Mara Do Amaral E Silva Postado 22 de Fevereiro Compartilhar Postado 22 de Fevereiro Olá! Talvez seja uma pergunta idiota mas vamos lá. Estou finalizando o terceiro módulo, renda fixa. Neste módulo o Raul sempre fala que a CDI é 0,10 menor que a SELIC. No entanto, neste momento no Investidor10, a CDI está superior à SELIC - imagem anexa. Este é um fenômeno? Sou iniciante e não tenho experiência com o comportamento do mercado. Grata desde já 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Henrique Magalhães Postado 22 de Fevereiro Compartilhar Postado 22 de Fevereiro 14 minutes ago, Mara Do Amaral E Silva disse: Olá! Talvez seja uma pergunta idiota mas vamos lá. Estou finalizando o terceiro módulo, renda fixa. Neste módulo o Raul sempre fala que a CDI é 0,10 menor que a SELIC. No entanto, neste momento no Investidor10, a CDI está superior à SELIC - imagem anexa. Este é um fenômeno? Sou iniciante e não tenho experiência com o comportamento do mercado. Grata desde já Acredito que seja o CDi acumulado do ano e não a taxa atual este que está sendo exibido no investidor 10! 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Adriano Umemura Postado 22 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 22 de Fevereiro 1 hour ago, Mara Do Amaral E Silva disse: Olá! Talvez seja uma pergunta idiota mas vamos lá. Estou finalizando o terceiro módulo, renda fixa. Neste módulo o Raul sempre fala que a CDI é 0,10 menor que a SELIC. No entanto, neste momento no Investidor10, a CDI está superior à SELIC - imagem anexa. Este é um fenômeno? Sou iniciante e não tenho experiência com o comportamento do mercado. Grata desde já Boa tarde @Mara Do Amaral E Silva. Como o @Henrique Magalhãesexplicou, trata-se do DI acumulado dos ultimos 12 meses. Veja que o DI é uma taxa que sofre variação a medida que o Copom realiza a determinação da taxa selic meta a cada 45 dias. Em fevereiro de 2023 o DI estava em 13,65% e com o corte da selic vem sofrendo redução estando hoje em 11,15%. Quando pegamos esta variação acumulada resulta no valor de 12,86% nos ultimos 12 meses. Contudo, quando voce for realizar um invetsimento em renda fixa indexado ao DI ele inicialmente ira receber a rentabilidade do DI na data da contratação, sofrendo variação, caso aconteça, no periodo até o vencimento 6 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 23 de Fevereiro Compartilhar Postado 23 de Fevereiro Olá, @Adriano Umemura! 5 horas atrás, Adriano Umemura disse: Quando pegamos esta variação acumulada resulta no valor de 12,86% nos ultimos 12 meses. Não entendi como é feito o cálculo para chegar nesse valor. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Post popular Adriano Umemura Postado 23 de Fevereiro Post popular Compartilhar Postado 23 de Fevereiro 7 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Olá, @Adriano Umemura! Não entendi como é feito o cálculo para chegar nesse valor. Quando a taxa CDI é expressa, ela é feita em percentaula anual. É necessario então converte-la para o percentual mensal através do calculo da taxa equivalente. Feito isso calcula-se o acumulado do periodo: - transformar cada taxa percentual mensal em valor decimal adicionando 1. - multiplicar todos os valores - o resultado subtrair 1 - multiplicar por 100 Em 1 ano em que o CDI foi constante o acumulado seria o proprio CDI. Mas caso haja variação como ocorreu em 2023, cada mes tera um valor percentual que pode ser diferente. 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Athos Bernardes Postado 22 de Março Compartilhar Postado 22 de Março On 22/02/2024 at 18:41, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Olá, @Adriano Umemura! Não entendi como é feito o cálculo para chegar nesse valor. Nesse link aqui (Sistema de dados do Banco Central): https://dadosabertos.bcb.gov.br/dataset/11-taxa-de-juros---selic Tem a lista das taxas "DI" por dia. Você pegando esses dados e fazendo as operações que o @Adriano Umemura mencionou, te traz o valor consolidado da taxa CDI (que nada mais é do que a média do valor aplicado aos empréstimos que um banco faz ao outro durante um dia útil). Veja que a DI só está disponível para o último dia útil completo, ou seja, "ontem". 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Mara Do Amaral E Silva
Olá! Talvez seja uma pergunta idiota mas vamos lá.
Estou finalizando o terceiro módulo, renda fixa. Neste módulo o Raul sempre fala que a CDI é 0,10 menor que a SELIC.
No entanto, neste momento no Investidor10, a CDI está superior à SELIC - imagem anexa.
Este é um fenômeno? Sou iniciante e não tenho experiência com o comportamento do mercado.
Grata desde já
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
22/Fev
3
23/Fev
2
22/Mar
1
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 2 posts
Henrique Magalhães 1 post
Felipe Gabriel Ferraz Corrêa 1 post
Mara Do Amaral E Silva 1 post
DIAS POPULARES
22/Fev 2024
3 posts
23/Fev 2024
2 posts
22/Mar 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Boa tarde @Mara Do Amaral E Silva. Como o @Henrique Magalhãesexplicou, trata-se do DI acumulado dos ultimos 12 meses. Veja que o DI é uma taxa que sofre variação a medida que o Copom realiza a determi
Adriano Umemura
Quando a taxa CDI é expressa, ela é feita em percentaula anual. É necessario então converte-la para o percentual mensal através do calculo da taxa equivalente. Feito isso calcula-se o acumulado do per
Henrique Magalhães
Acredito que seja o CDi acumulado do ano e não a taxa atual este que está sendo exibido no investidor 10!
Posted Images
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts