Jump to content
  • 0

Diagrama do cerrados - dúvidas


Jean Carlos Panizzon

Pergunta

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 minutes ago, Jean Carlos Panizzon disse:

Boa noite

Perguntas do diagrama:

1- A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos?

Que DY considero? Maior que 5%? 

Tenho algumas empresas na carteira (WEG, BTG que pagaram 1,86% e 2,19% e percentuais parecidos nos anteriores).

Grato.

 

Jean

 

Boa noite, Jean!

O percentual a ser considerado pode variar de investidor para investidor.

Eu mesmo já considero um percentual de 4% como ponto positivo.

Todavia é importante lembrar que um DY em fase de construção de patrimônio não se torna necessariamente relevante. É preferível um empresa que invista em si mesma e continue crescendo em vez de distribuir dividendos do que empresas que focam em distribuições e não se movem muito para crescer e expandir.

Claro que essa visão muda ao se estar na fase de viver de renda onde um DY maior seria melhor para os rendimentos e proventos a serem usufruídos.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Jean Carlos Panizzon disse:

Mais uma dúvida @Adriano Umemura. Blue Chips considero só com valor de mercado acima de R$ 50 bilhões?

Qual a diferença de valor de mercado e valor de firma?

image.png.151b488800d218ca966e54f9c7b51c9b.png

Vão existir inumeras classificações referentes ao porte das empresas, não havendo um consenso tomado como regra.

Eu particularmente sigo a classificação que vem determinado no site Investidor Sardinha, ja que seria a mais alinhada com o que é ensinado no curso

https://investidorsardinha.r7.com/

O valor de mercado (marketcap) é uma medida que reflete o valor total das ações de uma empresa negociadas publicamente. É calculado multiplicando-se o preço atual da ação pelo número total de ações em circulação. Por exemplo, se uma empresa tem 1 milhão de ações em circulação e o preço de cada ação é de R$10, o valor de mercado dessa empresa seria de R$10 milhões.

O valor de firma (EV - Enterprise Value) é uma medida mais abrangente que leva em consideração não apenas o valor de mercado das ações, mas também o endividamento líquido da empresa (dívidas totais menos caixa e equivalentes de caixa). A fórmula básica para calcular o valor de firma é:

Valor de Firma=Valor de Mercado+Dıvidas Totais−Caixa e Equivalentes de Caixa

De modo geral reflete o valor total da empresa considerando o capital próprio e o capital de terceiros

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Edison Luis Paulini disse:

Todavia é importante lembrar que um DY em fase de construção de patrimônio não se torna necessariamente relevante. É preferível um empresa que invista em si mesma e continue crescendo em vez de distribuir dividendos do que empresas que focam em distribuições e não se movem muito para crescer e expandir.

Olá @Edison Luis Paulini. Aproveitando a sua resposta, isso também vale para CAGR superior a 5%?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Adriano Umemura disse:

Vão existir inumeras classificações referentes ao porte das empresas, não havendo um consenso tomado como regra.

Eu particularmente sigo a classificação que vem determinado no site Investidor Sardinha, ja que seria a mais alinhada com o que é ensinado no curso

https://investidorsardinha.r7.com/

O valor de mercado (marketcap) é uma medida que reflete o valor total das ações de uma empresa negociadas publicamente. É calculado multiplicando-se o preço atual da ação pelo número total de ações em circulação. Por exemplo, se uma empresa tem 1 milhão de ações em circulação e o preço de cada ação é de R$10, o valor de mercado dessa empresa seria de R$10 milhões.

