Jump to content
  • 0

Swap de IPCA+


Diogo Milioli Ferreira

Pergunta

Fala sardinhas!

Recebi uma proposta indecorosa do meu assessor da Rico... chama-se Swap. Já caí nessa uma vez... saí ganhando... mas hoje, entendendo um pouco mais do mercado, estou mais crítico... e gostaria de saber a opinião dos colegas.

Basicamente é uma aposta... cuja garantia é o meu investimento em NTNB 2060... 

Consiste no seguinte... coloco garantia de 200.000,00 (NTNB, que hoje representa 14% da minha carteira)... e, sobre o IPCA + 5,30aa (2035) aposto na queda do juros real...

A cada ponto de queda no juros real... tenho um lucro de 1,8% (em média)... e a cada ponto de subida uma perda de 1,8%... 

Como há variação diaria da taxa... posso levar até 2035 essa aposta... e aguardar o melhor momento para sair... 

O alvo de ganho é chegar no juros de IPCA + 4,9 (ganho estimado de 14.792,00)... O alvo de perda é IPCA + 5,9 (perda estimada de 23.286,00)....

Essa perda representaria 1,7% da minha carteira...

Considerações:

- não pretendo sacar o NTNB tão cedo... não é minha reserva...

- como o NTNB fica só como garantia... ele continua me pagando os juros semestrais

- a RICO ganha com o spread da taxa... 

- o custo de operação gira em torno de 0,02%

- o imposto sobre o lucro é regressivo.

*IN* OU *OUT*????

 

 

Screenshot_20240314_092107_Gmail.jpg

Editado por Diogo Milioli Ferreira
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
14 minutes ago, Diogo Milioli Ferreira disse:

Fala sardinhas!

Recebi uma proposta indecorosa do meu assessor da Rico... chama-se Swap. Já caí nessa uma vez... saí ganhando... mas hoje, entendendo um pouco mais do mercado, estou mais crítico... e gostaria de saber a opinião dos colegas.

Basicamente é uma aposta... cuja garantia é o meu investimento em NTNB 2060... 

Consiste no seguinte... coloco garantia de 200.000,00 (NTNB, que hoje representa 14% da minha carteira)... e, sobre o IPCA + 5,30aa (2035) aposto na queda do juros real...

A cada ponto de queda no juros real... tenho um lucro de 1,8% (em média)... e a cada ponto de subida uma perda de 1,8%... 

Como há variação diaria da taxa... posso levar até 2035 essa aposta... e aguardar o melhor momento para sair... 

O alvo de ganho é chegar no juros de IPCA + 4,9 (ganho estimado de 14.792,00)... O alvo de perda é IPCA + 5,9 (perda estimada de 23.286,00)....

Essa perda representaria 1,7% da minha carteira...

Considerações:

- não pretendo sacar o NTNB tão cedo... não é minha reserva...

- como o NTNB fica só como garantia... ele continua me pagando os juros semestrais

- a RICO ganha com o spread da taxa... 

- o custo de operação gira em torno de 0,02%

- o imposto sobre o lucro é regressivo.

*IN* OU *OUT*????

 

 

Screenshot_20240314_092107_Gmail.jpg

Bom dia @Diogo Milioli Ferreira. Eu particularmente não acho valido condutas especulativas, ja que muitas delas podem consumir o nosso patrimonio. Lembrando que mais importante do que o ganho é evitar a perda.

Lembro de quando voce postou a outra operação de swap no ano passado. Desde então tenho algum material teorico sobre a operação que sera interessante para discutirmos aqui

Podemos traduzir “swap” como troca. E isso ajuda muito a entender o conceito. O Mercado de Swap consiste em operações que envolvem a troca de indexadores.

O Hedger (que busca a proteção) possui um ativo financeiro e gostaria de proteger esse ativo de eventuais mudanças no preço que iriam contra seu objetivo

Essa troca de indexadores pode ser feita por indexadores de taxa juros, moedas ou índice de preços

Exemplo: Imagine que seu cliente tenha um CDB pré-emitido pelo seu banco, mas esse cliente, por manter relações comerciais em dólar, precisa se proteger da variação cambial. Como alternativa, esse cliente contrata um Swap trocando assim a remuneração prefixada pela variação do dólar.

Perceba nesse exemplo que o seu cliente possui um ativo (CDB-pré) com rentabilidade pré fixada, mas passa a receber como rentabilidade a variação cambial

Nesse caso, seu banco vai usar como valor base da operação o valor total do CDB, deixando o seu cliente passivo na taxa pré fixada e ativo na variação cambial. Em outras palavras, o investidor deixa de receber (passivo) a taxa pré fixado e passa a receber (ativo) a variação cambial do período.

O swap é um tipo de contrato de derivativos que precisa ser registrado na clearing da B3 e sempre terá como contraparte uma instituição financeira. Ou seja, não dá pra negociar um swap com outro investidor.

