Jump to content

Dúvida sobre como iniciar como Dev


Recommended Posts

Pessoal, boa tarde!

Atualmente sou engenheiro eletricista, mas estou com uma ideia de mudar de carreira, para ser um Dev. Programação, Dev e TI são áreas que eu sempre gostei, mas não consegui desenvolver muito nessa área por ficar sempre limitado a engenharia mesmo. Mas agora pretendo mudar de área de trabalho e acredito que possa ser uma boa decisão a ser tomada.
Visto isso, gostaria de contar com a ajuda de vocês aqui na comunidade para saber o que vocês indicam para começar na carreira? Gostaria de dicas de cursos que vocês achem interessante, qual linguagem vocês acham que está tendo mais mercado de trabalho, onde posso procurar vagas e demais assuntos que possam agregar nessa transição de carreira? Sei que temos vários Dev's aqui na comunidade, então conto com a grande ajuda de todos.
Um grande abraço a todos!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, Caio César Duque Da Rosa disse:

Pessoal, boa tarde!

Atualmente sou engenheiro eletricista, mas estou com uma ideia de mudar de carreira, para ser um Dev. Programação, Dev e TI são áreas que eu sempre gostei, mas não consegui desenvolver muito nessa área por ficar sempre limitado a engenharia mesmo. Mas agora pretendo mudar de área de trabalho e acredito que possa ser uma boa decisão a ser tomada.
Visto isso, gostaria de contar com a ajuda de vocês aqui na comunidade para saber o que vocês indicam para começar na carreira? Gostaria de dicas de cursos que vocês achem interessante, qual linguagem vocês acham que está tendo mais mercado de trabalho, onde posso procurar vagas e demais assuntos que possam agregar nessa transição de carreira? Sei que temos vários Dev's aqui na comunidade, então conto com a grande ajuda de todos.
Um grande abraço a todos!

@Caio César Duque Da Rosa aqui na Comunidade estamos com muitos "Garotos de Programa" rsrsrs abaixo coloco alguns links de conversas sobre o assunto que talvez ajude. E você pode encontrar mais posts buscando por alguma linguagem específica ou por algum termo técnico. Estes links vieram de uma busca pelo termo DEV

https://comunidade.auvp.com.br/topic/5781-quem-é-de-ti-dev-desenvolvedor-levanta-a-mão/

https://comunidade.auvp.com.br/topic/5784-você-é-dev/

https://comunidade.auvp.com.br/topic/11242-emprego-em-dólar-para-dev/

https://comunidade.auvp.com.br/topic/11982-pergunta-para-os-devs-de-plantão-talvez-oportunidade/

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

45 minutes ago, Caio César Duque Da Rosa disse:

Pessoal, boa tarde!

Atualmente sou engenheiro eletricista, mas estou com uma ideia de mudar de carreira, para ser um Dev. Programação, Dev e TI são áreas que eu sempre gostei, mas não consegui desenvolver muito nessa área por ficar sempre limitado a engenharia mesmo. Mas agora pretendo mudar de área de trabalho e acredito que possa ser uma boa decisão a ser tomada.
Visto isso, gostaria de contar com a ajuda de vocês aqui na comunidade para saber o que vocês indicam para começar na carreira? Gostaria de dicas de cursos que vocês achem interessante, qual linguagem vocês acham que está tendo mais mercado de trabalho, onde posso procurar vagas e demais assuntos que possam agregar nessa transição de carreira? Sei que temos vários Dev's aqui na comunidade, então conto com a grande ajuda de todos.
Um grande abraço a todos!

Boa tarde, Caio.
Algumas dicas rápidas pra vc
1- Tem um insta de um cara que fez uma transição de carreira parecida e ele fala bastante sobre mercado de trabalho como dev, @devpobrerico vale a pena dar uma olhada!!
2- Sobre linguagem hoje eu falaria pra vc ir em javascript (não gosto da linguagem, mas trabalho com ela e vc vai ver ela em todo lugar. É a linguagem mais versátil do mercado). Para aprender, da pra dar uma olhada no curso do canal curso em video, eles tem um curso bem interessante pra quem ta começando em javascript
3- Também pode ser interessante olhar alguns conteudos do Lucas Montano ou Filipe Deschamps (o Filipe tem um curso muito interessante pra quem ta começando na área).
4- Sobre buscar emprego eu não sei falar muito bem, comecei como estagiario em uma empresa de Big Data em Sao Paulo e fiquei nela ate virar pleno, depois fui contratado como Mid-Level em uma consultoria de software no exterior e agra estou como Senior na mesma (Tem um pessoal no LinkedIn que fala sobre vagas em geral mas nunca achei nada tao legal)
5- Dica Extra: Comece aprendendo uma linguagem mas entenda o que vc gosta dentro do mundo dev, é um mundo muito amplo. Vc pode gostar de backend, frontend, mobile, devOps, infraestrutura, data science, game dev, hacking ético, entre outros, entenda qual das frentes se alinha mais com você (isso pode ir acontecendo conforme for seguindo no seu aprendizado) mas a diferença entre alguns desses é meio que a diferença entre ser um engenheiro civil e um engenheiro aeroespacial (não em questão de complexidades, mas em questão de diferentes áreas de atuação e de rotina no dia a dia)

