Jump to content
  • 0

Comprar imóvel ou aplicar em fii


Pergunta

Boa tarde colegas.

Sabendo que nada melhor que nosso canto tenho uma curiosidade e falta de conhecimento prático, pois estou com pouquíssimo tempo na bolsa, uns 5 meses.

Pretendo vender minha casa  por fins particulares, pretendia comprar outra, mas me veio a dúvida. Valor de 400k

Será que se eu colocar tudo em uns 8 Fii na perspectiva de 8% mensal e pagar um aluguel ou financiar um AP de mesmo valor 400k e reaplicar o restante nos fii seria melhor que comprar um imóvel e não ter dívida, ou estaria trocando 6 por meia dúzia?

Tenho minha fonte de renda e estaria fazendo meus aportes normalmente mensalmente em ações de empresas, umas 10 pretendo..

Quem tiver essa vivencia ou souber me exemplificar e puder dividir a experiência e opiniões estarei muito grato... Em outros tempos sem conhecer a bolsa certamente compraria outro imóvel... Mas vejo que trocar de casa ou vender não é igual um carro quando a gente cansa dele kk.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
43 minutes ago, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Boa tarde colegas.

Sabendo que nada melhor que nosso canto tenho uma curiosidade e falta de conhecimento prático, pois estou com pouquíssimo tempo na bolsa, uns 5 meses.

Pretendo vender minha casa  por fins particulares, pretendia comprar outra, mas me veio a dúvida. Valor de 400k

Será que se eu colocar tudo em uns 8 Fii na perspectiva de 8% mensal e pagar um aluguel ou financiar um AP de mesmo valor 400k e reaplicar o restante nos fii seria melhor que comprar um imóvel e não ter dívida, ou estaria trocando 6 por meia dúzia?

Tenho minha fonte de renda e estaria fazendo meus aportes normalmente mensalmente em ações de empresas, umas 10 pretendo..

Quem tiver essa vivencia ou souber me exemplificar e puder dividir a experiência e opiniões estarei muito grato... Em outros tempos sem conhecer a bolsa certamente compraria outro imóvel... Mas vejo que trocar de casa ou vender não é igual um carro quando a gente cansa dele kk.

Boa noite,  Jonathas!

Investir em FIIs para receber os dividendos e pagar um aluguel não é uma boa ideia.

Se eventualmente os FIIs tem problemas ou de repente algum tipo de canetada e eles perdem rendimento ou param de pagar, como ficaríamos? 

Acho um decisão muito arriscada.

Talvez comprar outro imóvel de mesmo valor ou até mesmo um pouco menor se for o caso seria mais interessante.

Obviamente essa é uma decisão bem pessoal, mas acho que vale pensar neste ponto.

Na minha opinião dormir tranquilo sem uma dívida e tendo um lugar meu para morar é melhor do que correr algum tipo de risco.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Boa tarde colegas.

Sabendo que nada melhor que nosso canto tenho uma curiosidade e falta de conhecimento prático, pois estou com pouquíssimo tempo na bolsa, uns 5 meses.

Pretendo vender minha casa  por fins particulares, pretendia comprar outra, mas me veio a dúvida. Valor de 400k

Será que se eu colocar tudo em uns 8 Fii na perspectiva de 8% mensal e pagar um aluguel ou financiar um AP de mesmo valor 400k e reaplicar o restante nos fii seria melhor que comprar um imóvel e não ter dívida, ou estaria trocando 6 por meia dúzia?

Tenho minha fonte de renda e estaria fazendo meus aportes normalmente mensalmente em ações de empresas, umas 10 pretendo..

Quem tiver essa vivencia ou souber me exemplificar e puder dividir a experiência e opiniões estarei muito grato... Em outros tempos sem conhecer a bolsa certamente compraria outro imóvel... Mas vejo que trocar de casa ou vender não é igual um carro quando a gente cansa dele kk.

Olá, tudo com muita calma, mas acredito que uma boa forma de obter os rendimentos comparáveis ao aluguel de um imóvel de 400 mil reais, seria montar uma carteira mista entre FIIs e renda fixa, fazendo os aportes de maneira paulatina, quando eu pego um dinheiro extra eu no máximo dobro os aportes mensais, deixando o excedente na renda fixa, com vencimentos variados, casando com os aportes. Porque eu tenho medo de pesar a mão em um aporte e dar errado, pelo que eu vi, com 30% do valor do imóvel, o rendimento dos FIIs são muito próximos. 
Mas se for seu imóvel de uso, já não sei, pois é uma decisão muito particular, os retornos de bolsa não são garantidos, e isso pode te trazer problemas.

