o retorno maior)

Voce diminui o risco de crédito mas aumenta o risco de mercado. Veja que titulos de renda fixa se voce levar até o vencimento você receberá o valor investido + os juros acordados. Em renda variável essa premissa não é certa, ja que o risco de mercado é maior.

8 horas atrás, Enzo Erbert disse:

Além disso, saberia me informar doque é composto o Valor Patrimonial de um FII de Papel? Pq é facil entender no de tijolo, mas no caso dos de papel acaba sendo mais confuso. Tipo, o CPTS11 ta 0,94 o P/VP, mas no caso, é 94% doque? Pq eles não tem nada físico

O valor patrimonial são as dívidas dos CRIs que são atualizadas diariamente. Por isso que em fundos de papel o indicador P/VP possui uma relevancia significativa ja que, se voce paga um ativo com PV/P acima de 1 esta literalmente pagando mais caro. Por exemplo, se voce compra um fii de papel com P/VP de 1,1 esta pagando para cada R$1 o valor de R$1,10

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1

Boa noite @Enzo Erbert. FIIs de papel apesar de investirem em CRIs são ativos de renda variável ao contrários dos CRIs propriamente ditos. Sendo assim devem estar na classe de ativos de fiis mesmo.

Em termos de gestão sim, faria sentido investir em CRIs indiretamente através dos fundos de papel, ja que acaba-se por minimizar os riscos de crédito devido a diversificação além destes fundos terem acessos a ativos que nós como PF provavelmente não teríamos

37 minutes ago, Enzo Erbert disse:

Talvez até selecionar uns 3 ou 6 bons (dividindo em fundos com dividas atreladas ao IPCA, CDI e Pré-Fixado) e investir nos de IPCA quando eu estiver investindo em renda fixa de IPCA (como agora) e de CDI quando eu estiver investindo em renda fixa de CDI (provavelmente quando a SELIC abaixar de 2 dígitos vou começar a pensar nisso) e assim por diante, obviamente se os valores das cotas dos fundos imobiliários fazerem sentido naquele momento.

Os fundos não necessariamente investem em CRIs com somente um indexador. A estratégia do fundo pode ser composta por CRIs de indexadores diferentes ou mesmo ir alterando a composição em determinados ciclos de mercado

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
41 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Em termos de gestão sim, faria sentido investir em CRIs indiretamente através dos fundos de papel, ja que acaba-se por minimizar os riscos de crédito devido a diversificação além destes fundos terem acessos a ativos que nós como PF provavelmente não teríamos

Pensando nesse sentido, então faria sentido investir em um grupo de fundos de papel em vez de colocar direto em CRIs/CRAs como se fosse um fundo ou ETF de CRI/CRA?

mesmo sendo tecnicamente renda variável, como é pra longo prazo e vou estar constantemente aportando seguindo o diagrama do cerrado acho que não faria tanta diferença (até pq, como vc disse, o risco acaba sendo menor e o retorno maior)

Além disso, saberia me informar doque é composto o Valor Patrimonial de um FII de Papel? Pq é facil entender no de tijolo, mas no caso dos de papel acaba sendo mais confuso. Tipo, o CPTS11 ta 0,94 o P/VP, mas no caso, é 94% doque? Pq eles não tem nada físico

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...