Jump to content

Você é empreendedor?


Recommended Posts

Bom dia,

Sou empreendedor. Sou contador e empresário contábil. 

Sou sucessor de um dos escritórios contábeis mais antigos da minha região, Jundiaí./SP, meu avô fundou em 1955 a nossa empresa de Contabilidade e estamos este ano completando 69 anos! Sou a terceira geração de contadores.

No meu caso, por ser a sucessão de uma empresa bem consolidada, os maiores desafios foram:
- Mudanças na forma de trabalho;

- Mudanças nas relações societárias;

- MUITO estudo e busca infinita por conhecimento, não só para conquistar o lugar que ocupo hoje, mas também para manter esse legado e cumprir meu propósito pessoal, de fazer o que amo da melhor forma possível. Minha vida é prestar serviços contábeis de qualidade e desmistificar o mundo contábil para os não contadores.

Se eu fosse dar alguns conselhos para dar certo:

1. Invista em você e conheça profundamente seu produto;

2. Tenha referências de pessoas na sua área e em áreas complementares que façam você evoluir, se inspire e busque conhecimento com essas pessoas;

3. Com o negócio fluindo, investir em pessoas, processos e tecnologia, será fundamental;

4. Empreender envolve riscos, então, corra riscos, mas nunca com imprudência. Decisões importantes devem ser analisadas no que tange assimetria de risco x retorno.

5. VENDAS é o que irá mover seu negócio.

 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

35 minutes ago, Fernando Buzaneli disse:

Bom dia,

Sou empreendedor. Sou contador e empresário contábil. 

Sou sucessor de um dos escritórios contábeis mais antigos da minha região, Jundiaí./SP, meu avô fundou em 1955 a nossa empresa de Contabilidade e estamos este ano completando 69 anos! Sou a terceira geração de contadores.

No meu caso, por ser a sucessão de uma empresa bem consolidada, os maiores desafios foram:
- Mudanças na forma de trabalho;

- Mudanças nas relações societárias;

- MUITO estudo e busca infinita por conhecimento, não só para conquistar o lugar que ocupo hoje, mas também para manter esse legado e cumprir meu propósito pessoal, de fazer o que amo da melhor forma possível. Minha vida é prestar serviços contábeis de qualidade e desmistificar o mundo contábil para os não contadores.

Se eu fosse dar alguns conselhos para dar certo:

1. Invista em você e conheça profundamente seu produto;

2. Tenha referências de pessoas na sua área e em áreas complementares que façam você evoluir, se inspire e busque conhecimento com essas pessoas;

3. Com o negócio fluindo, investir em pessoas, processos e tecnologia, será fundamental;

4. Empreender envolve riscos, então, corra riscos, mas nunca com imprudência. Decisões importantes devem ser analisadas no que tange assimetria de risco x retorno.

5. VENDAS é o que irá mover seu negócio.

 

 

Que legal, Fernando.

Vizinho de cidade. Conheço bem de nome o seu escritório.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/01/2024 at 22:53, Edison Paulini disse:

Estou devendo comissão ao @Marco José Pereira  😂😂

 

Espero que não seja contra as regras postar aqui. (Moderadores, se for o caso me avisem que eu apago!)

1431124654_Screenshot_20240110-2009032.png.5e72a7f2974603e60d7fe1f53b405f0a.png

 

Estes que estão riscados infelizmente não tenho disponíveis no momento. Final de 2023 bombou e a galera comprou bastante. Ainda estou fazendo novos lotes deles e levam um tempinho para ficarem prontos  😅

Você abriu um e-commerce?

Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/01/2024 at 12:10, Ellen Cipulo disse:

Venho namorando há muito tempo a idéia de empreender.   Você é empreendedor? Há quanto tempo? Em que negócio?  Quais foram os maiores desafios? Quais as maiores dificuldades? Você continua com a empresa?  Quais suas dicas para dar certo?

Gostaria muito de conhecer os pensamentos de vocês a respeito...

