Jump to content
  • 0

MORE11 e MORC11


William Redig

Pergunta

Oi S@rdinhas,

O MORC11 e MORE11 são 2 entre os fundos adquiridos pelo RVBI11.  Não entendi direito a dinâmica dessa conversão.  Alguém sabe de detalhes sobre isso?  Como será a conversão?  Os cotistas dos fundos que serão liquidados e/ou incorporados (não entendi direito isso) tem que tomar alguma ação à respeito?  Li em um documento que precisamos informar os nossos preços médios, sob pena de, se não informarmos, o preço médio considerado será zero, fazendo com que o eventual IR devido seja sobre o patrimônio total das cotas e não apenas sobre a variação patrimonial...

Se alguém tiver maiores detalhes sobre isso, agradeço imensamente.

Obrigado!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

O MORC11 e MORE11 são 2 entre os fundos adquiridos pelo RVBI11.  Não entendi direito a dinâmica dessa conversão.  Alguém sabe de detalhes sobre isso?  Como será a conversão?  Os cotistas dos fundos que serão liquidados e/ou incorporados (não entendi direito isso) tem que tomar alguma ação à respeito?  Li em um documento que precisamos informar os nossos preços médios, sob pena de, se não informarmos, o preço médio considerado será zero, fazendo com que o eventual IR devido seja sobre o patrimônio total das cotas e não apenas sobre a variação patrimonial...

Se alguém tiver maiores detalhes sobre isso, agradeço imensamente.

Obrigado!

As cotas dos fundos a serem incorporados (MORC11 e MORE11) são trocadas por cotas do fundo incorporador (RVBI11), com base em um ratio previamente definido. Não encontrei qual vai ser esse ratio.

A questão do preço médio é particularmente importante. Se os cotistas não informarem o preço médio de suas cotas, pode-se assumir um preço médio de zero, como você mencionou. Isso significaria que, para fins de cálculo do IR sobre ganhos de capital, o valor total das cotas seria considerado como ganho, potencialmente aumentando a carga tributária devida.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Raí Nunes disse:

As cotas dos fundos a serem incorporados (MORC11 e MORE11) são trocadas por cotas do fundo incorporador (RVBI11), com base em um ratio previamente definido. Não encontrei qual vai ser esse ratio.

A questão do preço médio é particularmente importante. Se os cotistas não informarem o preço médio de suas cotas, pode-se assumir um preço médio de zero, como você mencionou. Isso significaria que, para fins de cálculo do IR sobre ganhos de capital, o valor total das cotas seria considerado como ganho, potencialmente aumentando a carga tributária devida.

Acho uma PUTA sacanagem isso que fazem... queria ter tempo pra ir atras se é permitido por lei mesmo fazer isso...

Eles pegam seu preço medio e retem o imposto do lucro da operação !

e IGNORAM completamente o fato de você por exemplo ter prejuízo para compensar e não precisaria pagar o imposto

Acabou de acontecer isso comigo numa operação parecida onde o VSHF comprou os ativos do MGFF , retiveram na fonte imposto sobre o lucro meu, e eu cheio de prejuízo pra compensar não pode !

 

  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/02/2024 at 13:47, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

O MORC11 e MORE11 são 2 entre os fundos adquiridos pelo RVBI11.  Não entendi direito a dinâmica dessa conversão.  Alguém sabe de detalhes sobre isso?  Como será a conversão?  Os cotistas dos fundos que serão liquidados e/ou incorporados (não entendi direito isso) tem que tomar alguma ação à respeito?  Li em um documento que precisamos informar os nossos preços médios, sob pena de, se não informarmos, o preço médio considerado será zero, fazendo com que o eventual IR devido seja sobre o patrimônio total das cotas e não apenas sobre a variação patrimonial...

Se alguém tiver maiores detalhes sobre isso, agradeço imensamente.

Obrigado!

@William Redig não tenho estes Fundos, mas pelo Fato Relevante (link abaixo) entendo que você está sendo obrigado a vender as suas contas de MORC11, MORE11, BLMR11 e BLMC11 e que o RVBI11 vai calcular se houve prejuízo ou lucro, e vai recolher o DARF se houve lucro.

No Fato Relevante não há menção sobre poder abater prejuízo passado em lucro nesta venda forçada. Só diz que o cotista precisa enviar até 23/02/2024, por e-mail, o formulário assinado informando o preço médio para cálculo do lucro/prejuízo, e caso não envie será considerado preço médio de zero, e haverá o desconto de 20% de IR.

https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/visualizarDocumento?id=593755

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Marcelo R disse:

Acho uma PUTA sacanagem isso que fazem... queria ter tempo pra ir atras se é permitido por lei mesmo fazer isso...

Eles pegam seu preço medio e retem o imposto do lucro da operação !

e IGNORAM completamente o fato de você por exemplo ter prejuízo para compensar e não precisaria pagar o imposto

Acabou de acontecer isso comigo numa operação parecida onde o VSHF comprou os ativos do MGFF , retiveram na fonte imposto sobre o lucro meu, e eu cheio de prejuízo pra compensar não pode !

 

@Marcelo R pelo que vi no fato relevante, se você tem prejuízo para abater e tiver lucro na "venda forçada", não vai conseguir abater.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

OI @Flavio Prado, @Marcelo R e @Raí Nunes,

Dei uma estudada mais a fundo e pelo que consegui entender na confusão foi o seguinte:

  • Os ativos dos fundos vão ser vendidos, supostamente pelo valor patrimonial deles (ou algo próximo). Essas vendas, se tudo correr bem, vão acontecer até o meio de março;
  • Os cotistas vão receber suas partes proporcionais da conta em grana, grana essa que sofrerá dedução de IR do "lucro".
  • Da grana que sobrar, serão compradas cotas do RVBI pelo preço de uma emissão (que não sei se já foi anunciada ou não) que está para acontecer.
  • Quem não informar o PM até a data estipulada (acho que 24/2) ficará com o PM zerado e assim será tributado pelo preço total apurado.

Na teoria, essa operação será boa para os cotistas, pois ambos os fundos fecharam negociação a cerca de 90% do VP.  No meu caso, meu preço é menor ainda e pode ser que a apuração gere mais valor que o meu PM.  Vou pagar mais imposto - espero - mas também espero receber mais que o valor de mercado que as cotas tinham em 2/2, quando foi encerrada a negociação.

Agora é enviar a carta e aguardar....

Concordo com o Marcelo quando diz que isso de não poder abater preju é uma sacanagem!!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
×
×
  • Criar novo...