Jump to content

Conselho de vida ( Turma 29


Recommended Posts

Opa pessoal, tenho uma duvida que é fora do curso, mas estou aceitando conselhos. Fiz recentemente 18 anos, e tenho vontade de ter um carro mais como um lazer e um quebra galho, pois a locomoção fica bem melhor apesar de eu já possuir uma bicicleta, possuo um carro que era do meu pai ele só tem algm peças danificadas e possui 5 mil em multa é um Bora 2002, e fico pensando se devo tirar a carteira e pegar ele pagar as multas e conserta, ou se devo só tirar carteira, ou se não devo fazer nenhum dos 2. Queria saber a opinião de vcs sobre isso e se seria inteligente ou não isso, recebo 2.000 por mês e moro com os meus pais ainda.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá @João Gabriel De Lima Miranda! Tirar a carteira de motorista é sempre uma habilidade útil, mesmo que você não tenha planos imediatos de adquirir um carro. Como você mencionou, pode ser útil em situações inesperadas.

Quanto ao carro do seu pai, é importante considerar todos os aspectos. Além do custo de conserto e das multas pendentes, leve em conta os gastos contínuos, como o IPVA e o combustível, que podem pesar no seu orçamento mensal de 2.000 reais. Também é essencial avaliar a confiabilidade do carro. Se ele tem um histórico de problemas frequentes, os custos de manutenção podem se tornar um fardo.

Além disso, pense no propósito do carro para você. Se for principalmente para lazer e conveniência ocasional, talvez seja mais sensato explorar outras opções, como compartilhamento de carros ou transporte público, que podem ser mais econômicas a longo prazo.

Em última análise, a decisão deve ser baseada em suas necessidades individuais, capacidade financeira e estilo de vida. Se precisar de mais orientação, estou aqui para ajudar!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Primeiro de tudo tire a carteira porque indepente da sua conclusão final a carteira de motorista é importante. Você pode não comprar um carro mas alugar ou acontece uma coisa de urgencia e você precisa dirigir, enfim tire que é importante.

 

Você tem que entender que o carro vai ter vários custos atrelados a ele, bem altos, IPVA, manutenção, gasolina, etc... e se você decidir entrar em um financiamento pode abocanhar uma grande parte da sua grana, te enrolar inteiro e seria um dinheiro que você poderia está investindo. Arrumar o carro você não fugiria dos custos que iriam aumentar significativamente também... 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, João Gabriel De Lima Miranda disse:

Opa pessoal, tenho uma duvida que é fora do curso, mas estou aceitando conselhos. Fiz recentemente 18 anos, e tenho vontade de ter um carro mais como um lazer e um quebra galho, pois a locomoção fica bem melhor apesar de eu já possuir uma bicicleta, possuo um carro que era do meu pai ele só tem algm peças danificadas e possui 5 mil em multa é um Bora 2002, e fico pensando se devo tirar a carteira e pegar ele pagar as multas e conserta, ou se devo só tirar carteira, ou se não devo fazer nenhum dos 2. Queria saber a opinião de vcs sobre isso e se seria inteligente ou não isso, recebo 2.000 por mês e moro com os meus pais ainda.

Bom dia João, por acaso vc trabalha no Subway? 😅

Tirar sua CNH é importante, faça isso.

Quanto ao carro, vai precisar calcular com uma visão de médio prazo o quanto te custaria para ter ele. Sem mentir para você mesmo, tente calcular o quanto vai gastar, tanto com as manutenções iniciais, quanto com as futuras, seguro, gasolina, IPVA e etc, pelos próximos 2 anos. Aí acho que fica mais fácil de entender se você gostaria de desembolsar isso.

Você é jovem e todo investidor com mais idade se arrepende de não ter começado a investir antes. Você está começando cedo mas provavelmente no futuro vai pensar que gostaria de ter começado com 16, 14 anos kkkkkk. Normal.

Particularmente eu acho que o carro atrapalha muito o nosso desenvolvimento financeiro quando somos jovens. Eu comprei o meu primeiro com 20 anos e, apesar de ter comprado 0km e pago a vista, hoje não acho que foi um bom negócio para o meu desenvolvimento. Por outro lado, eu teria torrado o dinheiro de outra forma. A diferença aqui é que você já está aprendendo a investir, poupar... Um ponto que cheguei só depois de "mais velho".

Lembrando que o Bora é um excelente carro, mas é um Jetta. Ou seja, as manutenções são razoavelmente pesadas. Por outro lado, é um carro difícil de dar manutenção e por já ser mais antigo você encontra muita peça paralela. Não pode ter dó.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Bom dia João, por acaso vc trabalha no Subway? 😅

Tirar sua CNH é importante, faça isso.