Então "vamu lá" @Ellen Cipulo

Sim, sou empreendedor desde sempre ! desde moleque eu tinha esse sonho... trabalhei em algumas empresas, ascendi em bons cargos, chegando em nível de gerencia/chefia em alguns, mas sempre lembrando do sonho e desejo...

Até que em meados do ano 2000 e posteriormente e oficialmente em setembro de 2001 fundei minha empresa, e lá se foram 22 anos !

Sempre fui apaixonado por eletrônica, criar e fazer coisas que somente existiam na minha cabeça (doentia kkk), traze-las para o mundo real era minha maior satisfação !

Foi assim que iniciei minha jornada, eu era a "engenharia de desenvolvimento" das empresas que não queriam ter uma internamente... cuidava do desenvolvimento do projeto e fabricação do produto, e as empresas parceiras colocavam a ideia deles no mercado ( isso é conhecido como O&M ou while label )

Continuamos assim por um bom tempo, até que começamos a perceber que era importante ter a própria marca e ir para o mercado com ela, afinal tínhamos o mais complicado e caro, que era o capital intelectual !

Até que por volta de 2013 vendo a chegada das impressoras 3D no mercado, decidimos que esse seria nosso produto, coisa que já desejávamos como usuários da tecnologia !

Iniciamos o desenvolvimento do projeto e lançamos no mercado as nossas impressoras 3D, projeto e fabricação nacional, sigam nosso instagram @sethi3d para conhecer mais. ( YouTube e face também ) 

No final do ano passado fizemos o lançamento de um novo produto que também era um sonho antigo que eu tinha, desenvolver e fabricar uma Injetora de Plástico de bancada, normalmente este equipamento só é visto em grandes parques industriais, e eu queria colocar na bancada do empreendedor ! e fizemos !

Esta é uma breve historia de minha trajetória, se quiser saber mais é só perguntar.

_________________________________________________________________________________________

Agora sobre dicas, desafios, perrengues...

- Empreenda em alguma coisa que você faria até de graça ! que realmente te de muito prazer e que você conheça.

- Nunca misture as finanças de sua empresa com as suas pessoais, comece certo desde o inicio, PJ e PF não devem se misturar o único momento que elas se encontram, é no seu pagamento, que deve ser fixo e definido.

- Utilize desde o inicio um bom ERP, acredite você vai sofrer muito pra implantar depois... ( trocar o pneu com o carro andando é dureza! )

- Utilize desde o inicio um bom CRM, isso vai fazer toda diferença quando a coisa começar a aumentar !

- Quando for o momento de ter mais pessoas no negocio, de muito mais peso para as características comportamentais delas do que as características técnicas, acredite ! comportamento é extremamente difícil de mudar, já itens técnicos podem ser ensinados e aprendidos !

- Leia o livro "O Mito do Empreendedor" vai ajudar em alguns temas e algumas formas de visão para os momentos futuros, e para já começar da forma correta em algumas partes

- Se possível procure o Sebrae e faça um treinamento chamado Empretec , vai te ajudar muito

- Nunca pare de estudar, nunca pare de aprender, pessoal e profissionalmente, isso é para a vida toda !

- Acredite em você, sempre vão haver pessoas "torcendo o nariz"

  

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/01/2024 at 22:21, Ellen Cipulo disse:

Eu já sou PJ, trabalho em uma consultoria de relacionamento com clientes... Meu trabalho é olhar para qualquer empresa e entender onde ela pode melhorar para gerenciar melhor sua carteira de clientes, vendas e atendimento.  Tenho vontade de usar esses conhecimentos em algo meu, mas não sei fazer outra coisa e com a quantidade de opções acabo não decidindo por nada.  

Você é de que cidade ?

Esse seu trabalho atual é para outra empresa ? ou a empresa é sua ?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Marcelo R disse:

Até que por volta de 2013 vendo a chegada das impressoras 3D no mercado, decidimos que esse seria nosso produto, coisa que já desejávamos como usuários da tecnologia !

