Jump to content
  • 0

Gerdal , GOAU4, Será que vale a pena?


Cézar Busato

Pergunta

Galera, comecei estudar a GOAU4, uma empresa com indicadores passados interessantes, mas que enfrenta um momento de ciclo de baixa do aço, bem como a concorrência com o aço chines.

Sobre os indicadores, são razoáveis, mesmo tendo dado prejuízo em 2015, não parece que este quadro irá se repedir, porem a margem e geração de caixa serão um desafio enorme. Quanto aos indicadores detalhados, vou deixar o link do investidor 10. Comparando com CSN e Ferbasa, os números da Ferbasa PN são ótimos, porem não tem tag alone, o que me impede de investir. Já a CSN perde em indicadores, o que faz com que a GOAU4 seja mais interessante,

Porem toda esta dificuldade abre uma janela de oportunidades para aportar na empresa, das empresas de aço, comparativamente é empresa do sub setor siderurgia com os melhores números, é um setor cíclico, que dependendo do momento de entrada a ação me parece algo bom, iniciei a montagem de uma posição, na qual devo aportar paulatinamente, construindo a posição ao longo de 18 meses, visando chegar a 1000 ações, o que deverá representar menos de 10% da carteira de renda variável.

Gostaria de debater os números e para tomar melhores decisões. 

https://investidor10.com.br/acoes/goau4/

Editado por Cézar Busato
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Altíssimo risco, vai penar um monte de tempo, mas eu tenho montado posição. Na pegada salva treco. Eu acredito que demora para subir, pois depende de uma serie de fatores, como aquecimento da economia. Estou montando a posição bem devagar e vendo o que que acontece. O meu diagrama inclusive tem outorgado as compras, kkk

Editado por Cézar Busato
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Simm @Cézar Busato  a empresa está em um setor cíclico e que vem sofrendo com a concorrência do aço chinês no mercado BR, último balanço dela deve vir com o impacto na operação na América do Norte. Eu ainda estou estudando porque eu tenho construtora na carteira e queria evitar a correlação dela com empresas de siderurgia por exemplo como no caso dela que vende aço para construção. Enfim uma série de questões para colocar em pauta antes de entrar no papel.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

Simm @Cézar Busato  a empresa está em um setor cíclico e que vem sofrendo com a concorrência do aço chinês no mercado BR, último balanço dela deve vir com o impacto na operação na América do Norte. Eu ainda estou estudando porque eu tenho construtora na carteira e queria evitar a correlação dela com empresas de siderurgia por exemplo como no caso dela que vende aço para construção. Enfim uma série de questões para colocar em pauta antes de entrar no papel.

A correlação com construtora é medonha, porem, a GOAU é muito menos sensível que as construtoras, ate porque a siderúrgica vende para muito mais pessoas que as grandes construtoras. seria uma forma de investir em infra + minério, e não em ciclo econômico Brasil puro como são as construtoras. 

Se liga nos comparativos de rentabilidade, entendendo que o mercado estaria avaliando as empresas

Captura de Tela 2024-02-20 às 14.33.52.png

Editado por Cézar Busato
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Então @Cézar Busato entendo o seu racional em correlacionar a rentabilidade porém não se deixar uma pequena correlação, eu nem digo em relação ao ciclo econômico em si eu falo mesmo da relação entre a venda do produto da empresa a demanda da outra ponta. Eu posso estar enganado mas uma "economia aquecida" favorece o setor de siderurgia em termos práticos , eu estou olhando para o setor siderurgia ,contudo ,como disse eu ainda estou analisando ainda o setor e os números da empresa também.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/01/2024 at 10:39, Cézar Busato disse:

Galera, comecei estudar a GOAU4, uma empresa com indicadores passados interessantes, mas que enfrenta um momento de ciclo de baixa do aço, bem como a concorrência com o aço chines.

Sobre os indicadores, são razoáveis, mesmo tendo dado prejuízo em 2015, não parece que este quadro irá se repedir, porem a margem e geração de caixa serão um desafio enorme. Quanto aos indicadores detalhados, vou deixar o link do investidor 10. Comparando com CSN e Ferbasa, os números da Ferbasa PN são ótimos, porem não tem tag alone, o que me impede de investir. Já a CSN perde em indicadores, o que faz com que a GOAU4 seja mais interessante,

Porem toda esta dificuldade abre uma janela de oportunidades para aportar na empresa, das empresas de aço, comparativamente é empresa do sub setor siderurgia com os melhores números, é um setor cíclico, que dependendo do momento de entrada a ação me parece algo bom, iniciei a montagem de uma posição, na qual devo aportar paulatinamente, construindo a posição ao longo de 18 meses, visando chegar a 1000 ações, o que deverá representar menos de 10% da carteira de renda variável.