Quanto ao carro, vai precisar calcular com uma visão de médio prazo o quanto te custaria para ter ele. Sem mentir para você mesmo, tente calcular o quanto vai gastar, tanto com as manutenções iniciais, quanto com as futuras, seguro, gasolina, IPVA e etc, pelos próximos 2 anos. Aí acho que fica mais fácil de entender se você gostaria de desembolsar isso.

Você é jovem e todo investidor com mais idade se arrepende de não ter começado a investir antes. Você está começando cedo mas provavelmente no futuro vai pensar que gostaria de ter começado com 16, 14 anos kkkkkk. Normal.

Particularmente eu acho que o carro atrapalha muito o nosso desenvolvimento financeiro quando somos jovens. Eu comprei o meu primeiro com 20 anos e, apesar de ter comprado 0km e pago a vista, hoje não acho que foi um bom negócio para o meu desenvolvimento. Por outro lado, eu teria torrado o dinheiro de outra forma. A diferença aqui é que você já está aprendendo a investir, poupar... Um ponto que cheguei só depois de "mais velho".

Lembrando que o Bora é um excelente carro, mas é um Jetta. Ou seja, as manutenções são razoavelmente pesadas. Por outro lado, é um carro difícil de dar manutenção e por já ser mais antigo você encontra muita peça paralela. Não pode ter dó.

Trabalho sim no subway sou atendente lá kkkkkkk, mas tenho vontade de fazer algo voltado a área da computação só não descobri oq ainda

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

17 horas atrás, Rai Nunes Espindola disse:

Bom dia João, por acaso vc trabalha no Subway? 😅

KKKKKK matou a charada

On 12/02/2024 at 21:05, João Gabriel De Lima Miranda disse:

fico pensando se devo tirar a carteira

Melhor coisa que eu fiz quando tinha sua idade foi tirar a carteira de motorista. Analise também se vale a pena uma AB, à época decidi fazer apenas B, mas hoje em dia penso que poderia ter feito tudo de uma vez.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 12/02/2024 at 22:05, João Gabriel De Lima Miranda disse:

Opa pessoal, tenho uma duvida que é fora do curso, mas estou aceitando conselhos. Fiz recentemente 18 anos, e tenho vontade de ter um carro mais como um lazer e um quebra galho, pois a locomoção fica bem melhor apesar de eu já possuir uma bicicleta, possuo um carro que era do meu pai ele só tem algm peças danificadas e possui 5 mil em multa é um Bora 2002, e fico pensando se devo tirar a carteira e pegar ele pagar as multas e conserta, ou se devo só tirar carteira, ou se não devo fazer nenhum dos 2. Queria saber a opinião de vcs sobre isso e se seria inteligente ou não isso, recebo 2.000 por mês e moro com os meus pais ainda.

Se vc mora com seus pais a sua despesa não é tão alta, então vc pode aportar os 25% que é o recomendado pelo curso AUVP, no caso 500 reais, ajudar nas despesas de casa se for preciso e com certeza tirar CNH AB, e se seu orçamento permitir vc pode sim ter um carro pra lazer, avaliando bem se esse Bora não vai gerar muito custo. Seja feliz na juventude porque os dias calamitosos chegam com certeza.  Apenas minha opinião. rs

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite!

 

Acho que os colegas já responderam tudo rsrs mas queria adicionar meus 50 centavos pois eu comprei um carro com 20 anos (eu queria muito dirigir), me facilitava a vida pra ir pra faculdade e voltar pra casa, mas pensando hoje, vejo que levava boa parte do meu salário... se eu tivesse a sua idade e com a visão que tenho hoje, eu tiraria a carteira de motorista ab pois como já comentaram, é sempre bom ter em caso de emergência e pensaria em transportes alternativos... bike ou patinete elétrico (não sei se na sua cidade é comum esses transportes) ou até uma motinho mesmo... o valor é menor, a manutenção é mais barata e você não gastaria tanto com estacionamentos, combustível, IPVA e outros gastos que um carro tem..

Eu ganhava um pouco menos que você na época e assim que comprei o carro, gastava mais da metade do salário em estacionamentos, gasolina e manutenção... no começo do ano tinha o IPVA e no final do ano vinha o meu seguro... aí somando com o valor da faculdade, mesmo morando com os pais, não sobrava nada pra guardar (pq na época esse negócio de investimento não era tão comum rsrs )

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...