Iniciamos o desenvolvimento do projeto e lançamos no mercado as nossas impressoras 3D, projeto e fabricação nacional, sigam nosso instagram @sethi3d para conhecer mais. ( YouTube e face também ) 

Eu AMEI isso, Marcelo! É tão difícil no Brasil o desenvolvimento de produtos da forma como você fez! Meus parabéns.  Que história incrível. 

Eu trabalho há mais de 15 anos com CRM.  Vendas, Atendimento, Marketing... todas essas nuances.  Já ajudei empresa de todo tipo de oferta.  Adoro o que faço mas não consigo me ver abrindo uma empresa nesse setor.  A parte administrativa, fiscal, me apavora!    Estou amando ver as jornadas de todos.  Obrigada por compartilhar sua história!

 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Ellen Cipulo disse:

Eu AMEI isso, Marcelo! É tão difícil no Brasil o desenvolvimento de produtos da forma como você fez! Meus parabéns.  Que história incrível. 

Eu trabalho há mais de 15 anos com CRM.  Vendas, Atendimento, Marketing... todas essas nuances.  Já ajudei empresa de todo tipo de oferta.  Adoro o que faço mas não consigo me ver abrindo uma empresa nesse setor.  A parte administrativa, fiscal, me apavora!    Estou amando ver as jornadas de todos.  Obrigada por compartilhar sua história!

 

Como faz pra contratar uma consultoria sua ? 

No seu regime PJ você fica limitada ? Ou pode fazer outros trabalhos ?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/01/2024 at 12:30, Edison Paulini disse:

Boa tarde, Ellen!

E acho que me enquadro aqui  😅

No começo do ano passado resolvi fazer meu negócio próprio. Ainda não tenho CNPJ aberto mas tenho uma pequena produção artesanal de licores.

Partilhando um pouco dos desafios:

- fazer na risca a separação do que é dinheiro do negócio e o pessoal. Isso é muito perigoso, não tive problemas com isso, mas acho importante frisar;

- quando comecei nisso, fui meio que no calor do momento. Não pesquisei potencial, clientes, concorrentes, etc. Foi bem loucura e o maior desafio foi conseguir conquistar clientes na região que não conhecem ou não tem o hábito de consumo dessa bebida;

- é de suma importância se ater a custos. No meu caso ainda acho que complica um pouco pois tenho uma margem de variações. Exemplo: tenho uma receita X que rende 4 garrafas de licor da fruta Y. Mas a fruta está mais ácida, mais doce, menos saborosa e no decorrer do processo de fabricação se faz necessário correções. Isso altera o meu custo final. Então tiro a conclusão que dependendo com o que for trabalhar, o CMV (custo da mercadoria vendida é imprescindível).

 

Não é muita coisa mas espero que consiga lhe ajudar de alguma maneira a pensar no assunto!

Esse licor tá no mercado livre? Quero experimentar

É minha bebida favorita 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 16/01/2024 at 18:16, Ellen Cipulo disse:

A parte administrativa, fiscal, me apavora! 

 Dependendo é possível automatizar tudo haha E o que eu mais gosto em programação: o céu é o limite. Trabalhei como líder de setor técnico e consegui automatizar muita parte administrativa que ficava com os técnicos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tenho esse mesmo interesse em empreender hoje trabalho como marceneiro em uma pequena fabrica de moveis mas queria focar em outra area a produção de arte  pinturas de quadros

Ahhh e o que falta pra fazer isso? sao muitos desafios um deles parar de dar desculpas de nao ter tempo 🙈... mas o principal é acreditar que o que eu produzo nao ta bom o bastante, aprender sobre vendas , mareketing, precificaçao entre muitas outras coisas🤯

Acredito tambem como ja estamos em um trabalho de uma certa forma estavel fica um pouco mais dificil dar esse pulo no desconhecio que é começar um novo negocio empreender

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...