Jump to content
  • 0

Meu...Deus...


Convidado Anônimo

Pergunta

Não tem nada a ver com finanças, tirando o fato de que vou perder minha renda, mas... Meu Deus, o que vocês fariam na minha posição ? Acho que não há nada o que fazer...

Dou aula na área de Tecnologia, enquanto ministrava um curso de Redes, expliquei o funcionamento de redes públicas e o porquê de serem perigosas caso alguém coloque um Spyware, então expliquei como eram feitos os roubos de dados e como eles deveriam se proteger contra isso, um aluno(a) me perguntou como eu sabia de tudo aquilo e contei que estudava CyberDefense e que seria um Hacker (errei em não dizer Ético e explicar o contexto das LGPDs), e ainda brinquei "Então cuidado Zé, se eles podem roubar seus dados eu também poderei"... Um aluno(a) me gravou em segredo, e contou para o pai que eu estava ensinando como roubar dados e que eu poderia invadi-los, tirou totalmente do contexto e me denunciou na escola. Entrou no crime de indução de menores ao crime cibernético, e não tem como justificar pois aquela explicação/curiosidade não estava na grade do curso, fora as provas (fora de contexto), e o fato de eu ter chamado o aluno de "Zé" contar como má conduta profissional.

A intenção jamais foi exaltar o roubo de dados, foi explicar a vulnerabilidade dessa rapaziada que não sabe o artefato que tem na mão, e o quanto pode prejudicá-los. Tentei ajudar e ainda me lasquei, um fio de cabelo para perder tudo.

 

Errei tão feio assim ?

Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
36 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Não tem nada a ver com finanças, tirando o fato de que vou perder minha renda, mas... Meu Deus, o que vocês fariam na minha posição ? Acho que não há nada o que fazer...

Dou aula na área de Tecnologia, enquanto ministrava um curso de Redes, expliquei o funcionamento de redes públicas e o porquê de serem perigosas caso alguém coloque um Spyware, então expliquei como eram feitos os roubos de dados e como eles deveriam se proteger contra isso, um aluno(a) me perguntou como eu sabia de tudo aquilo e contei que estudava CyberDefense e que seria um Hacker (errei em não dizer Ético e explicar o contexto das LGPDs), e ainda brinquei "Então cuidado Zé, se eles podem roubar seus dados eu também poderei"... Um aluno(a) me gravou em segredo, e contou para o pai que eu estava ensinando como roubar dados e que eu poderia invadi-los, tirou totalmente do contexto e me denunciou na escola. Entrou no crime de indução de menores ao crime cibernético, e não tem como justificar pois aquela explicação/curiosidade não estava na grade do curso, fora as provas (fora de contexto), e o fato de eu ter chamado o aluno de "Zé" contar como má conduta profissional.

A intenção jamais foi exaltar o roubo de dados, foi explicar a vulnerabilidade dessa rapaziada que não sabe o artefato que tem na mão, e o quanto pode prejudicá-los. Tentei ajudar e ainda me lasquei, um fio de cabelo para perder tudo.

 

Errei tão feio assim ?

Anônimo, que idade tem estes alunos? São aborrecentes entediados? E sério que a Direção da escola não considerou o contexto inteiro? E o assunto abordado não está na grade da pauta "Redes" ? Se não está, deveria.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
45 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Não tem nada a ver com finanças, tirando o fato de que vou perder minha renda, mas... Meu Deus, o que vocês fariam na minha posição ? Acho que não há nada o que fazer...

Dou aula na área de Tecnologia, enquanto ministrava um curso de Redes, expliquei o funcionamento de redes públicas e o porquê de serem perigosas caso alguém coloque um Spyware, então expliquei como eram feitos os roubos de dados e como eles deveriam se proteger contra isso, um aluno(a) me perguntou como eu sabia de tudo aquilo e contei que estudava CyberDefense e que seria um Hacker (errei em não dizer Ético e explicar o contexto das LGPDs), e ainda brinquei "Então cuidado Zé, se eles podem roubar seus dados eu também poderei"... Um aluno(a) me gravou em segredo, e contou para o pai que eu estava ensinando como roubar dados e que eu poderia invadi-los, tirou totalmente do contexto e me denunciou na escola. Entrou no crime de indução de menores ao crime cibernético, e não tem como justificar pois aquela explicação/curiosidade não estava na grade do curso, fora as provas (fora de contexto), e o fato de eu ter chamado o aluno de "Zé" contar como má conduta profissional.

