Jump to content
  • 0

Diversificado ou Pulverizado???????


André Mesquita Albuquerque

Pergunta

Bom dia queridos sardinhas!!!!!!!!!!!!! (como eu amo essa Comunidade!!!)

Pessoal, tenho olhado a minha carteira de RV e me pergunto se estou diversificado em ações nacionais e FII, ou se pulverizei a carteira! E aqui estou falando só de ações nacionais e FIIs. A carteira está bem montada com investimento tb em RF, ETF internacional, Cripto... 

mas quero me ater apenas na B3... Hj possuo cerca de R$ 11,5K, alocados em 16 ações e 14 FII (as vezes acho que tem muita coisa), que estão aasim distribuídos:

- ações: 2 bancos, 1 Holding, 2 energia, 2 saneamento, 2 seguros, 1 telecom, 6 outras categorias (agro, celulose, siderurgia, etc);

- FIIs: 8 tijolo (3 logística, 3 shopping, 2 híbridos), 4 papel, 1 Fiagro, 1 Fi-infra.

  AS PERGUNTAS DE 1 MILHÃO DE REAIS:

1. Estou diversificado ou pulverizado??? Se tiver pulverizado, como corrijo?

2. Quantos ativos em relação ao patrimônio investido?

Forte abraço!!!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 minutes ago, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse:

@Adriano Umemura de 15-20 ativos, seria considerando a soma de ações + FII? Ou 15-20 ações + 15-20 FII??? 

Não, seriam 15 a 20 ativos por classe. 15 ações e 15 fiis

Porque a correlação entre um fundo imobiliario e uma empresa, apesar de existir é muito baixo.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Muito bem @Adriano Umemura, uma pergunta que sempre me vem a mente em relação a essa questão de 15 a 20 ativos : isso vale para carteira como um todo ? Ou por por cada alocação? Quero dizer se a pessoa tem ações nacionais e internacionais essa relação de ativos é em relação ao todo ou por cada segmento. Por exemplo 15 nacionais , 15 internacionais ou eu conto como um todo ?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

Muito bem @Adriano Umemura, uma pergunta que sempre me vem a mente em relação a essa questão de 15 a 20 ativos : isso vale para carteira como um todo ? Ou por por cada alocação? Quero dizer se a pessoa tem ações nacionais e internacionais essa relação de ativos é em relação ao todo ou por cada segmento. Por exemplo 15 nacionais , 15 internacionais ou eu conto como um todo ?

Eu contaria separadamente. Porque um dos motivos de voce ter investimentos internacionais é diversificar sua carteira se protegendo do risco país.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Muito obrigado, eu sempre imaginei que fosse assim. Até por conta de diversificação de países não faria muito sentido conta todos ativos na mesma seleção, creio que a quantidade é proporcional ao sono e tranquilidade: se você consegue acompanhar 20 , 30  tá tudo bem ahahhahahahaa, muito embora se você focar em acompanhar somente os ativos tu não vai ter vida social e nem vai se concentrar no trabalho kkkkkkkkk.

  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse:

Bom dia queridos sardinhas!!!!!!!!!!!!! (como eu amo essa Comunidade!!!)

Pessoal, tenho olhado a minha carteira de RV e me pergunto se estou diversificado em ações nacionais e FII, ou se pulverizei a carteira! E aqui estou falando só de ações nacionais e FIIs. A carteira está bem montada com investimento tb em RF, ETF internacional, Cripto... 

mas quero me ater apenas na B3... Hj possuo cerca de R$ 11,5K, alocados em 16 ações e 14 FII (as vezes acho que tem muita coisa), que estão aasim distribuídos:

- ações: 2 bancos, 1 Holding, 2 energia, 2 saneamento, 2 seguros, 1 telecom, 6 outras categorias (agro, celulose, siderurgia, etc);

- FIIs: 8 tijolo (3 logística, 3 shopping, 2 híbridos), 4 papel, 1 Fiagro, 1 Fi-infra.

  AS PERGUNTAS DE 1 MILHÃO DE REAIS:

1. Estou diversificado ou pulverizado??? Se tiver pulverizado, como corrijo?

2. Quantos ativos em relação ao patrimônio investido?

Forte abraço!!!

@ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE complementando os colegas, olhando a distribuição dos setores de Ações e FIIs, Ok, tem um pouco de cada, mas duas são as minhas dúvidas/perguntas:

1) Quanto em cada Ação e FII você tem investido? Você tem 30 ativos que somam R$11.500,00 e fazendo uma média estamos falando em R$380,00/ativo. 

