Jump to content
  • 0

Quais ações comprar com foco em aposentadoria


Márcia Freitas

Pergunta

Olá Sardinhas,

Tenho 51 anos, e gostaria de sugestões de ações para analisar com foco em ter uma reserva para daqui a 15 anos. No momento tenho disponível para investir R$150 mil. 

Estava pensando em ações que geram dividendos e alguns FII.

No momento tenho alguns ativos que comprei antes de fazer o curso:

ITSA4

SAPR4

CMIN3

QBTC 11

ETHE 11

KLBN4

E alguns FII:

VISC 11

MXRFI 11

XPPR11

Agradeço a ajuda de vocês. Abraços!

Screenshot_20240113-082023-620.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Márcia Freitas disse:

Olá Sardinhas,

Tenho 51 anos, e gostaria de sugestões de ações para analisar com foco em ter uma reserva para daqui a 15 anos. No momento tenho disponível para investir R$150 mil. 

Estava pensando em ações que geram dividendos e alguns FII.

No momento tenho alguns ativos que comprei antes de fazer o curso:

ITSA4

SAPR4

CMIN3

QBTC 11

ETHE 11

KLBN4

E alguns FII:

VISC 11

MXRFI 11

XPPR11

Agradeço a ajuda de vocês. Abraços!

Screenshot_20240113-082023-620.png

Bom dia, Márcia!

Indicar diretamente ações para este seu caso é delicado pois algo que eu ou outras pessoas possamos sugerir que seja bom para nós não necessariamente seria bom para você ou você versa.

O que seria interessante para seu caso acredito seriam procurar empresas nos setores perenes especialmente bancos e setor de energia (distribuidoras são ainda melhores).

Mas é importante não se atentar apenas no DY pago. Independente do momento que em que estamos da vida, ao se escolher uma empresa é necessário estudar a mesma: ver se ela possui um bom histórico de pagamentos, se seus lucros são consistentes o que consequentemente aumenta a chance de a empresa seguir com pagamentos, o endividamento da empresa.

Para FIIs eu sou da opinião que você deva focar mais em FIIs de tijolo do que FIIs de papel. Apesar dos FIIs de papel normalmente pagarem rendimentos mais altos eles são em contrapartida muito mais voláteis e não vejo com bons olhos para quem está próximo a viver de renda.

Os FIIs de tijolo tendem a ser mais estáveis e põe mais que o DY não seja tão alto quanto os de papel, normalmente possuem uma constância muito maior.

Por fim, focar um pouco em renda fixa também seria ideal para trazer estabilidade a carteira e também operar com provisionamentos.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Márcia Freitas disse:

Olá Sardinhas,

Tenho 51 anos, e gostaria de sugestões de ações para analisar com foco em ter uma reserva para daqui a 15 anos. No momento tenho disponível para investir R$150 mil. 

Estava pensando em ações que geram dividendos e alguns FII.

No momento tenho alguns ativos que comprei antes de fazer o curso:

ITSA4

SAPR4

CMIN3

QBTC 11

ETHE 11

KLBN4

E alguns FII:

VISC 11

MXRFI 11

XPPR11

Agradeço a ajuda de vocês. Abraços!

Screenshot_20240113-082023-620.png

@Márcia Freitas complementando o @Edison Paulini, imaginando que você pense em viver de renda quando estiver entre 60 e 65 anos, alocar em bons FIIs (preferencialmente nos de tijolo pela estabilidade), ações sólidas e perenes e que paguem dividendos, não necessariamente mensalmente, mas que paguem com frequência, e renda fixa criando um fluxo de vencimentos ao longo dos anos.

Como falado, recomendar empresas não é interessante, pois as realidades de cada um são diversas, porém algumas coisas são comuns a todos: estudar as empresas (sem focar em quem paga mais DY, mas em seus fundamentos), aportes constantes, reinvestir 100% dos dividendos nesta primeira etapa, e na fase de viver de renda, reinvestir pelo menos 25% dos dividendos para não delapidar o patrimônio, seguir a sua estratégia de investimentos. 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Márcia Freitas Na minha visão, em 15 anos, para montar uma carteira de aposentadoria, eu iria de 70% em FIIs, 30% em banco e elétrica, Os FIIs vão ser como ter imóveis para alugar, fundos de tijolo tem uma tendencia de corrigir o IGPM, pagam com alta frequência, tendem a ter um retorno superior aos investimentos oferecidos por bancões, se somado o dividendo e a correção do valor do imóvel.

Exemplificando em números, com um investimento em FIIs na ordem de 2 mil por mês por 15 anos, seria o investimento próximo a um imóvel medio, porem, com uma taxa de retorno que pode chegar ao dobro do aluguel de um imóvel medio.

Geralmente utilizo a planilha de juros compostos, com taxa de retorno anual de 5%, que é o caos, mas se tratando de dinheiro, toda margem de segurança é bem-vinda, vou deixar o link do investidor sardinha e você pode simular os aportes e rendimentos, bem como o montante mensal gerado pela estimativa de investimento.

Não vale desanimar com os 5%, porque tende a ser mais, porem os 5% a.a ja descontam inflação e possivelmente gerariam um saldo de reinvestimento, pois na minha visão seria apenas uma taxa segura de desfrute do investimento.

