Jump to content
  • 0

ETF's Americanos


Matheus Moretti Piovesan

Pergunta

Bom dia, pessoal!

Estou aproveitando esse momento de dólar enfraquecido e descontado para montar minha posição lá fora. Estava dando uma olhada no post sobre os ETF's Internacionais e acabei escolhendo 6 ativos, gostaria da opinião de vocês sobre minhas escolhas, se concordam ou deixei algo passar...

 

Ativos e notas do diagrama: 

 

IVV - Nota 13

·       Estratégia: acompanha o desempenho do índice S&P 500, composto pelas quinhentas maiores empresas dos EUA com participação ponderada pela capitalização de mercado, ou seja, quanto maior a empresa, maior seu peso no índice.

·       Composição: no geral o índice é bem diversificado, mas Big Techs figuram entre as maiores empresas, como Apple e Microsoft, além dos setores financeiro, saúde e comércio.

 

EFV - Nota 15

·       Estratégia: seleciona empresas de países desenvolvidos (excluindo EUA e Canadá) utilizando filtros de Valuation como P/VP, P/L e Dividend Yield.

·       Composição: suas 10 maiores posições são 19,5% da carteira, investindo principalmente no Japão, Reino Unido, Alemanha e França.

·       Considerações: uma alternativa viável para comprar empresas supostamente baratas no mercado global e diversificar os investimentos além dos EUA.

 

RPV - Nota 15

·       Estratégia: investe nas 33% melhores empresas do S&P 500 utilizando métricas de Valuation. Cada empresa recebe uma nota que será proporcional à sua participação, semelhante ao Diagrama do Cerrado.

·       Composição: apesar de investir nos EUA não possui Big Techs, visto que negociam com múltiplos mais elevados. Suas 10 maiores posições são 23,6% da carteira.

·       Considerações: atualmente (06/2023) possui um P/L de 10,8 enquanto o S&P 500 negocia a 23,1x lucros.

 

IQLT - Nota 13

·       Estratégia: investe em empresas de países desenvolvidos fora dos EUA, usando filtros de ROE, endividamento e variabilidade de receitas, com limite de 5% para cada empresa.

·       Composição: suas 10 maiores posições são 28,1% da carteira e dentre suas empresas conhecidas estão LVMH, Nestlé e Unilever.

·       Considerações: uma opção viável para ter exposição global fora dos EUA, utilizando filtros fundamentalistas nas empresas em uma carteira diversificada.

 

VNQ - Nota 11

·       Estratégia: investe em REITs, empresas que compram e operam imóveis, similar aos FIIs. Sua carteira também é ponderada por capitalização de mercado.

·       Composição: a carteira é bem diversificada em vários segmentos do mercado imobiliário.

·       Considerações: investir no VNQ é semelhante a investir no mercado imobiliário norte-americano. Adequado para diversificar os riscos de ações e seus dividendos produzem um bom fluxo de proventos em várias condições de mercado.

 

VBR - Nota 5

·       Estratégia: investe em small-caps dos EUA utilizando métricas de Valuation.

·       Composição: possui quase 900 empresas em uma carteira extremamente diversificada, suas 10 maiores posições são apenas 5,9% da composição.

·       Considerações: é uma ótima alternativa para investir em small-caps supostamente baratas no mercado dos EUA.

 

 

Créditos das informações são do @Matheus Malheiros Pinto

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde, também estou revisando minha carteira internacional, vamos aos pontos.

- IVV: ótimo ETF, concordo 100 %, inclusive quero 50% de minha carteira de ETF nele

- EFV: vejo o fundo muito semelhante ao VEA, tem sobreposição de 40 %, com 98% das empresas que fazem parte do EFV também estando no VEA. A grande diferença entre os 2 está no fato de o EFV utilizar valuation na seleção das empresas, entretanto, ao observamos a evolução a longo prazo, o VEA se sai melhor, embora com menos de 5 anos o EFV está na frente. Mas pela questão do longo prazo, melhores taxas, maior patrimônio, acabo optando pelo VEA.

- RPV: não achei nenhum fundo que se assemelhe exatamente a ele, mas basicamente ele busca ganhar rentabilidade pela valorização ao longo dos anos, através do valuation, entretanto, no longo prazo ele gerou menos rentabilidade do que o SCHD, empresa que reune as large cap dos EUA, por exemplo.

*Também sou muito adepto ao value investing, e acho que o preço importa sim, o que faria sentido o peso ao valuation nas escolhas do ETF, entretanto, acredito que tal tese tenha que ser provada, e na minha conclusão, esses dois ETF´s não ganharam na competição contra os ETF que pegam as empresas utilizadas por ele só com base em tamanho, sem considerar o preço. Acredito que o value investing faça mais sentido no stock picking do que na seleção de ETF´s.

- IQLT: não conhecia, mas gostei do que vi. De certa forma, achei semelhante ao EFV e VEA, mas parece ter maior rentabilidade no longo prazo.

- VNQ: acho exclente, incluo o VNQI também como ETF interessante.

- VBR: gostei também, mas na mesma linha do que falei para o EFV e RPV, vejo ele semelhante ao IJR por exemplo, que reúne as small caps dos EUA, sem os critérios de valuation. A diferença aqui pros outros dois, é que esse indice teve praticamente a mesma rentabilidade do IJR no longo prazo. Então acho que seria mais quetão de preferência mesmo, como o IJR é um pouco maior, acabo escolhendo ele. 

Mas no geral gostei bastante das suas escolhas, de maneira alguma quis contrapor os ETFs que você citou, só quis trazer outro ponto de vista, especialmente no que tange ao fato de algumas vezes o valuation não vencer o índice ao qual ele propõe bater. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Luis Eugênio Gomes Freitas disse:

- RPV: não achei nenhum fundo que se assemelhe exatamente a ele, mas basicamente ele busca ganhar rentabilidade pela valorização ao longo dos anos, através do valuation, entretanto, no longo prazo ele gerou menos rentabilidade do que o SCHD, empresa que reune as large cap dos EUA, por exemplo.

O SCHD é voltado para empresas pagadoras de dividendos dos ultimos 10 anos. Ja o RPV se utiliza da analise de multiplos na escolha dos ativos

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...