Jump to content
  • 0

Decisão difícil: escolha de carreira


Convidado Anônimo

Pergunta

Fala sardinhas, beleza?

Por aqui as coisas andam meio turbulentas, principalmente na minha mente. Quero antecipar que a minha história talvez soe como um coitadismo, principalmente pela posição privilegiada que ocupo, mas é uma questão que tem permeado minha mente e gostaria de compartilhar com pessoas diferentes, que não tenham necessariamente uma relação comigo, para entender diferentes perspectivas da questão.

Tenho 23 anos, hoje curso medicina em uma boa universidade federal, na minha cidade natal (fora dos grandes centros) e resido com meu pai e minha irmã (sou bancado pelos meus pais) e namoro há 6 anos. Estudei por 3 anos até ser aprovado (tinha 19 quando decidi prestar) e recentemente iniciei o segundo período, porém, comecei a me questionar se tomei a decisão certa em seguir a carreira médica. Isso porque, meu pai tem um escritório de contabilidade de grande porte (no contexto da minha cidade), que é tocado por ele e por meu irmão mais velho, e depois que ingressei na faculdade, com as dificuldades encaradas no curso e com a perspectiva de levar tanto tempo (6 anos de graduação + 2-4 anos de especialização) para me tornar financeiramente autossuficiente, e "viver a minha própria vida", passei a conviver com um sentimento de incerteza e de estar deixando uma oportunidade na mesa.

Já tive algumas experiências ajudando no escritório, no financeiro e por algum tempo fui secretário dos chefes (pai e irmão), e inicialmente não gostava muito, mas cheguei a aprender algumas coisas sobre direito (temos alguns advogados parceiros) e contabilidade e acabei por me familiarizar com aquilo, de modo que pensava seriamente em trabalhar ali caso não tivesse sido aprovado no processo seletivo em que passei - havia feito um compromisso comigo mesmo de que era minha última tentativa.

Em alguns momentos, conversei com meu irmão sobre a possibilidade de me dedicar ao negócio e senti, de certa forma, uma resposta positiva, pois temos um bom relacionamento e ele me enxerga como uma pessoa capaz, meu pai também pareceu ter gostado da minha experiência por lá - queria que eu conciliasse o curso com um trabalho por lá -, mas nada nunca foi conversado, em termos de funções, plano de carreira, participação, etc, eu também via com maus olhos a questão do trabalho com família, pois sinto que os papeis familiares nunca seriam dissociados do ambiente profissional, então haveria sempre a "hierarquia" familiar envolvida. Além disso, observei ao longo dos anos que o relacionamento do meu pai e do meu irmão se desgastou e, hoje, me parece que o relacionamento deles não é mais de pai e filho, como ocorre comigo.

Por esses motivos, no passado tomei a decisão de seguir a carreira médica, mas como disse, hoje repenso sobre tudo isso.

Evidentemente não quero que escolham um rumo para minha vida, mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre a situação em que me encontro, tenho certeza que diferentes perspectivas podem agregar muito na minha vida, mudando ou não meu rumo. 

P.S.: seria incrível se o mestre @Raul Sena me respondesse.

Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia anônimo,

Bom minha opinião é de que hoje em dia começar um negócio não é nada fácil, portanto se teu pai construiu uma empresa de sucesso não vejo sentido em você não dar continuidade nela, a não ser que você realmente não gostasse nem um pouco de trabalhar lá (não é o seu caso). Acredito também que se você já está com essa dúvida agora no começo da faculdade, tende a ficar cada vez maior mais para frente.

Sobre relação de pai e filho falo por experiência própria, pois trabalho com meu pai, hoje a empresa digamos que é semi-familiar, pois é uma junção de 4 famílias e sócios distintas (longa história pra contar aqui). Enfim, na família temos um combinado de não falar da empresa fora dela, a não ser que seja de extrema urgência e no trabalho nunca chamo ele de pai, parece ser algo bobo mas você acaba separando bem o lado profissional do pessoal.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala, Sardinha.

Meu amigo, pelo que vejo, vc está se pressionando por conta do tempo, está sendo imediatista, isso é normal, vivemos num país de ansiosos, o Brasil é um dos países que mais tem pessoas sofrendo por ansiedade. E não é atoa, o Brasil é extremamente instável, e nunca sabemos o dia de amanhã. 

Posto isso, vejamos. 

Vc tem uma oportunidade de continuar medicina e se tornar médico. No Brasil essa é provavelmente a profissão mais bem paga, não raro um médico alcança salários acima do serviço público, que hj é de 42k. Contudo, levará uns anos para chegar lá, mas ainda assim, assim que formado, fazendo plantões, vc já terá uma renda acima de 15k.