Os 30% de rendimento das carteiras de quem começou a pouco tempo na bolsa, não são a media de mercado, Buffet teve 22% de retorno ao longo de sua carreira, como muito provavelmente nos tendemos a não sermos tão exitosos quanto ele, utilizar uma expectativa menor vai nos ajudar a nos mantermos com os pés no chão e escaparmos das armadilhas das dicas quentes e das oportunidades únicas de tomar prejuízo na bolsa.

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-de-juros-compostos/

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Ricardo Alexandre Jorge disse:

Nesse caso os etf NDIV11 e NSDV11, que são os novos ETFs de dividendos, não seria uma boa ?

Não sei se ainda valeria a pena justamente por conta do tempo.

A premissa parece ser interessante mas ainda tivemos tempo de observar como será o comportamento desses ETFs.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Ola @Márcia Freitas

O meu foco também é para 10-15 anos...

Veja a diversificação que estou buscando nestes setores para este foco

Talvez valha a pena olhar por este caminho de estudo...

Vi na sua pergunta que você colocou bastante coisas de criptos, isso é perigoso e complicado, a recomendação seria alocar uma parcela MUITO PEQUENA nisso, talvez 3% ...

 

image.png.15105e9359f827ed66cf5d42a8f5718a.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Marcelo R disse:

 

image.png.15105e9359f827ed66cf5d42a8f5718a.png

@Marcelo R, pergunta: sua carteira sempre seguiu mais ou menos essa alocação ou você foi alterando sua posição ao longo do tempo?
 

Com o passar do tempo você acha que devemos alterar nossas perguntas no Diagrama do Cerrado para ir reposicionando a carteira pensando na aposentadoria? 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Maila Silva disse:

@Marcelo R, pergunta: sua carteira sempre seguiu mais ou menos essa alocação ou você foi alterando sua posição ao longo do tempo?
 

Com o passar do tempo você acha que devemos alterar nossas perguntas no Diagrama do Cerrado para ir reposicionando a carteira pensando na aposentadoria? 

 

Oi Maila,

Sim quando montei ela já tinha essa intensão, ai ela já nasceu assim...

Na verdade o diagrama procura equalizar o risco dos ativos na carteira, não sei se faria sentido mudar, porque se quando você escolher a ação para colocar na carteira ela não tiver as características que você deseja (pagadora de dividendo por exemplo) as perguntas do diagrama não vão resolver isso.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Maila Silva disse:

@Marcelo R, pergunta: sua carteira sempre seguiu mais ou menos essa alocação ou você foi alterando sua posição ao longo do tempo?
 

Com o passar do tempo você acha que devemos alterar nossas perguntas no Diagrama do Cerrado para ir reposicionando a carteira pensando na aposentadoria? 

 

Olá, eu recomendo muita cautela com alteração das perguntas do diagrama, elas são baseadas em método, se por a caso as perguntas forem tendenciosas em viés, vai comprometer o diagrama, antes de alterá-las, eu recomendo que ler o livro “Ações comuns, lucros extraordinários”, Philip Fisher. No livro é explicado o quanto as perguntas e a profundidade da investigação para respondê-las importa.

A seleção dos setores e das empresas que participam da lista de seleção do diagrama já resolveria a questão de foco para a carteira.  

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Maila Silva disse:

@Marcelo R, pergunta: sua carteira sempre seguiu mais ou menos essa alocação ou você foi alterando sua posição ao longo do tempo?
 

Com o passar do tempo você acha que devemos alterar nossas perguntas no Diagrama do Cerrado para ir reposicionando a carteira pensando na aposentadoria? 

 

Bom dia, Maila!

Dando apenas um pitaquinho. Eu acredito que mudar as perguntas talvez não faça tanto sentido como mudar os percentuais de metas.

Por exemplo: em uma construção de patrimônio talvez tendemos a ter menos FIIs e na faze de viver de renda necessitamos ter mais.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Cézar Busato disse:

Olá, eu recomendo muita cautela com alteração das perguntas do diagrama, elas são baseadas em método, se por a caso as perguntas forem tendenciosas em viés, vai comprometer o diagrama, antes de alterá-las, eu recomendo que ler o livro “Ações comuns, lucros extraordinários”, Philip Fisher. No livro é explicado o quanto as perguntas e a profundidade da investigação para respondê-las importa.

A seleção dos setores e das empresas que participam da lista de seleção do diagrama já resolveria a questão de foco para a carteira.  

@Cézar Busato apenas uma observação. As perguntas padrão do Diagrama do Cerrado têm um certo viés do Raul. É recomendado que cada um reavalie as perguntas para ver se as mesmas fazem sentido na estratégia.

Quando finalizamos todos os módulos teremos mais condições de fazer esta avaliação das perguntas padrão. A única sugestão é que a quantidade de perguntas seja por volta da quantidade já existente, pois poucas perguntas não serão capazes de fazer uma boa avaliação de risco, e ter muitas perguntas vai acabar nivelando todas empresas ou jogando uma ou outra nos extremos da pontuação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Edison Paulini disse:

Bom dia, Maila!

Dando apenas um pitaquinho. Eu acredito que mudar as perguntas talvez não faça tanto sentido como mudar os percentuais de metas.

Por exemplo: em uma construção de patrimônio talvez tendemos a ter menos FIIs e na faze de viver de renda necessitamos ter mais.

Ahhh!! Sim!

Com certeza, faz total sentido! Obrigada, Eddy!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...