Gostaria de debater os números e para tomar melhores decisões. 

https://investidor10.com.br/acoes/goau4/

De forma resumida, gosto da empresa, mas prefiro GBBR do que GOAU.

Vi que já discutiram bastante detalhes e números

Ficou uma curiosidade, você ignora o Diagrama do Cerrado e segue essa estratégia de "1000 ações"?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

De forma resumida, gosto da empresa, mas prefiro GBBR do que GOAU.

Vi que já discutiram bastante detalhes e números

Ficou uma curiosidade, você ignora o Diagrama do Cerrado e segue essa estratégia de "1000 ações"?

@Rai Nunes Espindola fala meu amigo, você tem GGBR em carteira ainda estou estudando as empresas de siderurgia, tenho estudado Ferbasa e Gerdau.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

@Rai Nunes Espindola fala meu amigo, você tem GGBR em carteira ainda estou estudando as empresas de siderurgia, tenho estudado Ferbasa e Gerdau.

Sim, acho GBBR uma empresa interessante, tendo em vista que o mercado proporciona momentos de insanidade para que a gente entre em coisas assim. Porém é importante estudar os números dela pra saber qual o tamanho que ela pode ter na sua carteira.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Sim, acho GBBR uma empresa interessante, tendo em vista que o mercado proporciona momentos de insanidade para que a gente entre em coisas assim. Porém é importante estudar os números dela pra saber qual o tamanho que ela pode ter na sua carteira.

Eu também acho uma empresa interessante @Rai Nunes Espindola, pelo menos as que estou vendo do setor. Ela tem 100 anos de duração e tudo mais, o setor é "perene" con ressalvas claro. Por ser uma empresa cíclica tem de haver pouco de coitado para não se machucar hajahahahhaahja. O p/vp dela está ridículo pelo porte da operação e negócio, tá bem bizarro. Meu receio é que tenho construtora e não queria uma correlação com elas e se decidir por uma empresa desse ramo estaria correlacionado, preciso rever algumas coisa sabe.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Sim, acho GBBR uma empresa interessante, tendo em vista que o mercado proporciona momentos de insanidade para que a gente entre em coisas assim. Porém é importante estudar os números dela pra saber qual o tamanho que ela pode ter na sua carteira.

Compartilho a mesma ideia do Raí, em relação a ser uma empresa interessante. Foi uma das primeiras ações que adquiri antes de terminar os ensinamentos da AUVP. Não olhei a empresa depois.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 22/02/2024 at 20:47, Rai Nunes Espindola disse:

De forma resumida, gosto da empresa, mas prefiro GBBR do que GOAU.

Vi que já discutiram bastante detalhes e números

Ficou uma curiosidade, você ignora o Diagrama do Cerrado e segue essa estratégia de "1000 ações"?

No caso da GOAU eu comecei comprando e depois fui aportando de cordo as indicações do diagrama, em alguns aportes eu aumentei a compra. se eu fosse aportar novamente hoje, o diagrama diria para comprar 68 ações, mas ai eu sempre arredondo pra 100. 

Editado por Cézar Busato
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Cézar Busato disse:

vou aproveitar para fazer uma pergunta, para ações meio bomba, eu não gostaria de passar de 5% da carteira de ações, se o diagrama indicar compra, eu compro ou mudo a nota e rebaixo a empresa?

Da a nota e segue o diagrama amigo. Com exceção de quando a empresa abala algum fundamento, que daí a gente zera a nota.

Você não deveria precisar mexer na nota pra adequar a porcentagem que você tem que ter dela. Será que suas outras empresas são boas? Talvez seja momento de repensar. Também não pode dar nota comparando com outra empresa, tem que ser conforme as perguntas que você tem. Se ficar comparando, você vai sempre tentar posicionar ela onde você acredita ser o lugar dela, o que não reflete necessariamente a realidade.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...