Jump to content
  • 0

Diagrama do Cerrado, quais suas maiores notas ?


Marcelo Ribeiro

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
25 minutes ago, Marcelo R disse:

Pessoal,

Tenho 2 posições que são empatadas minhas maiores notas no diagrama, ambas com nota 14

ITSA e LEVE

Depois vem com nota 12

UNIP e SANB

 

O que pensam sobre Itausa ? Nos últimos tempos ela mudou um pouco a estratégia que antes distribuía mais dividendos e agora esta mais focada em novos negócios...

image.png.4add94261b7984d12561294df3f0428e.png

 

Na minha opinião, Itaúsa investindo, crescendo e bonificando é mais interessante que pagando muitos dividendos. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pergunta de curioso, @Edison Paulini, @Henrique Magalhães e @Marcelo R, Vocês alteraram as perguntas originais?

Pergunto pois sei que tem o vies do Raul nas perguntas, achei que deveria criar perguntas personalizadas, mas ai para fazer isso resolvi ler o livro do Fischer e entender como montar melhor as perguntas, resultado, deixei como estava, pois depois da leitura elas me pareceram mais lógicas, simples e de certo modo restritivas, pois não cabe o eu acho e se aplicam a qualquer raio de empresa. 

Vocês podem me ajudar nessa questão, pois me preocupou o fato das minhas notas serem sempre menores que a media, não sei se sou muito restritivo com a pergunta de investimento em tecnologia no setor por exemplo, a maioria das empresas esta avaliada com não ou se não estou sabendo interpretar alguma das questões. 

Editado por Cézar Busato
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Cézar Busato disse:

Pergunta de curioso, @Edison Paulini, @Henrique Magalhães e @Marcelo R, Vocês alteraram as perguntas originais?

Pergunto pois sei que tem o vies do Raul nas perguntas, achei que deveria criar perguntas personalizadas, mas ai para fazer isso resolvi ler o livro do Fischer e entender como montar melhor as perguntas, resultado, deixei como estava, pois depois da leitura elas me pareceram mais lógicas, simples e de certo modo restritivas, pois não cabe o eu acho e se aplicam a qualquer raio de empresa. 

Vocês podem me ajudar nessa questão, pois me preocupou o fato das minhas notas serem sempre menores que a media, não sei se sou muito restritivo com a pergunta de investimento em tecnologia no setor por exemplo, a maioria das empresas esta avaliada com não ou se não estou sabendo interpretar alguma das questões. 

Pouco mais da metade das minha perguntas são alteradas (não me recordo ao certo na verdade, pois não me lembro mais exatamente como era o diagrama padrão). Algumas perguntas foram mantidas troquei os valores como, por exemplo, valor aceitável dentro dos meu conceitos para P/L e P/VP. Algumas outras perguntas foram substituídas.

 

Também fiz a leitura do livro e minha conclusão é que podemos utilizar grande parte do conceito com as empresas que temos hoje pois é importante frisar que o livro escrito há muito tempo e o cenário era outro. Mas creio ser possível uma adequação.

Além disso, eu vejo os conceitos de Fisher muito mais voltados para uma análise eliminatória de uma empresa do que de fato qualitativa para depois de já termos optado investor nela. Claro que suas ideias nos ajudam ainda assim a estudar a empresa a qual estamos nos tornando sócios.

 

A questão de pesquisa e inovação na minha opinião pode ser interpretada de formas diferentes a depender da empresa. A melhoria da utilização de um produto, criação e aquisição de novos projetos (como aquisição de novas linhas para empresas de energia), melhoria de um aplicativo, segurança voltada a tecnologia da informação, etc. Estes para mim são pontos os quais entendo como ponto positivo pra a empresa.

Tenho exemplos na carteira de empresas que sequer chegam perto disso e acabam sendo penalizadas. Bradesco por exemplo na minha visão é o mais primitivo em questão nesses pontos por fazer muitas coisas de modo arcaico. 

 

Espero que ajude.