Editado por Cézar Busato
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Faz isso não doido vender a única casa pra investir é algo que vc está aprendendo sobre o assunto agora é loucura.  E se financiar vai piorar sua situação é melhor fica quieto msm . Ou compra uma  casa usada msm por 200 mil e investe o restante. Mas fica a seu critério, depende do valor dos imóveis onde vc mora , aqui onde eu moro acha casa usada até 80 mil casa velha e caro . 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1
21 horas atrás, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Boa tarde colegas.

Sabendo que nada melhor que nosso canto tenho uma curiosidade e falta de conhecimento prático, pois estou com pouquíssimo tempo na bolsa, uns 5 meses.

Pretendo vender minha casa  por fins particulares, pretendia comprar outra, mas me veio a dúvida. Valor de 400k

Será que se eu colocar tudo em uns 8 Fii na perspectiva de 8% mensal e pagar um aluguel ou financiar um AP de mesmo valor 400k e reaplicar o restante nos fii seria melhor que comprar um imóvel e não ter dívida, ou estaria trocando 6 por meia dúzia?

Tenho minha fonte de renda e estaria fazendo meus aportes normalmente mensalmente em ações de empresas, umas 10 pretendo..

Quem tiver essa vivencia ou souber me exemplificar e puder dividir a experiência e opiniões estarei muito grato... Em outros tempos sem conhecer a bolsa certamente compraria outro imóvel... Mas vejo que trocar de casa ou vender não é igual um carro quando a gente cansa dele kk.

@JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA complementando os colegas, pelo que você coloca em seu post a venda vai ocorrer de qualquer maneira. O seu questionamento é em relação a como "usar" o dinheiro da venda, certo?

Como falado, se você tem família, mesmo que financeiramente comprar seja menos vantajoso (na maioria dos casos) se comparado com investir e alugar, o sugerido é comprar para ter uma segurança para a Família. A rentabilidade dos investimentos não ocorrem de maneira igual ao longo dos meses e no meio do caminho podem haver algumas suspensões nos pagamentos dos dividendos que podem trazer preocupações.

Outra questão é que de repente um outro imóvel no valor menor a R$400mil para sobrar um valor para investir talvez não lhe atenda, e mesmo um outro imóvel no valor de R$400mil também não atenda. Nesta situação você precisa avaliar se um financiamento (consciente) da diferença seja válido, ou então, ficar um curto tempo no aluguel para acumular o valor que falta, possam vir a ser possibilidades. Lembrando que nesta segunda opção, renda variável não é recomendada. 

E sempre vale lembrar, certas decisões (como neste assunto) são pessoais, e é sempre bom pesar bem todos os pontos.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 21/01/2024 at 18:37, JONATHAS THIAGO MENDES DA SILVA disse:

Boa tarde colegas.

Sabendo que nada melhor que nosso canto tenho uma curiosidade e falta de conhecimento prático, pois estou com pouquíssimo tempo na bolsa, uns 5 meses.

Pretendo vender minha casa  por fins particulares, pretendia comprar outra, mas me veio a dúvida. Valor de 400k

Será que se eu colocar tudo em uns 8 Fii na perspectiva de 8% mensal e pagar um aluguel ou financiar um AP de mesmo valor 400k e reaplicar o restante nos fii seria melhor que comprar um imóvel e não ter dívida, ou estaria trocando 6 por meia dúzia?

Tenho minha fonte de renda e estaria fazendo meus aportes normalmente mensalmente em ações de empresas, umas 10 pretendo..

Quem tiver essa vivencia ou souber me exemplificar e puder dividir a experiência e opiniões estarei muito grato... Em outros tempos sem conhecer a bolsa certamente compraria outro imóvel... Mas vejo que trocar de casa ou vender não é igual um carro quando a gente cansa dele kk.

Não é viável vender se for seu único imóvel e você mora nele. Não recomendo ap, no final das contas uma casa vc tem mais opções de fazer o que vc quiser, por exemplo,  reforma a área externa ao seu gosto, transforma-la em um ponto de comércio ou trabalho e assim por diante. Mas caso vc venda, não invista apenas em uma classe de ativos. Se vc ainda for jovem (menos de 30) uma boa parte pode ser investido em ações e o restante em fii e renda fixa 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...