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Sou EE também, porém sempre atuei mais pro lado do software.

 

Comecei pela área de embarcados escrevendo software para microcontroladores e DSPs.

Fiz muita coisa no meio do caminho, desde aplicativos utilizados em treinamentos de microcontroladores até sistemas  mais complexos que fazem parte da operação 24/7 de algumas empresas.

Hoje atuo no backend de uma empresa que fornece um sistema web e uma API na área de logística.

 

A área de desenvolvimento de software é imensa, então a primeira coisa seria tentar entender o que te atrai mais e com isso fechar um pouco o escopo e ter onde focar para fazer a transição de carreira. Vindo da Eletrônica (no meu caso, no seu não sei se teve foco em eletrônica) a parte de embarcados proporciona uma transição um pouco mais natural pois tudo o que está em volta do microcontrolador já é conhecido.

Mas é possível mudar pra quase qualquer área sem muito problema, principalmente por você já ter os fundamentos de engenharia de forma geral.

 

Agora, "a dica" que eu não vejo ninguém dar por aí e eu te garanto que é fundamental para o sucesso é: Foque nos fundamentos!

A linguagem X ou Y pode ter mais ou menos recursos do que a Z, a plataforma A pode ser melhor/pior que a B, o framework P é de tal jeito comparado com Q.

Isso tudo são particularidades que vc vai aprender, porém se não tiver fundamentos e uma base sólida nada disso vai importar. 

Se tiver fundamentos, você aprende uma nova linguagem ou um novo framework de forma simples e consegue "sair jogando" em qualquer coisa.

Se só tiver aprendido uma linguagem ou um framework e não entender o que está por trás disso, só vai conseguir jogar esse jogo.


Já teve alguma experiência com programação? Como foi?

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Enzo Erbert disse:

Boa tarde, Caio.
Algumas dicas rápidas pra vc
1- Tem um insta de um cara que fez uma transição de carreira parecida e ele fala bastante sobre mercado de trabalho como dev, @devpobrerico vale a pena dar uma olhada!!
2- Sobre linguagem hoje eu falaria pra vc ir em javascript (não gosto da linguagem, mas trabalho com ela e vc vai ver ela em todo lugar. É a linguagem mais versátil do mercado). Para aprender, da pra dar uma olhada no curso do canal curso em video, eles tem um curso bem interessante pra quem ta começando em javascript
3- Também pode ser interessante olhar alguns conteudos do Lucas Montano ou Filipe Deschamps (o Filipe tem um curso muito interessante pra quem ta começando na área).
4- Sobre buscar emprego eu não sei falar muito bem, comecei como estagiario em uma empresa de Big Data em Sao Paulo e fiquei nela ate virar pleno, depois fui contratado como Mid-Level em uma consultoria de software no exterior e agra estou como Senior na mesma (Tem um pessoal no LinkedIn que fala sobre vagas em geral mas nunca achei nada tao legal)
5- Dica Extra: Comece aprendendo uma linguagem mas entenda o que vc gosta dentro do mundo dev, é um mundo muito amplo. Vc pode gostar de backend, frontend, mobile, devOps, infraestrutura, data science, game dev, hacking ético, entre outros, entenda qual das frentes se alinha mais com você (isso pode ir acontecendo conforme for seguindo no seu aprendizado) mas a diferença entre alguns desses é meio que a diferença entre ser um engenheiro civil e um engenheiro aeroespacial (não em questão de complexidades, mas em questão de diferentes áreas de atuação e de rotina no dia a dia)

Boa noite Enzo,

Primeiramente muito obrigado pela atenção dada para responder à minha dúvida!
Vou dar uma olhada em todos os esses conteúdos que você indicou e ver com qual eu me identifico mais. Todas suas indicações foram muito boas, pois agora eu tenho um norte para seguir.
Sobre o curso do Curso em Vídeo, acredito que seja um excelente curso mesmo. Tempos atrás assisti um curso deles e gostei bastante da didática deles. Vou me inscrever nesse curso de Javascript já já.
Sobre a parte de buscar uma vaga, acredito que estou meio apresado rsrs... Vou primeiro fazer os cursos, analisar a qual área me encaixo melhor e aí sim vou pro LinkedIn buscar os recrutadores. 
Já sobre sua dica extra, confesso que muitos dos termos que você comentou, definindo as áreas de atuação, são novos para mim. Porém agora vou fazer uma busca para entender como é a rotina de cada uma delas.
Enfim, muito obrigado pela sua atenção! Ajudou demais cara!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Mikhail Koslowski disse:

Sou EE também, porém sempre atuei mais pro lado do software.