Algumas características desse mercado: 

⯀ Valor base: é o valor do contrato de swap que pode ser o valor de um ativo ou um valor acordado entre as partes; 

⯀ Ponta passiva: é o indexador que o investidor deixa de receber após a contratação do swap; 

⯀ Ponta ativa: é o indexador que o investidor recebe após a contratação do Swap;

 ⯀ Ajuste positivo: é o valor que o investidor recebe em conta se sua ponta ativa render mais do que a ponta passiva; 

⯀ Ajuste negativo: é o valor que o investidor paga para a contraparte se sua ponta passiva render mais do que a ponta ativa; 

⯀ Tributação: o IR no mercado de swap é retido na fonte pela contraparte e será pago de acordo com a tabela regressiva de IR tendo como base de cálculo o valor do ajuste positivo (se houver); 

⯀ Compensação de perdas: caso o investidor tenha prejuízo, este não poderá ser compensado no futuro; 

⯀ Risco de Crédito: risco de que uma das contrapartes não honre com os pagamentos nas datas acordadas. Os bancos estabelecem limites pré-definidos por contraparte de acordo com as características do contrato e da própria contraparte. Algumas vezes, são solicitadas margens antecipadas ou eventuais (Ex: se durante a vida do contrato a “exposição” ultrapassar um limite previamente estabelecido); 

⯀ Risco de Mercado: ao longo da vida do “contrato”, os preços dos ativos e/ou passivos subjacentes flutuam de forma que os “payoffs” de cada uma das partes envolvidas é incerto. (Ex: Para um swap dólar X real, por exemplo, basicamente os riscos de mercado são: dólar, Taxa Prefixada e Cupom Cambial).

Vamos trazer a teoria para o seu caso então. Quais os indexadores que estão sendo trocados? Voce esta trocando a rentabilidade do seu titulo IPCA pela rentabilidade de um prefixado?

25 minutes ago, Diogo Milioli Ferreira disse:

- como o NTNB fica só como garantia... ele continua me pagando os juros semestrais

Tem certeza? Por que se a troca for do seu titulo IPCA para voce receber o prefixado, teoricamente voce abre mão desta rentabilidade

26 minutes ago, Diogo Milioli Ferreira disse:

- a RICO ganha com o spread da taxa... 

pelo que eu entendi, quando temos um swap a rentabilidade é trocada. Então se a troca for esta mesma, voce cedendo o IPCA e recebendo uma taxa prefixada, a Rico ganha o IPCA e voce o prefixado no periodo.

No calculo final quem teve a ponta com mais lucro ganha a diferença

 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Lembrando que mais importante do que o ganho é evitar a perda.

Oi @adrianoumemura! Em primeiro lugar, obrigado pela resposta! Também concordo contigo... evitar perdas é o principal...

Mas dentro da minha estratégia até 5% da minha carteira eu tolero movimentos mais arriscados... a proposta é maior do que eu tenho de meta... e provavelmente não vou fazer... mas... achei legal discutir o caso.

 

19 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Bom Tem certeza? Por que se a troca for do seu titulo IPCA para voce receber o prefixado, teoricamente voce abre mão desta rentabilidade

Eu fiz especificamente essa pergunta pra ele... e a resposta foi de que o NTNB entra apenas como garantia.... e que continua pagando o juros... foi até o que me deixou um pouco mais animado.... porque... amortizaria eventuais perdas....

Editado por Diogo Milioli Ferreira
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Diogo Milioli Ferreira disse:

Oi @adrianoumemura! Em primeiro lugar, obrigado pela resposta! Também concordo contigo... evitar perdas é o principal...

Mas dentro da minha estratégia até 5% da minha carteira eu tolero movimentos mais arriscados... a proposta é maior do que eu tenho de eta... e provavelmente não vou fazer... mas... achei legal discutir o caso.

 

Eu fiz especificamente essa pergunta pra ele... e a resposta foi de que o NTNB entra apenas como garantia.... e que continua pagando o juros... foi até o que me deixou um pouco mais animado.... porque... amortizaria eventuais perdas....

Voce teria o contrato do swap? Para verificar qual a ponta ativa e passiva?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Diogo Milioli Ferreira disse:

Eu acho que entendi. O seu titulo é somente a garantia da operação mesmo, mas se a operação virar eles liquidam sua posição para cobrir a margem. Voce ficara com ponta ativa em um IPCA +5,3% vencimento 2035 e passivo com 100% do CDI. Se a taxa de juros cair voce ganha, se subir voce perde.

Contudo, e talvez seja aqui que esta a brecha, se voce comprar diretamente o IPCA 2035, ele esta pagando hoje IPCA+5,69% e se a taxa cair voce ganha do mesmo jeito com uma taxa superior. 

Mas desta forma não paga comissão para a corretora 😅

 

Captura de Tela 2024-03-14 às 11.19.35.png

Captura de Tela 2024-03-14 às 11.19.59.png

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...