Como empresário, você pode galgar valores ainda maiores, pode, no caso da empresa do seu pai, só vc saberá dizer o quão melhor pode ser, mas quais os riscos envolvidos? Ser empresário e ser médico são carreiras bem diferentes. Empresário pode começar a lidar com uma concorrência que hoje não existe, por exemplo, com funcionários que roubam a empresa, e por aí vai. 

Hoje, com 23 anos, é difícil saber o que realmente quer, mas você deve-se perguntar, o que te motivou a entrar em Med? Vc se sente vocacionado para a medicina? Exercer essa profissão te trará satisfação pessoal? Foi apenas por ser bem remunerada?

Com relação ao tempo, vc perceberá que quanto mais velho vc for, mais rápido parece que o tempo passa, e sinceramente, mais 6 anos não é quase nada. 

Eu, me formaria em medicina, e depois de formado, se a empresa do seu pai estiver voando, e vc sentir que é o caminho, qual o problema de vc ser um empresário formado em medicina?

Sobre ganhos, pense no custo que é fazer uma faculdade de med particular no Brasil, custa uns 100k POR ANO! Nesse sentido, vc abandonar med numa federal, estaria jogando mais de 600k em investimento pessoal, no ralo.

 

Aparentemente, vc tem uma vida tranquila, relaxe e pense com calma.

Talvez fazer terapia pode ajudar a lidar com essa angústia da escolha certa.

 

Um abraço 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Decida responsavelmente e assuma o risco de errar, tudo por sua conta. Os outros não são você!

Há que se desejar e querer e realizar o que se deseja, longe de completude e perfeição.

Uma psicanálise faria bem, para isso e para a vida. Sucesso em sua decisão!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Agradeço muito pelas contribuições que já foram feitas, me fizeram pensar sobre diferentes perspectivas.

Concordo que uma boa terapia é um bom começo pra lidar com essa situação.

Gostaria de ler mais mensagens, se mais pessoas estiverem dispostas.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Minha opinião e experiencia de vida diz o seguinte: Trabalhar com familia a chance de dar certo é bem dificil, claro que é minha experi~encia.

Ficamos preguiçosos, acomodados...e é bem difícil ter comprometimento.

Além do mais se der algum problema no trabalho DIFICILMENTE será possível separar o profissional do familiar.

E outra, se você trabalha com sua familia TODOS OS DIAS os vê todos os dias, então, não sei se terá o mesmo prazer de fazer visitas sociais a eles pois no fundo ja estará um pouco cansado da cara de todo mundo.

Enfim isso é minha experiencia, pense nisso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)

Assumir o negócio da família e se preparar para isso, em 90% dos casos, é a melhor alternativa. Se a empresa é relevante, você a herdará em determinado momento e pode ser coagido a ceder sua participação ao seu irmão se não estiver atuando dentro do negócio.

Obviamente, a relação profissional vai prevalecer no seu relacionamento com seu pai, mas e daí? É possível conciliar isso e tratar o tema como adulto; não é um grande problema.

Você não me parece querer ser médico, apenas entende isso como uma posição mais confortável socialmente (ao menos é o que dá a entender).

Seu texto inteiro parece considerar muito mais a possibilidade de atuar dentro da empresa. Eu seguiria o conselho do seu pai: faça as duas coisas até se decidir.

Tome até julho para tomar essa decisão.

Boa sorte.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Cara, eu vou ser super sincero contigo.

Trabalhar na empresa do seu pai com 23 anos, é ser bancado pelo seu pai! (Coisa que ja é sua realidade). E não me entenda mal, não vejo isso com maus olhos, se vc tem essa possibilidade, use-a, eu usei também.

O que me parece é que vc esta se colocando pressão pra fazer dinheiro logo, cara, esquece! Vc tem 23 anos mano, não ta na hora disso não, esta na hora de você alinhar as coordenadas do foguete e entender que ele pode ter diversos destinos, saca? 

Eu na sua pele pensaria no que eu realmente gosto. Vc quer ser médico? Vai fundo cara, são 6 anos de curso pra 40 anos de uma carreira sólida. Se amanha seu pai e irmão morrerem, vc saberia como gerir o negócio? vender mais? se diferenciar da concorrência, etc etc. (desculpa forçar o exemplo, mas é uma realidade)

Faça o que você tem paixão e é bom naquilo, vou discordar de todos meus colegas aqui, sua escrita parece tendenciosa a ficar na empresa do seu pai pela pseudo segurança que ela te da.

Segurança nao existe! 
Amanhã vc vai herdar ela de um jeito ou de outro, esse caminho ja esta pavimentado. Vá se arriscar, é desbravando e tentando coisas diferentes que a gente se conhece melhor, se encontra e tem sucesso! 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...