Editado por Edison Paulini
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Cézar Busato disse:

Pergunta de curioso, @Edison Paulini, @Henrique Magalhães e @Marcelo R, Vocês alteraram as perguntas originais?

Pergunto pois sei que tem o vies do Raul nas perguntas, achei que deveria criar perguntas personalizadas, mas ai para fazer isso resolvi ler o livro do Fischer e entender como montar melhor as perguntas, resultado, deixei como estava, pois depois da leitura elas me pareceram mais lógicas, simples e de certo modo restritivas, pois não cabe o eu acho e se aplicam a qualquer raio de empresa. 

Vocês podem me ajudar nessa questão, pois me preocupou o fato das minhas notas serem sempre menores que a media, não sei se sou muito restritivo com a pergunta de investimento em tecnologia no setor por exemplo, a maioria das empresas esta avaliada com não ou se não estou sabendo interpretar alguma das questões. 

Cezar, da um exemplo de empresa e nota… porque isso não deveria depender de você ser ou não ser criterioso e a nota ficar baixa… pois a pergunta está la eh sim ou não rsrs

Eu mudei um pouco as perguntas e coloquei uma a mais no meu caso pontua até 16.

Perguntas muito subjetivas e mais complicadas de responder eu tirei.

Depois quando eu estiver no PC mando um print de como ficou o meu.

Manda as suas, quero ver como é o original para comparar

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Edison Paulini não sei se lhe convém compartilhar as perguntas, mas eu gostaria de observar uma visão diferente para entender o que posso melhorar. 

@Marcelo R segue os prints da avaliação de algumas empresas.

ITsa4, pela minha avaliação só é penalizada pela pergunta sobre pesquisa e inovação, sendo que o Itaú é muito inovador, mas nem todas as empresas da Holding são, por isso não deu nota cheia. 

WEGE3 tem o probleminha do preço, kkk

BBSE3 tem a penalização estatal, que se eu pudesse colocar peso 2 eu colocaria. Acho que vou duplicar a pergunta para penalizar duplamente o controle estatal, ai as empresas de controle misto podem ter apenas um ponto marcado e as de controle amplo tipo Petrobrás eu marco 2 vezes, mas não tenho petro em carteira e nem pretendo. 

E por ai vai, quanto a alterar as perguntas, passei uma cota de tempo pensando em perguntas mais alinhadas com minha visão, mas cheguei a conclusão que não precisava mudar, pois 

 

itsa4.jpg

WEGE3.jpg

BBSE3.jpg

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Cézar Busato disse:

Pergunta de curioso, @Edison Paulini, @Henrique Magalhães e @Marcelo R, Vocês alteraram as perguntas originais?

Pergunto pois sei que tem o vies do Raul nas perguntas, achei que deveria criar perguntas personalizadas, mas ai para fazer isso resolvi ler o livro do Fischer e entender como montar melhor as perguntas, resultado, deixei como estava, pois depois da leitura elas me pareceram mais lógicas, simples e de certo modo restritivas, pois não cabe o eu acho e se aplicam a qualquer raio de empresa. 

Vocês podem me ajudar nessa questão, pois me preocupou o fato das minhas notas serem sempre menores que a media, não sei se sou muito restritivo com a pergunta de investimento em tecnologia no setor por exemplo, a maioria das empresas esta avaliada com não ou se não estou sabendo interpretar alguma das questões. 

Eu mantive a maioria (pois fez sentido pra mim) e adicionei mais algumas ! Não fiz grande modificações nas minhas não … inclui também algumas perguntas como se fossem redutores (para casos em que tenho mais de uma empresa num mesmo setor , para que não fique muito concentrado )

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Cézar Busato tirei um print aqui e comparei... vou colocar.

Basicamente ficou assim:

11 perguntas são iguais

2 levemente modificadas

3 extras

Ficando com 16 perguntas no total.