2) A carteira tem vários setores e até aí OK, mas você estudou  os setores ou foi naquele básico clássico sem se aprofundar? Pergunto, pois vejo que tem Fiagro e Fi-infra que são ativos novos e sem histórico ainda.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Flavio Prado disse:

@ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE complementando os colegas, olhando a distribuição dos setores de Ações e FIIs, Ok, tem um pouco de cada, mas duas são as minhas dúvidas/perguntas:

1) Quanto em cada Ação e FII você tem investido? Você tem 30 ativos que somam R$11.500,00 e fazendo uma média estamos falando em R$380,00/ativo. 

2) A carteira tem vários setores e até aí OK, mas você estudou  os setores ou foi naquele básico clássico sem se aprofundar? Pergunto, pois vejo que tem Fiagro e Fi-infra que são ativos novos e sem histórico ainda.

@Flavio Prado, boa tarde meu amigo! Respondendo suas perguntas:

1. os valores em cada ativo são pequenos, ainda, é verdade, mas tenho aportado todos os meses, invariavelmente, então, ao longo do tempo, esses valores tendem a aumentar sempre. Os valores em cada ação/FII varia de acordo com a pontuação de risco no Diagrama do Cerrado, que define o percentual em carteira de cada um deles. Sigo o Diagrama à risca! 

2. Os setores foram estudados a fundo. São setores perenes e com ótimas perspectivas ao longo prazo (pelo menos, pelo meu estudo). Quanto ao Fiagro e Fi-infra, dentro do que aceito como risco maior, entendi ser duas áreas interessantes para alocar um pequeno percentual do meu investimento. No início fiz uma análise bem errada do Fi-infra e acabei concentrando muito em carteira de FII, mas hj já estou corrigindo isso, deixando ele em quarentena para que o percentual dele seja menor. 

Por fim, sim, acho que estou com um número de ativos alto em relação ao patrimônio investdio, mas pelo que vi aqui, não está incorreto. Dessa forma, acho que vou deixar os ativos como estão e o tempo e os aportes irão robustecer as posições!

O que acham?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu creio que uma avaliação seria o correto, eu particularmente embora já tenho ativos em carteira e estou aqui como todos vocês para aprender sempre tento avaliar anualmente os indicadores, se vejo que em 2 anos o indicadores vem piorando sem perspectivas de melhora ou empenho da empresa eu deixo em quarentena.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

Eu creio que uma avaliação seria o correto, eu particularmente embora já tenho ativos em carteira e estou aqui como todos vocês para aprender sempre tento avaliar anualmente os indicadores, se vejo que em 2 anos o indicadores vem piorando sem perspectivas de melhora ou empenho da empresa eu deixo em quarentena.

Não só os indicativos mais tem q dar uma olhada no RI da empresa e saber se o q te fez investir nela continua o msm ou se os fundamentos não estão mais compatíveis com o q vc quer para o futuro 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse:

@Flavio Prado, boa tarde meu amigo! Respondendo suas perguntas:

1. os valores em cada ativo são pequenos, ainda, é verdade, mas tenho aportado todos os meses, invariavelmente, então, ao longo do tempo, esses valores tendem a aumentar sempre. Os valores em cada ação/FII varia de acordo com a pontuação de risco no Diagrama do Cerrado, que define o percentual em carteira de cada um deles. Sigo o Diagrama à risca! 

2. Os setores foram estudados a fundo. São setores perenes e com ótimas perspectivas ao longo prazo (pelo menos, pelo meu estudo). Quanto ao Fiagro e Fi-infra, dentro do que aceito como risco maior, entendi ser duas áreas interessantes para alocar um pequeno percentual do meu investimento. No início fiz uma análise bem errada do Fi-infra e acabei concentrando muito em carteira de FII, mas hj já estou corrigindo isso, deixando ele em quarentena para que o percentual dele seja menor. 

Por fim, sim, acho que estou com um número de ativos alto em relação ao patrimônio investdio, mas pelo que vi aqui, não está incorreto. Dessa forma, acho que vou deixar os ativos como estão e o tempo e os aportes irão robustecer as posições!

O que acham?

Show @ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE não esperava menos que isto nas suas respostas rsrsrs Parabéns e bora pra cima.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oioi @ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE

Deram aula ali em cima, boto fé! Vou passar uma opinião minha, um pouco mais resumida.

Eu não recomendo esse número ações, se você não tiver tempo suficiente pra acompanhar cada uma delas.

Tudo bem que a gente faz uma análise boa inicialmente, mas depois, também é preciso ver de tempos em tempos se a empresa ainda está alinhada com os nossos ideais de investidor. Fazer esse acompanhamento com tantas ações poderia ser uma dor de cabeça, dependendo do seu tempo/perfil de investidor.

Eu mesmo, tento MUITO manter com no máximo 10 ações e 8 fundos imobiliários, pra evitar ficar displicente nisso. Tem gente que tem menos tempo, talvez seria melhor ter até menos.

É isso, desejo sucesso na sua carteira. 😁

Editado por Rafael Vasconcelos Correa De Oliveira
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...