Jump to content
  • 0

IVV é suficiente?

Rafael Yoshio Okabe

Pergunta

Boa galera!

Eu comecei a analisar o cenário internacional, e conversando na comunidade resolvi começar apenas com ETFs, já que não tenho tanto tempo de acompanhar o cenário nacional e internacional. Reassistindo as aulas o Raul até falou sobre a vantagem de ter apenas ETFs.

Mas minha dúvida fica no seguinte, analisei o IVV e vi que tem diversas empresas lá dentro, de diversos setores. Eu estaria errado em aportar apenas em IVV na minha carteira internacional?

Obrigado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
  On 15/03/2024 at 14:21, Rafael Yoshio Okabe disse:

Boa galera!

Eu comecei a analisar o cenário internacional, e conversando na comunidade resolvi começar apenas com ETFs, já que não tenho tanto tempo de acompanhar o cenário nacional e internacional. Reassistindo as aulas o Raul até falou sobre a vantagem de ter apenas ETFs.

Mas minha dúvida fica no seguinte, analisei o IVV e vi que tem diversas empresas lá dentro, de diversos setores. Eu estaria errado em aportar apenas em IVV na minha carteira internacional?

Obrigado!

Expand  

Bom dia @Rafael Yoshio Okabe. Não estaria errado não 😄

Considerando a diversificação, o IVV seria o apice neste quesito, ja que investe nas 500 maiores empresas dos EUA.

Acredito que o fator a ser considerado é que, investindo desta forma o seu resultado sera atrelado ao indice SP500, que reflete basicamente o mercado americano como um todo. Se é essa mesmo a sua idéia, e esta de acordo com sua estratégia de investimentos, não vejo problema algum em ser realizado desta forma.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
  On 15/03/2024 at 14:21, Rafael Yoshio Okabe disse:

Boa galera!

Obrigado!

Expand  

Oi Rafael, resposta simples e direta, não está errado, pode investir só nele.

Desenvolvendo a resposta. Pelo seu post eu julgo que o raciocínio começou bacana, mas deu uma perdida no final. Você tem que saber o que está investindo, os ETFs geralmente (pelo menos todos que estudei) tem um "tema, ou norte" a seguir, por exemplo o VICE tem a premissa de investir no que vicia as pessoas, álcool, tabaco, comida, bebida, jogos e atividades relacionadas, o URA já busca empresas que mineram o urânio ou produzem materiais nucleares, ou seja, não é escolher um ETF aleatório que vai ser melhor que escolher uma empresa, o ETF é pra você escolher um macro tema e então delegar as micro compras a alguém mais capacitado.

O IVV, tenta replicar o índice S&P 500, já o S&P 500 por sua vez é um índice feito pela agência Standard and Poor de índices e performance, esse índice especifico é feito para refletir a desempenho das 500 maiores empresas nas bolsas de valores dos Estados Unidos de acordo com o market cap, seguindo uma metodologia de pesos de acordo com o tamanho, ou seja, as maiores empresas de acordo com a análise do público. Ele é um índice que reflete muito bem o momento de mercado, por isso pode só investir nele sim.

Se ainda quiser entender melhor o índice, pode ver toda a metodologia do S&P 500 aqui: https://www.spglobal.com/spdji/en/methodology/article/sp-us-indices-methodology/

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
  On 15/03/2024 at 14:26, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Rafael Yoshio Okabe. Não estaria errado não 😄

Considerando a diversificação, o IVV seria o apice neste quesito, ja que investe nas 500 maiores empresas dos EUA.

Acredito que o fator a ser considerado é que, investindo desta forma o seu resultado sera atrelado ao indice SP500, que reflete basicamente o mercado americano como um todo. Se é essa mesmo a sua idéia, e esta de acordo com sua estratégia de investimentos, não vejo problema algum em ser realizado desta forma.

Expand  

Apenas para contribuir...Apesar de eu preferir uma alocação mais global, tipo 50/50 US e Ex-US, ainda tem o ponto que aprox. 30% total do de receitas do S&P500 vem de fora dos EUA, então ainda que a pessoa goste de manter apenas no IVV, ainda sim estará bem diversificado globalmente.

image.png.ee1468768af30548b6f7d6d6c560c362.png

(research-the-impact-of-the-global-economy-on-the-sp-500.pdf (spglobal.com))

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
  On 18/03/2024 at 17:45, Marlon De Sena disse:

Apenas para contribuir...Apesar de eu preferir uma alocação mais global, tipo 50/50 US e Ex-US, ainda tem o ponto que aprox. 30% total do de receitas do S&P500 vem de fora dos EUA, então ainda que a pessoa goste de manter apenas no IVV, ainda sim estará bem diversificado globalmente.

image.png.ee1468768af30548b6f7d6d6c560c362.png

(research-the-impact-of-the-global-economy-on-the-sp-500.pdf (spglobal.com))

Expand  

De onde vem o 1% do Brasil?

Link para compartilhar

• 0
  On 18/03/2024 at 17:57, Adriano Umemura disse:

De onde vem o 1% do Brasil?

Expand  

Seria uma parcela da receita de Apple no Brasil talvez? No artigo não detalha, mas estou supondo. Nvidia também sei que vende muito no Brasil... entre outras.

Editado por Marlon De Sena
add info
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...