 

Comecei pela área de embarcados escrevendo software para microcontroladores e DSPs.

Fiz muita coisa no meio do caminho, desde aplicativos utilizados em treinamentos de microcontroladores até sistemas  mais complexos que fazem parte da operação 24/7 de algumas empresas.

Hoje atuo no backend de uma empresa que fornece um sistema web e uma API na área de logística.

 

A área de desenvolvimento de software é imensa, então a primeira coisa seria tentar entender o que te atrai mais e com isso fechar um pouco o escopo e ter onde focar para fazer a transição de carreira. Vindo da Eletrônica (no meu caso, no seu não sei se teve foco em eletrônica) a parte de embarcados proporciona uma transição um pouco mais natural pois tudo o que está em volta do microcontrolador já é conhecido.

Mas é possível mudar pra quase qualquer área sem muito problema, principalmente por você já ter os fundamentos de engenharia de forma geral.

 

Agora, "a dica" que eu não vejo ninguém dar por aí e eu te garanto que é fundamental para o sucesso é: Foque nos fundamentos!

A linguagem X ou Y pode ter mais ou menos recursos do que a Z, a plataforma A pode ser melhor/pior que a B, o framework P é de tal jeito comparado com Q.

Isso tudo são particularidades que vc vai aprender, porém se não tiver fundamentos e uma base sólida nada disso vai importar. 

Se tiver fundamentos, você aprende uma nova linguagem ou um novo framework de forma simples e consegue "sair jogando" em qualquer coisa.

Se só tiver aprendido uma linguagem ou um framework e não entender o que está por trás disso, só vai conseguir jogar esse jogo.


Já teve alguma experiência com programação? Como foi?

Boa noite Mikhail!

Você meio que já esteve na área desde o início não é? Pra mim foi bem diferente. Meu curso de engenharia elétrica foi focado em Sistema de Potência e desde que entrei no mercado de trabalho, minha carreira foi inteira em empresas de distribuição de energia. Logo, a parte de programação, que foi uma paixão na faculdade, foi se perdendo aos poucos.
Entendi o que você disse e concordo com você. Acredito que como em tudo na vida, temos que focar nos fundamentos e ter uma base sólida. Tendo essa base, o aprendizado de outras linguagens fica bem mais fácil, afinal a base é a mesma para tudo né?!
A minha experiência com programação começou durante a faculdade, quando aprendi a programar na linguagem Pascal. A linguagem era bem ruim, mas confesso que na época consegui extrair bastante dela, inventando desafios pessoais com ela, mesmo fora da faculdade. Logo em sequência ainda na faculdade, aprendi um pouco de C quando entrei em um projeto de um software para cálculo de fluxo de potência. Fiquei cerca de 6 meses nesse projeto e estava gostando bastante, mas apareceu uma oportunidade de estágio com salário melhor e saí de lá. (Hoje entendo que não foi uma boa escolha). Desde então meu contato com a programação se resume ao VBA, para criação de relatórios, indicadores, análise de dados. No fundo do peito tenho minha vontade de voltar a programar de fato e com as dicas de vocês agora sei como posso iniciar na área.
Enfim muito obrigado pela ajuda! E nos vemos por ai!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Caio César Duque Da Rosa aqui na Comunidade estamos com muitos "Garotos de Programa" rsrsrs abaixo coloco alguns links de conversas sobre o assunto que talvez ajude. E você pode encontrar mais posts buscando por alguma linguagem específica ou por algum termo técnico. Estes links vieram de uma busca pelo termo DEV

https://comunidade.auvp.com.br/topic/5781-quem-é-de-ti-dev-desenvolvedor-levanta-a-mão/

https://comunidade.auvp.com.br/topic/5784-você-é-dev/

https://comunidade.auvp.com.br/topic/11242-emprego-em-dólar-para-dev/

https://comunidade.auvp.com.br/topic/11982-pergunta-para-os-devs-de-plantão-talvez-oportunidade/

 

Obrigado pela ajuda Flávio! 
Alguns desses tópicos eu já tinha dado uma olhada antes, mas outros são novidades para mim.
Vou dar uma pesquisada lá!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Caio César Duque Da Rosa disse:

Você meio que já esteve na área desde o início não é?