O valor de firma (EV - Enterprise Value) é uma medida mais abrangente que leva em consideração não apenas o valor de mercado das ações, mas também o endividamento líquido da empresa (dívidas totais menos caixa e equivalentes de caixa). A fórmula básica para calcular o valor de firma é:

Valor de Firma=Valor de Mercado+Dıvidas Totais−Caixa e Equivalentes de Caixa

De modo geral reflete o valor total da empresa considerando o capital próprio e o capital de terceiros

 

@Adriano Umemuraconsultando algumas empresas da minha carteira no https://investidorsardinha.r7.com/ constam como MID CAPs SUZANO e BTG) mas as mesmas não são BLUE CHIPS? Ou não é só valor de mercado que indica se são BLUE CHIPs?

image.png.a57dc3f14f92c8b77401b7771f7504ee.png

Editado por Jean Carlos Panizzon
erro português
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Jean Carlos Panizzon disse:

@Adriano Umemuraconsultando algumas empresas da minha carteira no https://investidorsardinha.r7.com/ constam como MID CAPs SUZANO e BTG) mas as mesmas não são BLUE CHIPS? Ou não é só valor de mercado que indica se são BLUE CHIPs?

image.png.a57dc3f14f92c8b77401b7771f7504ee.png

Bom dia @Jean Carlos Panizzon. O valor de mercado é uma medida que se altera a medida que ocorrem variações no preço do ativo. Uma empresa que sofreu uma valorização ou desvalorização muito grande no preço de suas ações tem o seu valor de mercado alterado tambem. Por isso que comentei acima que trata-se de uma métrica que não ira possuir valores pré-determinados. O entendimento destas classificações seria mensurar o porte das empresas. No caso de Suzano Por exemplo, o valor de mercado dela hoje ja está em R$77bi mas somente nos ultimos 12 meses ela teve uma valorização de 32%. Como a pagina não é atualizada diariamente caso voce encontre alguma informação que considera diferente da sua analise, procure acrescentar com mais dados que possam lhe ajudar a entender o motivo da diferença.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Olá @Edison Luis Paulini. Aproveitando a sua resposta, isso também vale para CAGR superior a 5%?

Um CAGR visando empresas na fase de construção de patrimônio na minha opinião é muito viável.

Agora o percentual também poderá variar de investidor para investidor.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

Olá @Edison Luis Paulini. Aproveitando a sua resposta, isso também vale para CAGR superior a 5%?

Bom dia @Felipe Gabriel Ferraz Corrêa. Somente complementando a resposta do @Edison Luis Paulini. O valor de uma empresa é a sua capacidade de gerar caixa no futuro. Empresas em fase de crescimento podem ter um crescimento de receita mas não de lucro liquido, pelo fato de estar ocorrendo um processo de investimento na operação que teria como objetivo gerar mais lucro no futuro.

Contudo, na minha opinião é necessario que a empresa cresça para que seu valor aumente. Um CAGR de receita de 5% significa que anualmente ela recebe em vendas ou prestação de serviços 5% a mais do que recebeu no exercicio anterior. Em um país como o nosso em que a inflação esta na faixa hoje dos 4%, seria um valor minimo aceitavel para que uma empresa não perdesse valor.

Veja então que se trata de uma métrica na minha visão bem conservadora, cabendo a cada investidor determinar aquilo que ele acha mais compativel com sua estrategia de investimento.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

@Adriano Umemura, @Edison Luis Paulini Posso afirmar que as perguntas que aparecem por padrão no diagrama foram feitas para empresas em crescimento e para quem está construindo a carteira?

Sim, é possível afirmar isso. Mas também é necessário lembrar que as perguntas possue um viés bem voltado aos pensamentos do Raul na minha opinião.

O ideal seria cada investidor ter o seu por mais que o diagrama padrão seja um bom norte, cada investidor pode ter suas percepções, princípios e critérios próprios.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse:

@Adriano Umemura, @Edison Luis Paulini Posso afirmar que as perguntas que aparecem por padrão no diagrama foram feitas para empresas em crescimento e para quem está construindo a carteira?

Sim, elas abrangem os critérios de forma generalizada. Aos poucos, a medida que voce for consolidando os seus objetivos como investidor irá personalizando e deixando do seu jeito

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...