Jump to content
  • 0

Imóvel alugado - Vender e comprar outro OU Vender e aplicar o dinheiro?


Clara Goncalves

Pergunta

Boa tarde Sardinhas....

Gostaria da opinião de vocês....

Tenho 1 apartamento de 2 quartos que hoje está avaliado em R$ 600.000,00 e está alugado por apenas R$ 2.000,00 (valor bem inferior ao rendimento de 0,5% am), mas como o valor do condomínio é alto para 2 quartos (R$ 980,00),  isso afasta os inquilinos, motivo pelo qual não posso aumentar muito o valor pq senão corro o risco de ele ficar desalugado (o que já ficou 6 meses) e, além de eu não receber o mísero rendimento líquido de aluguel (descontando-se a taxa de administração e o IR), ter ainda  que pagar o condomínio e a taxa extra (a eterna taxa extra). O apartamento é antigo (digo, sem reformas) e o valor pago à época (2001) foi de R$ 96.000,00. Tenho consciência de que já deveria ter me livrado faz tempo desse imóvel, mas não o vendi até hoje com medo do dinheiro "bater asas e voar", sabe como é?! Mas agora que estou acompanhando o curso e estudando mais a respeito de investimentos, tenho a certeza de que preciso urgente vender esse imóvel, pois sei que se eu deixasse o dinheiro aplicado numa simples "poupança" me renderia mais...(e é claro que não seria nesse investimento).  Para vender, provavelmente terei que pagar a corretagem do vendedor, e mais o IR sobre o ganho de capital (paguei R$ 96K e hoje ele vale R$ 600K), ... Então tenho 2 opções: a) vender o apartamento, pagar ganho de capital e a taxa de corretagem, e aplicar o valor líquido ?  ou b) vender o apartamento, e, para não pagar IR sobre o ganho de capital, comprar um outro imóvel, dentro do prazo de 6 meses, que me dê um rendimento pelo menos de 0,5% do seu valor? 

Aguardo as colocações dos colegas e desde já agradeço pelos conselhos dos mais experientes.

Editado por Clara Goncalves
correção de português
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Clara Goncalves disse:

Boa tarde Sardinhas....

Gostaria da opinião de vocês....

Tenho 1 apartamento de 2 quartos que hoje está avaliado em R$ 600.000,00 e que está alugado pelo valor de R$ 2.000,00, valor bem inferior ao rendimento de 0,5% am, mas como o valor do condomínio é alto para 2 quartos (R$ 980,00), e isso afasta os inquilinos, o que faz com que eu não possa aumentar muito o valor, para não correr o risco de ficar sem o mísero rendimento de aluguel (descontado a taxa de administração e IR) e ainda ter que pagar a taxa do condomínio e a taxa extra (a eterna taxa extra). O apartamento é antigo e paguei o valor de R$ 96.000,00. Tenho consciência de que já deveria ter me livrado faz tempo desse imóvel, mas não o vendi até hoje com medo do dinheiro "bater asas e voar", sabe como é?! Mas agora tenho a consciência de que preciso urgente vender esse imóvel, pois até mesmo se eu deixasse o dinheiro parado numa simples "poupança" me renderia mais....  Para vender, provavelmente terei que pagar a corretagem do vendedor, e mais o ganho de capital (paguei R$ 96K e hoje ele vale R$ 600K), ... Então tenho 2 opções: a) vender o apartamento, pagar ganho de capital e a taxa de corretagem, e aplicar o dinheiro (e em quê?), ou b) vender o apartamento, e, para não pagar IR sobre o ganho de capital, comprar outro imóvel, dentro do prazo de 6 meses, que me dê um rendimento pelo menos a 0,5% do seu valor? 

Aguardo as colocações dos colegas e desde já agradeço pelos conselhos dos mais experientes.

Oii! Eu venderia e investiria o dinheiro quando eu terminasse o curso (não sei se vc já terminou 😂).

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/03/2024 at 16:34, Clara Goncalves disse:

Boa tarde Sardinhas....

Gostaria da opinião de vocês....

Tenho 1 apartamento de 2 quartos que hoje está avaliado em R$ 600.000,00 e está alugado por apenas R$ 2.000,00 (valor bem inferior ao rendimento de 0,5% am), mas como o valor do condomínio é alto para 2 quartos (R$ 980,00),  isso afasta os inquilinos, motivo pelo qual não posso aumentar muito o valor pq senão corro o risco de ele ficar desalugado (o que já ficou 6 meses) e, além de eu não receber o mísero rendimento líquido de aluguel (descontando-se a taxa de administração e o IR), ter ainda  que pagar o condomínio e a taxa extra (a eterna taxa extra). O apartamento é antigo (digo, sem reformas) e o valor pago à época (2001) foi de R$ 96.000,00. Tenho consciência de que já deveria ter me livrado faz tempo desse imóvel, mas não o vendi até hoje com medo do dinheiro "bater asas e voar", sabe como é?! Mas agora que estou acompanhando o curso e estudando mais a respeito de investimentos, tenho a certeza de que preciso urgente vender esse imóvel, pois sei que se eu deixasse o dinheiro aplicado numa simples "poupança" me renderia mais...(e é claro que não seria nesse investimento).  Para vender, provavelmente terei que pagar a corretagem do vendedor, e mais o IR sobre o ganho de capital (paguei R$ 96K e hoje ele vale R$ 600K), ... Então tenho 2 opções: a) vender o apartamento, pagar ganho de capital e a taxa de corretagem, e aplicar o valor líquido ?  ou b) vender o apartamento, e, para não pagar IR sobre o ganho de capital, comprar um outro imóvel, dentro do prazo de 6 meses, que me dê um rendimento pelo menos de 0,5% do seu valor? 

Aguardo as colocações dos colegas e desde já agradeço pelos conselhos dos mais experientes.

@Clara Goncalves olhando o seu relato, não sei se sair de um imóvel para entrar em outro somente para não pagar IR sobre o lucro na venda, não me parece a melhor opção. E não são 15% sobre a diferença entre R$96mil e R$600mil. Há uma infinidade de redutores no valor que diminuem o valor do ganho.

Minha sugestão é você baixar o programa GCAP 2024 (programa de Ganho de Capital da Receita Federal) e lançar a venda do imóvel e colocar todas as informações de uma suposta venda. Este programa vai te dar o imposto a ser pago sobre o ganho de capital que você teria dentro das informações que você fornecer. Este é o programa que você vai usar para declarar a venda, então será um valor real de IR a pagar, se houver.

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...