Jump to content
  • 0

Dúvida marcação a mercado


Ivan Sampaio

Pergunta

Boa tarde queridos, estou com uma dúvida em relação à marcação a mercado:

Em princípio, entendo que: (Taxa X Valor do título) = R$ 1.000 (no vencimento do título - se for IPCA+ esse valor é corrigido). Então para conseguir lucrar com a marcação de mercado eu tenho que comprar o título a uma taxa alta (valor do titulo mais baixo) e vender esse titulo quando a taxa estiver menor (valor do titulo mais alto), seria isso?

O cenário inverso de comprar a uma taxa baixa e vender a uma taxa alta me daria o resultado oposto (perder dinheiro), seria isso?

Gostaria de saber se algum membro mais experiente da comunidade poderia por gentileza me dar um exemplo de quando seria uma boa hora de vender o título em caso de valorização dele. O raul deu o exemplo na aula de que se eu conseguir vender hoje o título pelo valor que eu receberia no vencimento seria uma boa ideia vende-lo, mas e nos casos que não se apresentam dessa maneira, como eu posso decidir que é uma boa vender?

Agradeço a ajuda desde já! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Just now, Ivan Sampaio disse:

Boa tarde queridos, estou com uma dúvida em relação à marcação a mercado:

Em princípio, entendo que: (Taxa X Valor do título) = R$ 1.000 (no vencimento do título - se for IPCA+ esse valor é corrigido). Então para conseguir lucrar com a marcação de mercado eu tenho que comprar o título a uma taxa alta (valor do titulo mais baixo) e vender esse titulo quando a taxa estiver menor (valor do titulo mais alto), seria isso?

O cenário inverso de comprar a uma taxa baixa e vender a uma taxa alta me daria o resultado oposto (perder dinheiro), seria isso?

Gostaria de saber se algum membro mais experiente da comunidade poderia por gentileza me dar um exemplo de quando seria uma boa hora de vender o título em caso de valorização dele. O raul deu o exemplo na aula de que se eu conseguir vender hoje o título pelo valor que eu receberia no vencimento seria uma boa ideia vende-lo, mas e nos casos que não se apresentam dessa maneira, como eu posso decidir que é uma boa vender?

Agradeço a ajuda desde já! 

Boa tarde, Ivan!

 

Sua afirmações de forma simples estariam corretas. Nos tesouros pré-fixados e IPCA+ que sofrem do fenômeno da marcação a mercado, dizemos que existe uma gangorra onde de um lado temos a taxa e do outro o preço.

Se a taxa sobe, o preço vai. Se a taxa cai, o preço sobe

Isso porque os título deverão valer R$1000 no vencimento. A título de melhor ilustrar o cenário, vamos a exemplos hipotéticos:

Um título prefixado está com sua taxa de 10% e com vencimento para 3 anos. Para valer os 1000 a essa taxa hoje o título seria comprado a R$751,50.

Agora vamos imaginar que se a taxa cai, o título não valeria mais 1000 no vencimento e sim o valor abaixo. Imaginando que a taxa de 10% foi para 9% o título valeria no vencimento R$973. Então, para ele valer os 1000 o título será reajustado para mais em um valor de aproximadamente R$772 para que se atinga R$1000  no vencimento com a nova taxa.

E o inverso também ocorreria. Se a taxa aumentar, o valor do vencimento seria superior aos 1000. Então o título é reajustado com um preço menor para que aplicando a nova taxa que é maior se faça valer os mesmos R$1000 no vencimento.

 

Agora quando compensa vender e fazer a marcação a mercado.

Primeiro de tudo, o título deve estar com seu valor real superior ao valor teórico. O que isso significa: vamos imaginar que seu título depois de 1 anos (seguindo os valores anteriores na taxa de 10% em 3 anos) devesse estar valendo R$826. Esse seria o valor teórico dele. Mas em um cenário onde a taxa cai, o valor do título sobe. Então vamos supor que título na verdade esteja valendo R$900 como o valor real. Ou seja, ele deveria estar em 826 mas devido a marcação a mercado onde a taxa caiu, seu valor no momento está acima.

O segundo passo é descontar o IR. Após descontado, o valor real dele ainda deverá ser maior do que o valor teórico.

O terceiro e último passo é analisar se você teria alguma opção de investimento que lhe ofereça um rendimento maior do que se levar o seu título do tesouro até o vencimento.

Isso pelo seguinte: na marcação a mercado, antecipamos os lucros em um dado momento onde já conseguimos pegar o valor rentabilizado acima do que ele estaria em teoria. Para fazer este valor continuar trabalhando para nós nada mais justo do que alocar ele em uma aplicação que oferecesse uma rentabilidade maior.

Exemplo hipotético novamente:

No título que tenho do tesouro, se eu levar ele até o vencimento em eu teria uma rentabilidade de 10%. Mas eu estou em um bom momento da marcação seguindo os passos anteriores que mencionei e achei um título de CDB onde a rentabilidade dele será de 12%. Perceba então que eu antecipei um lucro no tesouro e estou pegando um rendimento maior em uma nova aplicação. 

 

Espero conseguir contribuir na dúvida!

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

image.png.920d90f6d8e4f4029fe4c800dfb4e14e.png

Aproveitando o tópico do @Ivan Sampaio: supondo um título de 4 anos com taxa inicial de 10,51% até o 36° mês e posterior redução para 8% no 37° em diante. Na condição inicial eu teria acumulado no 37° mês um total de R$912,46, porém como houve alteração na taxa, o valor foi corrigido para R$932,24 a fim de alcançar os R$1000.00 no final do período. Dessa forma seria um bom momento para realizar a marcação a mercado por conta da valorização de 2,17% no valor do título? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
45 minutes ago, Gustavo Morais Barbosa disse:

Aproveitando o tópico do @Ivan Sampaio: supondo um título de 4 anos com taxa inicial de 10,51% até o 36° mês e posterior redução para 8% no 37° em diante. Na condição inicial eu teria acumulado no 37° mês um total de R$912,46, porém como houve alteração na taxa, o valor foi corrigido para R$932,24 a fim de alcançar os R$1000.00 no final do período. Dessa forma seria um bom momento para realizar a marcação a mercado por conta da valorização de 2,17% no valor do título? 

Boa tarde @Gustavo Morais Barbosa. Quando a taxa cair para 8%, como voce ja esta na aliquota minima do IR, se conseguir um investimento que pague acima dos 8%  para realizar a alocação, ja valeria a pena.

Lembrando sempre de no momento da alocação avaliar a escolha do titulo pelo contrafluxo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Ivan Sampaio disse:

Muitíssimo obrigado @Edison Luis Paulini e @Adriano Umemura! Consegui compreender muito melhor agora, principalmente por meio da utilização dos gráficos, esse pessoal da comunidade AUVP é fera demais!

 

Maravilha, Ivan!

 

Falando em gráficos, segue um último adendo.

Se você acessar o site do tesouro direto você poderá ver a relação entre o preço real e o preço teórico.

Ao acessar seus títulos no site, ao lado esquerdo tem um pequeno ícone. Só clicar nele que você terá o gráfico dos valores do título selecionado. É mão na roda para acompanhar como anda a relação de preços.

 

Qualquer dúvida mais manda aí pra gente!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...