Jump to content
  • 0

Por que investir em debêntures?


Pergunta

Opa galera, bão? Sou novo aqui na plataforma e estou aprendendo a usar a comunidade ainda. Terminei o módulo 3 agora e na parte das debêntures algo me chamou a atênção, por que investir em dívidas de empresas listadas em bolsa ao insvés de comprar ações das mesmas? Eu não estaria correndo o risco de empresa, recebendo um prémio de renda fixa? A relação risco x retorno nessa caso não seria menor do que ser sócio da empresa?  

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
7 horas atrás, Thiago Caetano Dos Santos disse:

Opa galera, bão? Sou novo aqui na plataforma e estou aprendendo a usar a comunidade ainda. Terminei o módulo 3 agora e na parte das debêntures algo me chamou a atênção, por que investir em dívidas de empresas listadas em bolsa ao insvés de comprar ações das mesmas? Eu não estaria correndo o risco de empresa, recebendo um prémio de renda fixa? A relação risco x retorno nessa caso não seria menor do que ser sócio da empresa?  

Bom dia @Thiago Caetano Dos Santos. Parece contraintuitivo, mas o risco de capital de terceiros é menor do que o risco de capital proprio, ou seja, quando somos credores temos um risco menor do que quando somos acionistas.

Uma divida tem um prazo para ser pago e uma taxa determinada. Ja no capital aportado como sócio, a natureza de captação é permanente, a empresa não precisa recomprar uma ação ou devolver o seu dinheiro em um prazo definido. Você compra então uma ação de uma empresa porque você tem a expectativa de que ela cresça e dê os retornos que você espera como acionista.

Alem disso, se voce for avaliar nas linhas do DRE as dividas são pagas no resultado financeiro que vem antes do lucro liquido. O acionista só recebe depois dos credores serem pagos. Alem disso em caso de falencia da empresa os acionistas são tambem os ultimos a receber.

Desta forma, via de regra, entre ações e debentures de uma mesma empresa, as debentures possuem um risco menor e consequentemente um retorno menor tambem.

E para finalizar, em relação a sua pergunta. O motivo de um investidor investir ou em debentures ou em ações esta relacionado ao seu perfil de risco bem como a sua estratégia de diversificação. Seria o mesmo raciocinio do porque investimos em renda fixa e renda variavel.

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...