Jump to content

Conselho para um "Pobre Platinum"


Recommended Posts

19 horas atrás, André Cavalcante De Araújo disse:

Boa tarde, pessoal.

 

Sempre pensei ser um Pobre Platinum (Pobre Premium intermediário). Porém, percebi pela planilha financeira de patrimônio que talvez, daqui alguns anos ou décadas, eu não seja tão platinum assim, mas gostaria de saber a visão dos mais experientes.

 

Sou filho único, casado, tenho 1 filho e não possuo dívidas. Moro longe dos meus pais e gostaria de tê-los morando próximos de mim ou mesmo comigo, a fim de ajudá-los na velhice.

 

Eles moram em São Paulo/SP, e eu numa cidadezinha de menos de 30 mil habitantes perto de Ilhéus.

 

Há muitos anos meus pais herdaram de meus avós um terreno com 4 casas. Duas ficam pra aluguel, uma fica livre, e eles moram na outra, que é um sobrado (tem um lance de escadas). Meu pai e eu vivemos lá quase a vida inteira, mas saí em 2019 e ele continua lá com minha mãe até hoje.

 

Pensando na velhice dos meus pais e em um bom cenário de investimentos, gostaria que meus pais viessem pra perto de mim e vendessem o terreno, para comprarem uma boa casa na cidade em que moro. Com o valor restante, gostaria de investir em fundos imobiliários para eles.

 

Informações relevantes:

(1) Este cenário de possível mudança e investimento em fiis pressupõe o mais livre e absoluto consentimento deles;

(2) Onde eles moram hoje a qualidade de vida é complicada (bar barulhento na frente e vizinho barulhento e adepto de músicas lascivas do lado). A poluição sonora é tão grande que o aluguel das casas de 2 cômodos são de 500 reais cada, sendo que naquela região valeriam muito mais (Zona Norte de SP, próximo à rodovia Anhanguera, e no bairro tem de tudo).

(3) Meus pais estão aposentados;

(4) Estou ciente de ser o único herdeiro, mas gostaria de proporcionar a eles uma velhice de melhor qualidade de vida, por isso meu desejo de mudança deles e os aportes em fiis. Através disso, meus pais deixariam de ser Platinum e eu nem venderia esses fiis, mas deixaria algo como se fosse "de geração em geração" (meus avós com o terreno e as casas para os meus pais; meus pais e eu com uma casa e os fiis para meu filho; e assim por diante), a fim de que não desçam abaixo do Platinum (educarei financeiramente meu filho, talvez até seja um aluno da AUVP turma 579).

 

Boa tarde, André!

Primeiro de tudo, parabéns pela sua atitude para com seus pais!

Admiro muito isso e partilho do mesmo tentando fazer o que eu posso aqui para minha mãe.

 

Um caminho a se utilizar FIIs é bacana voltado aos FIIs de tijolos por serem mais estáveis que os de papel. Mas seguir apenas com FIIs ainda geraria oscilações o que pode não ser legal.

Uma mesclada com renda fixa, CDBs de liquidez diária, até mesmo um tesouro Selic ajudam a dar essa estabilidade, a fazer provisionamentos (você tem bagagem de conhecimento para isso graças ao cvrso) e ter um rendimento legal.

 

Só ter o consentimento deles que vai dar bom. Você está tento uma bela atitude com eles!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Parabéns André, estou na mesma que você, todo patrimônio dos meus pais está imobilizado e o aluguel pelos meus cálculos não chega a 0,40% do valor do imovel. Perdi meu pai no final do ano passado então hoje penso em líquidar parte do patrimônio deles e investir em FIIs/Renda Fixa para dar uma renda e uma qualidade de vida melhor para minha mãe.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...