Jump to content
  • 0

CRI/CRA, pagamentos mensais e juros compostos


Rodrigo Aguiar Queiroz

Pergunta

Boa noite galera, dúvida meio confusa.

Não tenho CRI e CRA na carteira ainda, mas to estudando incluí-los em breve. Minha dúvida seria com relação a formação de juros compostos. Sendo o pagamento mensal, se no mês seguinte eu quiser reinvestir aquele rendimento eu teria que entrar novamente com um valor para complementar o aporte mínimo? E o CRI e o CRA são vendidos por valor nominal ou por tipo valor de uma cota?

Exemplo: valor mínimo de 1000, coloquei 1000 reais que me renderam 1%, ai eu terei 1000 aplicados e 10 reais na conta. Pra reaplicar eu teria que entrar com +990, é isso mesmo? Ou eu posso só reaplicar os 10 já tendo o valor mínimo inicial?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 horas atrás, Rodrigo Aguiar Queiroz disse:

Boa noite galera, dúvida meio confusa.

Não tenho CRI e CRA na carteira ainda, mas to estudando incluí-los em breve. Minha dúvida seria com relação a formação de juros compostos. Sendo o pagamento mensal, se no mês seguinte eu quiser reinvestir aquele rendimento eu teria que entrar novamente com um valor para complementar o aporte mínimo? E o CRI e o CRA são vendidos por valor nominal ou por tipo valor de uma cota?

Exemplo: valor mínimo de 1000, coloquei 1000 reais que me renderam 1%, ai eu terei 1000 aplicados e 10 reais na conta. Pra reaplicar eu teria que entrar com +990, é isso mesmo? Ou eu posso só reaplicar os 10 já tendo o valor mínimo inicial?

Bom dia @Rodrigo Aguiar Queiroz. Quando avaliamos o efeito dos juros compostos, avaliamos nossa carteira como um todo, ou seja, não há necessidade de voce reinvestir no mesmo ativo. Voce pode adicionar o rendimento pago junto com demais rendimentos como dividendos ou proventos de FIIs e realizar um aporte seguindo o diagrama do cerrado. Desta forma voce dará continuidade ao efeito dos juros compostos.

Contudo, investimentos de renda fixa com pagamento de cupons possuem juntamente com o risco de credito, de mercado e de liquidez, o risco de reinvestimento, que seria o risco de, no momento de reinvestir, voce não conseguir a mesma rentabilidade do investimento original, mesmo se for feito no mesmo CRI ou CRA, devido a marcação a mercado ou ao cenario macroeconomico.

Devido a isso, na minha opinião, investimentos com pagamentos de cupons terão uma importancia maior na fase ja de usufruir destes rendimentos. Na fase de crescimento de patrimonio podem não ser os investimentos mais indicados.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...