A intenção jamais foi exaltar o roubo de dados, foi explicar a vulnerabilidade dessa rapaziada que não sabe o artefato que tem na mão, e o quanto pode prejudicá-los. Tentei ajudar e ainda me lasquei, um fio de cabelo para perder tudo.

 

Errei tão feio assim ?

Caraca, anônimo.

A diretoria da escola não se pronunciou em nada em tentar te ajudar, olhar o contexto todo da coisa?

Além disso, por que diabos um aluno estava querendo filmar isso em segredo? Achei meio estranho essa parte.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
56 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Não tem nada a ver com finanças, tirando o fato de que vou perder minha renda, mas... Meu Deus, o que vocês fariam na minha posição ? Acho que não há nada o que fazer...

Dou aula na área de Tecnologia, enquanto ministrava um curso de Redes, expliquei o funcionamento de redes públicas e o porquê de serem perigosas caso alguém coloque um Spyware, então expliquei como eram feitos os roubos de dados e como eles deveriam se proteger contra isso, um aluno(a) me perguntou como eu sabia de tudo aquilo e contei que estudava CyberDefense e que seria um Hacker (errei em não dizer Ético e explicar o contexto das LGPDs), e ainda brinquei "Então cuidado Zé, se eles podem roubar seus dados eu também poderei"... Um aluno(a) me gravou em segredo, e contou para o pai que eu estava ensinando como roubar dados e que eu poderia invadi-los, tirou totalmente do contexto e me denunciou na escola. Entrou no crime de indução de menores ao crime cibernético, e não tem como justificar pois aquela explicação/curiosidade não estava na grade do curso, fora as provas (fora de contexto), e o fato de eu ter chamado o aluno de "Zé" contar como má conduta profissional.

A intenção jamais foi exaltar o roubo de dados, foi explicar a vulnerabilidade dessa rapaziada que não sabe o artefato que tem na mão, e o quanto pode prejudicá-los. Tentei ajudar e ainda me lasquei, um fio de cabelo para perder tudo.

 

Errei tão feio assim ?

Poxa Anônimo...sinto muito que isso aconteceu com você.
Fui professora do ensino médio e temos que tomar muito cuidado com o que falamos em sala de aula, mesmo quando temos as melhores intenções.

No caso, explicar em sala de aula com detalhes como é feito o roubo de dados seria um erro.
Qualquer tema que aborde assuntos que podem se enquadrar como crime, devem ser abordados com cautela.
Por exemplo: seria mais adequado mencionar a questão da fragilidade da segurança das redes públicas mas não entrar em detalhes de como se pode roubar os dados (com Spyware e tal). Depois passaria a maior parte do tempo explicando como proteger seus dados.
Infelizmente já vi muitos professores advertidos por "indiretamente" incitar um crime, mesmo quando essa não foi a intenção.

Outra: os alunos gravam tudo na sala de aula hoje em dia, e tudo pode ser tirado de contexto.

Você ter falado que você era hacker e que também poderia roubar os dados (mesmo que de brincadeira), foi um erro...

Sinto muito mais uma vez.
Acho que tudo que acontece deve ser encarado como aprendizado. 
Boa sorte com tudo.

Editado por Maila Silva
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Flavio Prado disse:

Anônimo, que idade tem estes alunos? São aborrecentes entediados? E sério que a Direção da escola não considerou o contexto inteiro? E o assunto abordado não está na grade da pauta "Redes" ? Se não está, deveria.

Sim, entre 15 e 17... O assunto nem chegou na direção, se chegar é rua instantaneamente, a escola em que trabalho é famosa por prezar pela conduta, não pensarão duas vezes antes de me mandar embora. O Coordenador sabe do meu caráter, e sabe também que o aluno(a) exagerou em tudo, inclusive ele é da área do TI, e sabe que uma coisa tem sim a ver com a outra, porém pelo fato de não estar na grade, eu estou errado em ter comentado, ainda mais de ter brincado com isso.

1 hour ago, Edison Luis Paulini disse:

Caraca, anônimo.

A diretoria da escola não se pronunciou em nada em tentar te ajudar, olhar o contexto todo da coisa?