Sim, antes da faculdade mesmo eu já tinha algum contato com programação e gostava dessa parte de desenvolvimento de sistemas e de resolução de problemas utilizando software.
Aqui fica outra dica importante: resolver problemas é o que está por trás de desenvolvimento de software. o código é só mais uma ferramenta (nem sempre é a certa!).

Quote

Pra mim foi bem diferente. Meu curso de engenharia elétrica foi focado em Sistema de Potência e desde que entrei no mercado de trabalho, minha carreira foi inteira em empresas de distribuição de energia. Logo, a parte de programação, que foi uma paixão na faculdade, foi se perdendo aos poucos.

Eu coloquei um negrito aí no teu texto. Cara, se foi a tua paixão e você ainda tem vontade de fazer, planeje e faça mesmo! Hoje em dia como o Enzo comentou existe bastante material e relato de muita gente que fez esse tipo de transição de carreira.

Quote

entrei em um projeto de um software para cálculo de fluxo de potência. Fiquei cerca de 6 meses nesse projeto e estava gostando bastante

Ainda tem contato com o pessoal que ficou ou com pessoas da área? As vezes eles tem alguma vaga e por mais que você não tenha ainda as melhores habilidades de programação, tem muito conhecimento e experiência na área do problema que o software resolve (sistemas de potência) e isso pode ser o seu diferencial nesse momento.

Em uma área de problema muito técnico que requer conhecimentos específicos, como é o caso dos sistemas de potência, é mais rápido ensinar alguém que já entende o domínio do problema a programar do que ensinar um programador o domínio do problema.
O networking pode ser um grande aliado pra te ajudar nessa mudança de área.


Agora, se quiser ir direto para a área de desenvolvimento web (aplicações ou APIs), além de tudo que o Enzo e o Flávio te mandaram eu posso te recomendar a Alura. Vou deixar 2 links aqui com "planos" que eles compartilham de forma pública para alguém sair do zero e chegar ao ponto de conseguir entrar no mercado de trabalho, que não é exatamente o seu caso mas pode te servir como um guia.

No teu caso não é do zero pois você já tem boas noções de programação, e o teu objetivo não é entrar no mercado mas sim migrar de área então também já tem experiência suficiente para outras questões organizacionais referentes ao trabalho, tipo uma "maturidade corporativa".

Mas talvez seja útil. especialmente o segundo link que tem vários links pro youtube e outros recursos gratuitos.

https://cursos.alura.com.br/primeiros-passos-em-desenvolvimento-web-com-exercicios-ana-oliveira17-1664570850171-p456329

https://cursos.alura.com.br/iniciando-na-programacao-darrow-1655664839348-p387751

 

E a última sugestão, veja qual é o tipo de problema que você gostaria de resolver ou o "domínio" onde gostaria de trabalhar e comece a procurar empresas que trabalham resolvendo problemas nessa área com software. (exemplo: finanças, mídia, marketing, sistemas de potência e etc.)

Vendo no linkedin os posts de pessoas dessas empresas, ou em alguns casos as empresas possuem blogs técnicos ou participam de podcasts, você pode tirar alguns insights sobre a forma como trabalham, como se organizam, o stack que utilizam (linguaguem, plataforma cloud / on-premisse, frameworks e etc) e isso pode ajudar a te dar um norte de por onde começar.
Ou mesmo na descrição das vagas dessas empresas pode ser que tenham listas de requisitos que podem servir para dar um norte.

Ainda existe muito no mercado, especialmente em níveis de entrada, a questão de ter no currículo linguagens ou ferramentas específicas. Então uma pesquisa por esse lado pode te ajudar também a escolher por onde começar.

E por fim, boa sorte na sua jornada e se eu puder te ajudar com algo conte comigo!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

16 horas atrás, Caio César Duque Da Rosa disse:

Pessoal, boa tarde!

Atualmente sou engenheiro eletricista, mas estou com uma ideia de mudar de carreira, para ser um Dev. Programação, Dev e TI são áreas que eu sempre gostei, mas não consegui desenvolver muito nessa área por ficar sempre limitado a engenharia mesmo. Mas agora pretendo mudar de área de trabalho e acredito que possa ser uma boa decisão a ser tomada.
Visto isso, gostaria de contar com a ajuda de vocês aqui na comunidade para saber o que vocês indicam para começar na carreira? Gostaria de dicas de cursos que vocês achem interessante, qual linguagem vocês acham que está tendo mais mercado de trabalho, onde posso procurar vagas e demais assuntos que possam agregar nessa transição de carreira? Sei que temos vários Dev's aqui na comunidade, então conto com a grande ajuda de todos.
Um grande abraço a todos!

