Pegando um exemplo fictício de um título prefixado de R$650 a uma taxa de 11,37% com vencimento para 4 anos.
Sabemos que no vencimento o título irá valer 1000.
Mas eu me perdi em como ficaria o valor a ser recebido com o desconto do IR considerando a hipótese de se levar o título até o vencimento e não realizar marcação a mercado.
O que eu pensei mas não sei se está correto:
A essas condições, receberemos de juros do título aproximadamente R$350. A alíquota do IR para 4 anos seria de 15%.
Descontando os 15% em cima de 350 o valor final seria de 297,50.
Logo, concluo que no vencimento eu receberia R$947,50.
Pergunta
Edison Paulini
Boa noite, sardinhas!
Uma dúvida que me surgiu.
Pegando um exemplo fictício de um título prefixado de R$650 a uma taxa de 11,37% com vencimento para 4 anos.
Sabemos que no vencimento o título irá valer 1000.
Mas eu me perdi em como ficaria o valor a ser recebido com o desconto do IR considerando a hipótese de se levar o título até o vencimento e não realizar marcação a mercado.
O que eu pensei mas não sei se está correto:
A essas condições, receberemos de juros do título aproximadamente R$350. A alíquota do IR para 4 anos seria de 15%.
Descontando os 15% em cima de 350 o valor final seria de 297,50.
Logo, concluo que no vencimento eu receberia R$947,50.
Está correto este raciocínio?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
DIAS POPULARES
15/Mar
3
Top Posters For This Question
Edison Paulini 2 posts
Adriano Umemura 1 post
DIAS POPULARES
15/Mar 2024
3 posts
Os mais famosos desse tópico
Edison Paulini
Boa noite, sardinhas! Uma dúvida que me surgiu. Pegando um exemplo fictício de um título prefixado de R$650 a uma taxa de 11,37% com vencimento para 4 anos. Sabemos que no vencimento o
Adriano Umemura
Bom dia @Edison Luis Paulini. Sim o seu raciocinio esta correto. O valor de R$1mil no vencimento seria o valor bruto a ser recebido, mas é necessario o desconto do IR para sabermos a rentabilidade fin
Edison Paulini
Top Valeu, Adriano!
2 respostas para essa pergunta
Recommended Posts