Jump to content
  • 0

Fiz m*rda 😅


Kaique Martins Marques

Pergunta

Então vamos lá kk, a mais ou menos uns 3 a 4 anos comecei a trabalhar autônomo, sem regularizar ou declarar nada, juntei uma grana muito boa mesmo, trabalho lícito turma kkk, porém no final de 2022 decidi que ia me regularizar e abri um mei,  declarei o ganho do mei em 2023 corretamente , que foi pouco.

Final de 2023 decidi me aventurar nos investimentos,  tenho um total de 180k na conta, desses 180, aloquei 30k em ações brasileiras e 60k em CDB para receber em 2027, agora chegou a hora de declarar o mei novamente, porém como faço para regularizar minha situação e não ser desenquadrado e quanto por cento pago sobre o valor do mei, lembrando que não ultrapassei o valor de 81k no mei porém juntando o mei e minha conta pessoal e os investimentos tenho 180k .

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 08/02/2024 at 12:45, Kaique Martins Marques disse:

Então vamos lá kk, a mais ou menos uns 3 a 4 anos comecei a trabalhar autônomo, sem regularizar ou declarar nada, juntei uma grana muito boa mesmo, trabalho lícito turma kkk, porém no final de 2022 decidi que ia me regularizar e abri um mei,  declarei o ganho do mei em 2023 corretamente , que foi pouco.

Final de 2023 decidi me aventurar nos investimentos,  tenho um total de 180k na conta, desses 180, aloquei 30k em ações brasileiras e 60k em CDB para receber em 2027, agora chegou a hora de declarar o mei novamente, porém como faço para regularizar minha situação e não ser desenquadrado e quanto por cento pago sobre o valor do mei, lembrando que não ultrapassei o valor de 81k no mei porém juntando o mei e minha conta pessoal e os investimentos tenho 180k .

@Kaique Martins Marques o ideal é buscar por um Contador para verificar a declaração do MEI e a declaração da pessoa física.

Vamos ver se alguma ajuda conseguimos dar. Pelo que entendo a sua única fonte de renda vem da sua empresa (o MEI). Se você faturou até R$81mil em 2023, então não há motivo de você ser desenquadrado do MEI. Basicamente são três situações que desenquadram o MEI. 1) Se você solicitar. 2) Se o CNAE for retirado do MEI. 3) se o faturamento ultrapassar os R$81mil.

Os impostos do MEI são recolhidos independentemente se você faturou zero o faturou R$81mil, ele é recolhido com o pagamento do DAS mensal.

Com relação a declaração anual. Você continua a declarar normal o MEI e se você se enquadrar e alguma das premissas da Receita Federal, então você vai fazer a declaração e declarar a sua renda (lucro/dividendos vindos do MEI) e vai declarar todos os seus bens. Não é porque você nunca declarou que você não tinha nenhum bem. É somente porque você não se enquadrava em nenhuma premissa que te obrigava a declarar.

Um exemplo completamente fictício usando uma premissa real da Receita Federal. Vamos fizer que a única premissa da Receita Federal que obriga você a declarar é ter um patrimônio superior a R$300mil. Patrimônio é: imóveis, terrenos, carro, investimentos, dinheiro em espécie, dinheiro na conta do banco. E vamos dizer que em 31/12/2022 o seu patrimônio era de R$290mil, então pela regra (fictícia) da Receita Federal você não estava obrigado a declarar no início de 2023 referente a 2022. E agora em 31/12/2023 o seu patrimônio estava em R$320mil, portanto você se enquadrou na premissa de ter um patrimônio superior a R$300mil e portanto vai declarar agora no início de 2024 referente a 2023, e na declaração você vai colocar a sua renda recebida do MEI, vai lançar imóveis, terrenos, carros, investimentos, dinheiro na conta do banco etc.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...