Gostaria de ouvir os comentários de todos os colegas sobre estas perguntas, se enxergam algum risco ou algo do gênero nesta minha visão.

image.png.148d6a5ed5816bf80d27fed2f9deae40.png

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Marcelo R , gostei de mais de ter Decio Bazin e Beijamin Graham como parâmetro, pois se passa no crivo deles, o papel tem que estar barato e pagar dividendos, uma coisa que pode te fazer passar um susto é retirar a pergunta sobre  histórico de corrupção, pois geralmente tanto Bazin e Graham não conseguem filtrar problemas sistêmicos nos papeis, pois eles levam em conta cotação atual e balanços passados, em um exemplo hipotético, te induziria a sentar o pau comprando IRB, Americanas e esse tipo de maravilha, sei la, claro que vai depender do screener de por ou não na carteira, sobre o Tag Alone, sei la, pra mim não ser estatal e ter tag alone é quase obrigação da empresa. Tenho 2 concessões, ITSA4 e BBSE3, e ainda não adoro a BBSE3, so por ser governo. 

@Edison Paulini Não sei se a minha leitura esta certa, mas as perguntas buscam empresas maduras com alto retorno em dividendos, achei bem interessante, como você faz com ações de potencial de crescimento?

Pergunto isso, porque tenho montado posições para meu Trem fantasma, e ai o diagrama não gosta muito, nesse balaio de porcaria, vai AESB3, RDOR3 e CXSE3, a ideia era ter 10% da carteira mas como elas subiram muito mais que a media da carteira estão atualmente com 15%, acredito que nos próximos 2 meses eu consiga corrigir esta situação, sao acoes que eu aportei em quedas acentuadas e não mexi mais, tanto que para elas eu não respeito nem quando o diagrama indica, quando cair a porcentagem, volto a aportar. Da medo, são papeis de alto risco.  

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Cézar Busato disse:

@Marcelo R , gostei de mais de ter Decio Bazin e Beijamin Graham como parâmetro, pois se passa no crivo deles, o papel tem que estar barato e pagar dividendos, uma coisa que pode te fazer passar um susto é retirar a pergunta sobre  histórico de corrupção, pois geralmente tanto Bazin e Graham não conseguem filtrar problemas sistêmicos nos papeis, pois eles levam em conta cotação atual e balanços passados, em um exemplo hipotético, te induziria a sentar o pau comprando IRB, Americanas e esse tipo de maravilha, sei la, claro que vai depender do screener de por ou não na carteira, sobre o Tag Alone, sei la, pra mim não ser estatal e ter tag alone é quase obrigação da empresa. Tenho 2 concessões, ITSA4 e BBSE3, e ainda não adoro a BBSE3, so por ser governo. 

@Edison Paulini Não sei se a minha leitura esta certa, mas as perguntas buscam empresas maduras com alto retorno em dividendos, achei bem interessante, como você faz com ações de potencial de crescimento?

Pergunto isso, porque tenho montado posições para meu Trem fantasma, e ai o diagrama não gosta muito, nesse balaio de porcaria, vai AESB3, RDOR3 e CXSE3, a ideia era ter 10% da carteira mas como elas subiram muito mais que a media da carteira estão atualmente com 15%, acredito que nos próximos 2 meses eu consiga corrigir esta situação, sao acoes que eu aportei em quedas acentuadas e não mexi mais, tanto que para elas eu não respeito nem quando o diagrama indica, quando cair a porcentagem, volto a aportar. Da medo, são papeis de alto risco.  

Cezar, sobre seu comentário de corrupção etc, acho que 1 ponto é pouco para penalizar, se a empresa eh zuada assim eu prefiro não colocar na carteira.

Sobre a BBSE ela não tem controle estatal… governo somente recebe a grana, mas não apita por lá.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Cézar Busato disse:

@Marcelo R , gostei de mais de ter Decio Bazin e Beijamin Graham como parâmetro, pois se passa no crivo deles, o papel tem que estar barato e pagar dividendos, uma coisa que pode te fazer passar um susto é retirar a pergunta sobre  histórico de corrupção, pois geralmente tanto Bazin e Graham não conseguem filtrar problemas sistêmicos nos papeis, pois eles levam em conta cotação atual e balanços passados, em um exemplo hipotético, te induziria a sentar o pau comprando IRB, Americanas e esse tipo de maravilha, sei la, claro que vai depender do screener de por ou não na carteira, sobre o Tag Alone, sei la, pra mim não ser estatal e ter tag alone é quase obrigação da empresa. Tenho 2 concessões, ITSA4 e BBSE3, e ainda não adoro a BBSE3, so por ser governo. 

