Jump to content
  • 0

Aula 07 - Marcação a mercado


Convidado Anônimo

Pergunta

Olá, tudo bem?

Sou a Jéssica da turma 29 🤩

Tenho dois títulos ativos no Tesouro direto, que acabei investindo no ano passado 2023 sem conhecimento... sobrou uma grana e resolvi aplicar, mas ao assistir as aulas fiquei na dúvida sobre a venda deles antes de completar o prazo final, o Raulo falou que não é  possível escolher o título que vc gostaria de vender, é sim a quantidade, é o titulo mais antigo certo?

Se eu quiser resgastar o valor de ambos juntos eu consigo?

Somente o título mais antigo e possível resgatar antecipado? Não posso escolher?

 

No meu cenário atual tenho os seguintes títulos:


Tesouro IPCA+ Vencimento 15/5/29 Valor investido R$24.977,00

Tesouro prefixado Vencimento 01/01/26 Valor Investido R$40.500

Avaliando o gráfico de oscilação entre Taxa X Valor do título, ainda não compensa antecipar a venda, mas senti dificuldade em optar pela venda antecipada, mesmo achando extremamente viavel o acompanhamento da marcação do mercado, fiquei confusa e um pouco insegura nesse resgate antecipado.

Vou anexar os títulos para que possam entender melhor minha situação rs

Obrigada!!

 

Tesouro.png

Tesouro Prefixado 2026.png

IPCA+2029.png

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Convidado Anônimo disse:

Se eu quiser resgastar o valor de ambos juntos eu consigo?

Somente o título mais antigo e possível resgatar antecipado? Não posso escolher?

Boa noite Jessica. Sim voce pode resgatar os 2 ao mesmo tempo. O que acontece é que, dependendo do valor o tesouro ira dar preferencia para resgatar o titulo mais antigo, devido a aliquota do IR

Por exemplo, suponhamos que voce tenha comprado 2 titulos com vencimento em 2030. O primeiro titulo voce aportou R$1000 em janeiro de 2023 e o segundo R$1000 em julho de 2023. Caso quisesse realizar um resgate antecipado de R$500, o tesouro resgataria do aporte que voce fez em janeiro de 2023. Mas voce pode resgatar o valor total de R$2mil de uma só vez

1 hour ago, Convidado Anônimo disse:

Tesouro IPCA+ Vencimento 15/5/29 Valor investido R$24.977,00

Tesouro prefixado Vencimento 01/01/26 Valor Investido R$40.500

Avaliando o gráfico de oscilação entre Taxa X Valor do título, ainda não compensa antecipar a venda, mas senti dificuldade em optar pela venda antecipada, mesmo achando extremamente viavel o acompanhamento da marcação do mercado, fiquei confusa e um pouco insegura nesse resgate antecipado.

O titulo IPCA esta sendo marcado com valor abaixo do seu valor de compra. Desta forma o melhor é aguardar. Se levar até o vencimento voce recebera a taxa contratada, então não há necessidade de resgatar com perda de rentabilidade

O titulo prefixado ja esta tendo ganhos com a marcação. Contudo, como voce realizou a compra em dezembro ainda esta na aliquota maxima de IR, deixando inviavel o resgate antecipado.

Veja que para investimentos de renda fixa, o seu objetivo inicial é levar o titulo até o vencimento. Caso haja uma oportunidade de resgate antecipada voce a realizara visando ter ganhos neste processo. Mas não precisa ter como objetivo principal este resgate antecipado.

Como Raul sempre comenta, investimento é igual sabonete, quanto mais voce mexe menor ele fica 😄

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...