Além disso, por que diabos um aluno estava querendo filmar isso em segredo? Achei meio estranho essa parte.

O Coordenador me deu um voto de confiança, e guardou o Documento na gaveta, se chegar no diretor é justa causa na hora, eles não vão deixar os dele na reta por mim, na escola em que trabalho o aluno é quem tem razão, ainda mais com uma gravação...

Gravou em segredo porque não é permitido celular em sala. Se eu tivesse visto, teria pedido para guardar.

1 hour ago, Maila Silva disse:

Poxa Anônimo...sinto muito que isso aconteceu com você.
Fui professora do ensino médio e temos que tomar muito cuidado com o que falamos em sala de aula, mesmo quando temos as melhores intenções.

No caso, explicar em sala de aula com detalhes como é feito o roubo de dados seria um erro.
Qualquer tema que aborde assuntos que podem se enquadrar como crime, devem ser abordados com cautela.
Por exemplo: seria mais adequado mencionar a questão da fragilidade da segurança das redes públicas mas não entrar em detalhes de como se pode roubar os dados (com Spyware e tal). Depois passaria a maior parte do tempo explicando como proteger seus dados.
Infelizmente já vi muitos professores advertidos por "indiretamente" incitar um crime, mesmo quando essa não foi a intenção.

Outra: os alunos gravam tudo na sala de aula hoje em dia, e tudo pode ser tirado de contexto.

Você ter falado que você era hacker e que também poderia roubar os dados (mesmo que de brincadeira), foi um erro...

Sinto muito mais uma vez.
Acho que tudo que acontece deve ser encarado como aprendizado. 
Boa sorte com tudo.

Entendo totalmente o seu ponto Maila, sei que errei, errei ainda mais em tentar ser amigo dos alunos e tocar em assuntos que eles não estão preparados para ouvir. Me deixou triste porque eu comentei apenas para mostrar a eles o quanto estão vulneráveis na internet e que eles tem que tomar cuidado, 29 alunos entenderam, 1 não gostou e a qualquer momento posso perder o emprego...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

contei que estudava CyberDefense e que seria um Hacker (errei em não dizer Ético e explicar o contexto das LGPDs), e ainda brinquei "Então cuidado Zé, se eles podem roubar seus dados eu também poderei"... Um aluno(a) me gravou em segredo,

Lendo o próprio jeito que você relatou entendo que sim você errou e a escola (uma empresa ) está no direito de agir!

porém não foi má intenção é seu superior / coordenador confia em você , não caberia uma conversa você , aluno e coordenador no sentido de zerar este tema de forma pacífica e justa ?

todos estamos sujeito a erro , mas as vezes damos azar! Trabalhei em um projeto que aí amava (com música ) mas os alunos novos (aborrecentes tambem) adoravam peitar todo mundo e inventaram q iria fazer de tudo para que me tirassem da aulas (eis q nisto num dia de fúria me irritei e falei alto “ninguém vai me tirar daqui”, enquanto na verdade eu não precisava ter tido nada! Enfim eles conseguiram , a coordenadora me chamou e achou melhor eu sair (fiquei mal pra caramba mas , aprendi muito com isso ) bola pra frente e vida que segue !

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Rapaz... não sei o que esta fazendo neste lugar ainda

Deveria procurar outro local que te mereça ! serio mesmo... 

O aluno te gravar escondido isso sim mereceria um processinho, pois como fica seu direito de imagem ? ainda mais distorcendo o contexto...

Mas entendo que devem pagar bem e ai você acaba "tendo" que aceitar

Mas repito, você deveria pensar seriamente em ter um plano B e ir trabalhando em cima disso

PS... os icones e fotos da comunidade estão todos cagados, não foi você que invadiu não né ? kkkkkk

 

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Lendo o próprio jeito que você relatou entendo que sim você errou e a escola (uma empresa ) está no direito de agir!

porém não foi má intenção é seu superior / coordenador confia em você , não caberia uma conversa você , aluno e coordenador no sentido de zerar este tema de forma pacífica e justa ?

todos estamos sujeito a erro , mas as vezes damos azar! Trabalhei em um projeto que aí amava (com música ) mas os alunos novos (aborrecentes tambem) adoravam peitar todo mundo e inventaram q iria fazer de tudo para que me tirassem da aulas (eis q nisto num dia de fúria me irritei e falei alto “ninguém vai me tirar daqui”, enquanto na verdade eu não precisava ter tido nada! Enfim eles conseguiram , a coordenadora me chamou e achou melhor eu sair (fiquei mal pra caramba mas , aprendi muito com isso ) bola pra frente e vida que segue !