@Edison Paulini Não sei se a minha leitura esta certa, mas as perguntas buscam empresas maduras com alto retorno em dividendos, achei bem interessante, como você faz com ações de potencial de crescimento?

Pergunto isso, porque tenho montado posições para meu Trem fantasma, e ai o diagrama não gosta muito, nesse balaio de porcaria, vai AESB3, RDOR3 e CXSE3, a ideia era ter 10% da carteira mas como elas subiram muito mais que a media da carteira estão atualmente com 15%, acredito que nos próximos 2 meses eu consiga corrigir esta situação, sao acoes que eu aportei em quedas acentuadas e não mexi mais, tanto que para elas eu não respeito nem quando o diagrama indica, quando cair a porcentagem, volto a aportar. Da medo, são papeis de alto risco.  

Não necessariamente visando oa dividendos em vista que isso no meu momento é apenas troca de bolso do dinheiro.

Mas prefiro buscar empresas mais maduras de fato do que correr muitos riscos. Venho com um perfil um pouco mais conservador para contrapor um apetite para riscos os quais não estou no momento de correr.

Sendo assim, as empresas mais arriscadas eu as analiso por um tempinho usando alguns vieses de Fisher e a exposição acaba sendo pouco. Além disso, tanto Fisher como Graham consideram alguns aspectos de preço os quais eu partilho das ideias mesmo levando as empresas no longo prazo e não as trocando (como comentado por você inclusive em outro posto) acho que é possível fazer boas aquisições de empresas que tem seu potencial mas eventualmente estão mal precificadas.

 

Espero que eu tenho explicado de forma clara minhas ideias  😅

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/01/2024 at 09:59, Cézar Busato disse:

@Edison Paulini não sei se lhe convém compartilhar as perguntas, mas eu gostaria de observar uma visão diferente para entender o que posso melhorar. 

@Marcelo R segue os prints da avaliação de algumas empresas.

ITsa4, pela minha avaliação só é penalizada pela pergunta sobre pesquisa e inovação, sendo que o Itaú é muito inovador, mas nem todas as empresas da Holding são, por isso não deu nota cheia. 

WEGE3 tem o probleminha do preço, kkk

BBSE3 tem a penalização estatal, que se eu pudesse colocar peso 2 eu colocaria. Acho que vou duplicar a pergunta para penalizar duplamente o controle estatal, ai as empresas de controle misto podem ter apenas um ponto marcado e as de controle amplo tipo Petrobrás eu marco 2 vezes, mas não tenho petro em carteira e nem pretendo. 

E por ai vai, quanto a alterar as perguntas, passei uma cota de tempo pensando em perguntas mais alinhadas com minha visão, mas cheguei a conclusão que não precisava mudar, pois 

 

itsa4.jpg

WEGE3.jpg

BBSE3.jpg

Entrando um pouco no assunto, também mudei algumas perguntas, alterei o caldo de algumas como o limite do p/l pra 15 (e não 30, como a original), tirei a da corrupção (por não investir em empresas com essa história). E busquei acrescentar 2 de proteção contra crise.

1) O setor é essencial (aqui busco empresas que mesmo em crise o cliente continue consumindo a empresa, setor de banco ou telecomunicações por exemplo)

2) Tem diferenciais internos para proteger de crises no Brasil (renda dolarizada ou proveniente de outro país...)

Estou confortável dessa forma, entretanto reconheço que especialmente a 2, é um pouco subjetiva, mas de qualquer forma acredito que por ser só uma pergunta um pouco mais subjetiva, não dá um grande viés a carteira.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...