Jump to content
  • 0

Lucro Operacional


Jayane Amaral De Almeida

Pergunta

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
9 minutes ago, Felipe Biribili Mendes disse:

Bom dia, estou com uma duvida, em teoria o EBIT não deveria ser maior que o lucro liquido? Pois o EBIT é o lucro operacional antes de descontar juros e impostos e o que sobra é o lucro liquido, certo? 

Pelo exemplo que o Wenner postou, o EBIT é menor que o lucro liquido. Poderiam me explicar por favor, sempre fico com duvida nessa parte.

@Adriano Umemura @Wenner Luiz Santana Nunes

Bom dia @Felipe Biribili Mendes. 2 Variaveis irão influenciar a diferença entre o ebit e o lucro liquido: o resultado financeiro e o IR. A empresa pode ter um ebit menor que o lucro liquido no caso de um resultado financeiro positivo ou tambem devido a um credito tributario que faça a empresas receber ao inves de pagar o IR.

Lembrando que entende- se por resultado financeiro o resultado dado da receita financeira - despesas financeiras. As receitas financeiras podem ser provenientes dos investimentos monetários como aplicações financeiras de curto, médio e longo prazo. Empresas que geram muito caixa podem oferecer um valor relevante proveniente dessas aplicações. Já as despesas financeiras são geradas principalmente pelos passivos onerosos. Isto é, os gastos que possuem algum compromisso de pagamento de juros com credores como empréstimos, financiamentos ou debêntures.Também podem estar presentes as variações cambiais no período, decorrentes do descasamento de moeda entre ativos e passivos. Além disso, a empresa pode realizar algumas operações no mercado futuro, como o hedge cambial, caso ela realize exportação ou importação.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eiii @Jayane Amaral De Almeida boa tarde . Então o lucro operacional é sim medido pelo EBIT como o mesmo Raul disse. Neste caso o melhor site para você ver esse dado seria o fundamentus na aba do Ebit, lembrando que o lucro operacional é  o lucro da operação em si da empresa desconsiderando efeito de juros e impostos. Para analisar o o lucro operacional também tem que observar qual o setor que a empresa atual, a media apresentado pelo setor e afins.

Espero ter ajudado.

Screenshot_20240227_125120_Chrome.jpg

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Jayane Amaral De Almeida disse:

Boa tarde, 

Gostaria de saber se para analisar se a empresa teve lucro operacional, eu devo usar como parâmetro o EBIT? Como analisar a porcentagem apresentada nos sites que presentam esses dados como investidor10 e Fundamentus?

Boa tarde @Jayane Amaral De Almeida. Pode ser usado o Ebit ou Ebitda. Eu particularmente prefiro usar o ebitda por desconsiderar a depreciação e amortização que é uma despesa não caixa.

Caso voce tenha a informação em percentual, provavelmente o site esta fornecendo a margem ebit ou a margem ebitda. Este dado reflete o quanto da receita é convertido em lucro operacional. Por exemplo, uma margem de 30% significa que a cada R$100 a empresa tem R$30 de lucro operacional.

Este valor pode tambem ser expresso em R$ podendo ser obtido tanto nos sites de coleta de dados como nos demonstrativos financeiros disponibilizados no RI da empresa

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, estou com uma duvida, em teoria o EBIT não deveria ser maior que o lucro liquido? Pois o EBIT é o lucro operacional antes de descontar juros e impostos e o que sobra é o lucro liquido, certo? 

Pelo exemplo que o Wenner postou, o EBIT é menor que o lucro liquido. Poderiam me explicar por favor, sempre fico com duvida nessa parte.

@Adriano Umemura @Wenner Luiz Santana Nunes

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
35 minutes ago, Felipe Biribili Mendes disse:

Bom dia, estou com uma duvida, em teoria o EBIT não deveria ser maior que o lucro liquido? Pois o EBIT é o lucro operacional antes de descontar juros e impostos e o que sobra é o lucro liquido, certo? 

Pelo exemplo que o Wenner postou, o EBIT é menor que o lucro liquido. Poderiam me explicar por favor, sempre fico com duvida nessa parte.

@Adriano Umemura @Wenner Luiz Santana Nunes

Eiii @Felipe Biribili Mendes então em tese o EBIT deveria sim ser maior PORÉM note que o exemplo que eu usei foi a ITAUSA e note que na aba disponibilidade atente para o valor , provavelmente esse valor disponível está em caixa e a empresa está  "ganhando" em cima desse caixa( colocado em alguma renda fixa) por isso o lucro liquido é maior que o operacional neste caso, porque o lucro conta tanto com o Ebit como com a valorização do caixa. Contudo sempre que olharmos essa disponibilidade devemos também notar que se a empresa lucra mais com o caixa com que sua operação em si talvez não seja interessante a empresa, já que se for para utilizar o caixa dessa maneira nos mesmos fazemos essa operação certo!??! Espero que tenha tido .

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

Eii @Adriano Umemuraacho que não falei merda né hahahhahah

Não falou não. 😄

Mas alem do caixa vão existir outros elementos que irão gerar "juros" e outros que irão pagar "juros". A diferença entre estes 2 é o resultado financeiro da empresa que pode ser somado ou subtraido do ebit.

Vou deixar abaixo alguns prints do resultado anual de 2022 da Itausa mostrando aonde ela mantinha o seu caixa, as suas aplicações em titulos e valores mobiliarios bem como a descrição do resultado financeiro da empresa

 

Captura de Tela 2024-02-27 às 13.45.10.png

Captura de Tela 2024-02-27 às 13.48.43.png

Captura de Tela 2024-02-27 às 13.48.50.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Wenner Luiz Santana Nunes disse:

Contudo sempre que olharmos essa disponibilidade devemos também notar que se a empresa lucra mais com o caixa com que sua operação em si talvez não seja interessante a empresa, já que se for para utilizar o caixa dessa maneira nos mesmos fazemos essa operação certo!??!

Se eu entendi direito, isso dependendo do setor também e pode não ser sempre verdade. No caso de seguradoras, por exemplo, elas precisam ter muito dinheiro em caixa para cobrir sinistros. Para esse setor, acredito que na maioria das vezes a receita líquida será bem maior que o EBIT, e isso não quer dizer que a empresa seja pouco interessante.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Heber Gonçalves Junior disse:

Se eu entendi direito, isso dependendo do setor também e pode não ser sempre verdade. No caso de seguradoras, por exemplo, elas precisam ter muito dinheiro em caixa para cobrir sinistros. Para esse setor, acredito que na maioria das vezes a receita líquida será bem maior que o EBIT, e isso não quer dizer que a empresa seja pouco interessante.

Sim com certeza @Heber Gonçalves Junior tudo vai depender do setor que está analisando, seguradoras e até a própria Itausa citado é benéfico para elas o caixa em si. Aliás em momentos de selic alta seguradoras garantem boas rentabilidades com esse caixas rendendo. Eu só disse acima porque pode causar confusão , acho que fui claro agora ne kkkkk.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...