Acho que ele prefere colocar debaixo dos panos que tentar resolver e ter que levar isso para cima...

Estou rezando para que esqueçam, mas se acabar do nada, terei que me virar com o que tenho...

18 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Rapaz... não sei o que esta fazendo neste lugar ainda

Deveria procurar outro local que te mereça ! serio mesmo... 

O aluno te gravar escondido isso sim mereceria um processinho, pois como fica seu direito de imagem ? ainda mais distorcendo o contexto...

Mas entendo que devem pagar bem e ai você acaba "tendo" que aceitar

Mas repito, você deveria pensar seriamente em ter um plano B e ir trabalhando em cima disso

PS... os icones e fotos da comunidade estão todos cagados, não foi você que invadiu não né ? kkkkkk

 

O emprego que recebi foi merecido com muito esforço, e foi justamente o reconhecimento do coordenador na época que saí de um emprego de 1400 e fui para esse de 8000, sem ao menos ter terminado a faculdade, e eu só trabalho a 3 anos...

Então dificilmente vou conseguir um assim denovo, terei que recomeçar do zero, conquistar as pessoas ao meu redor de novo, mostrar do meu potencial de novo... é por isso que me sujeito a certas pressões para me manter aqui...

É aquela história do Raul nos Storys, não tenho faculdade ainda, então tenho que provar para as pessoas do que sou capaz toda vez...

Infelizmente ainda não tenho plano B, mas ja comecei a pensar em um como renda extra e talvez eu transforme no principal... 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Acho que ele prefere colocar debaixo dos panos que tentar resolver e ter que levar isso para cima...

Estou rezando para que esqueçam, mas se acabar do nada, terei que me virar com o que tenho...

Cuidado com “achar e rezar”, se quer resolver problemas tem que falar deles , se você diz que seu coordenador confia em você , então sim você poderia tentar conversar c ele (seu coordenador abertamente ) até pra saber se daqui uns 2 ou 3 meses ele não aparece c outra pessoa e coloque no seu lugar (normalmente é assim que funciona )

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Não creio que errou, no meu ponto de vista não é o que se fala e sim como se fala, falar que é hacker não é um problema pois a definição por se só é alguém que entende tão profundamente do processo  ao ponto de saber suas vulnerabilidades.

O único problema que vejo é a fala :
 

Quote

 " Então cuidado Zé, se eles podem roubar seus dados eu também poderei"

Parece uma ameaça mas vc está certo, pois sim vc pode, mas não quer dizer que vc vá!


E sobre estar fora da ementa/grade  não tem com o que se preocupar pois  entra na parte de contextualização.
 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Lucas Mateus Fernandes disse:

Não creio que errou, no meu ponto de vista não é o que se fala e sim como se fala, falar que é hacker não é um problema pois a definição por se só é alguém que entende tão profundamente do processo  ao ponto de saber suas vulnerabilidades.

O único problema que vejo é a fala :
 

Parece uma ameaça mas vc está certo, pois sim vc pode, mas não quer dizer que vc vá!


E sobre estar fora da ementa/grade  não tem com o que se preocupar pois  entra na parte de contextualização.
 

Foi uma série de fatores, se fosse algo tão grave assim todas as turmas de todos os cursos que dei nessa área teriam ido reportar ao coordenador, mas só é preciso 1 aluno kkk

É eu dei uma brincada, mas se fosse um de meus alunos, saberia que brinco na sala para descontrair um pouco, pois o ensino sempre foi algo "tedioso" para as pessoas, eu tento deixar a sala mais leve trazendo práticas, histórias reais, uma brincadeira aqui uma zoeira ali... Sempre deu certo, dessa vez o aluno já estava forçado fazendo o curso, só precisava da desculpa certa para falar para o pai que queria sair, caiu como uma luva minha fala hahaha. O Raul diz que a mãe dele dizia "e quem disse que escola é para ser legal" ou algo do gênero. Eu queria que fosse, minha didática é diferente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...