Bom dia, Caio! Estou em uma situação semelhante à sua. Sou engenheiro civil, atuo na área há quase 5 anos mas de vez em sempre me vem aquele sentimento de não pertencimento na área e ocasionalmente me vejo voltado à iniciar na carreira programação. 

Tive meu primeiro contato com esse mundo durante a graduação, iniciando com C++ na disciplina de introdução aos algoritmos, passando para o Python para ajudar alguns amigos a desenvolver um trabalho em outra disciplina e por fim, para meu TCC, decidi desenvolver um pequeno software de dimensionamento de vigas, em C#, pois sabia que seria a única coisa que me manteria motivado a fazer um trabalho bem feito. Desde então, volto a programar por alguns dias, iniciando alguns projetos, mas nunca chegando a um final. 

Porém, acredito que o que mais me segura de jogar tudo pro alto, abandonar a civil e dedicar exclusivamente à programação é o "medo" de começar de novo, principalmente na questão salarial. 

Se quiser podemos trocar alguma ideia sobre esse processo de transição e de certa forma apoiar um ao outro. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, Mikhail Koslowski disse:

Aqui fica outra dica importante: resolver problemas é o que está por trás de desenvolvimento de software. o código é só mais uma ferramenta (nem sempre é a certa!).

Sabe uma coisa que eu sinto? Que a minha missão nesse mundo é desenvolver algo que facilite a vida das pessoas e a programação se encaixa perfeitamente nisso.

20 horas atrás, Mikhail Koslowski disse:

Ainda tem contato com o pessoal que ficou ou com pessoas da área?

Infelizmente não tenho contato mais. Era um projeto de iniciação científica na faculdade e tem bastante tempo já. Já não sou tão novo rsrs. E mesmo assim, acredito que não quero algo que ainda me prenda na engenharia elétrica. Talvez até faça algo agora relacionado com engenharia elétrica no meu atual emprego por exemplo. Isso poderá me ajudar como um case lá na frente (estou com algumas ideias já rsrs).

20 horas atrás, Mikhail Koslowski disse:

Cara, se foi a tua paixão e você ainda tem vontade de fazer, planeje e faça mesmo!

Tem uns 5 meses que estou pensando nisso, mas ainda não segui pro próximo passo. Mas com a ajuda de todos vocês agora tenho bastante informação e um horizonte pra seguir.

20 horas atrás, Mikhail Koslowski disse:

E por fim, boa sorte na sua jornada e se eu puder te ajudar com algo conte comigo!

Li tudo que você indicou e anotei aqui para pesquisar depois. Vocês têm me ajudado muito já. Ontem fiquei vendo vários materiais sobre a área. Agora já sei por exemplo o que é backend, frontend, mobile, devOps, infraestrutura, data science, game dev e hacking ético. Acho que me identifiquei mais com fronted e data science, mas ainda é cedo e a pesquisa vai ser longa ainda. rs
Enfim, muito obrigado pela sua atenção em me responder e em breve vou estar chamando vocês pra tirar mais dúvidas!
Um grande abraço!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Gustavo Morais Barbosa disse:

Se quiser podemos trocar alguma ideia sobre esse processo de transição e de certa forma apoiar um ao outro.

Boa note Gustavo!
Realmente nossa história e parecida demais e acredito que podemos nos ajudar pela frente! Aproveite as dicas que o pessoal deu aqui. Já tem me ajudado demais. Esse processo de mudança de carreira dá medo, mas acredito que com as orientações certas conseguimos fazer essa transição com o menor impacto possível!
Mas vamos nos ajudando!
Um abraço!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Klinsman Maia Goncalves disse:

Oi Caio,

Sou Engenheiro de Software e trabalho com diversos de eng. elétrica. Atualmente trabalho desenvolvendo SW para uma fabricante de smartphones. Uma sugestão de área é essa, trabalhar com desenvolvimento mais voltado pra parte de Android Embarcado. Eu fiz o treinamento e-labwork e me ajudou bastante.

Boa noite Klinsman!
Essa área de sistema mobile é completamente desconhecida pra mim, não tenho ideia das linguagens utilizadas. Mas como estou tentando descobrir o que mais me identifico, não vou deixar de dar uma olhada no assunto também não.
Obrigado pela dica e um grande abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...