Jump to content

Dicas e Truques - Aprender Novo Idioma


Recommended Posts

2 horas atrás, Marlon De Sena disse:

Olá Sardinhas 🐟

Provavelmente a maioria do pessoal daqui já precisou aprender um novo idioma sendo pressionado por precisar para sua carreira ou para evoluir de cargo ou até mesmo por querer uma oportunidade no exterior. Atualmente principalmente o Inglês é algo extremamente importante para se evoluir na carreira e aumentar sua renda, e no Brasil principalmente pela baixa quantidade de pessoas que fala inglês, o profissional que é fluente se destaca facilmente e consegue ótimas oportunidades.

Atualmente estou morando na Holanda e apesar de já falar inglês e conseguir sobreviver aqui somente falando inglês, por questão de carreira e também burocracias normais tipo ir na prefeitura resolver algo, ou fazer um pedido em um restaurante em uma cidade não tão turística, vejo a necessidade de falar o idioma local pois já me deparei várias vezes em uma reunião somente com Holandeses e eles terem que falar inglês só por minha causa. Apesar deles não demonstrarem acredito que se sentem incomodados pois eu estou no país deles né?

Atualmente posso falar Inglês fluentemente, Italiano bem avançado suficiente para viagens, um nível bem básico de Alemão que já me ajudou pela semelhança com o Holandês, e agora um nível bem básico de Holandês que comecei a estudar em Janeiro.

É um idioma super complicado tanto vocabulário quanto gramática, o que me faz procurar por algumas dicas e truques pra tentar ajudar nesse processo.

Dito isso, gostaria de compartilhar com vocês, porém também pedir a quem já aprendeu outro idioma algumas dicas e truques para tentar acelerar esse processo.

  • No meu caso, o que eu procuro fazer para acelerar o processo de desbloqueio do cérebro pra conseguir falar é consumir muito conteúdo no idioma tipo podcasts, vídeos, etc. Porém devem ser conteúdos do seu interesse e não aqueles conteúdos chatos de aprendizado pois o prazer de assistir ou ouvir um conteúdo de algo que te interessa faz você captar mais facilmente o que está sendo falado. 
  • Também dentro desse mesmo tema, ouvir o máximo que puder no idioma que está aprendendo. Por exemplo, enquanto na academia ou no transito ouça um podcast interessante no idioma, faça isso todos os dias pois há alguns estudos (que não me lembro quais então vou ficar devendo a fonte) que o "Listening" é uma das partes mais importantes antes de você começar a falar, o que faz sentido pois é assim que as crianças aprendem a falar.
  • Quando você está em um nível que voce entende praticamente tudo no idioma que está aprendendo porém ainda se trava pra falar, continue consumindo conteúdo que você está exatamente na fronteira entre o falante/não falante. Em algum momento você vai precisar falar e não vai ter pra onde fugir e vai sair automaticamente. Aconteceu comigo no Ingês e no Italiano.

E vocês, tem alguma dica ou truque diferente pra compartilhar?

Boa tarde, Marlon!

O que pra mim mais dá certo é estar inserido no idioma como comentou. Então consumir vídeos e músicas na línguas que estou estudando (italiano no caso que é o aprendizado do momento) especialmente os vídeos dos mais variados temas que me são do interesse ajudam. Minha maior dificuldade em uma língua é a prática da habilidade do listening. Falar, ler e escrever são habilidades tranquilas pra mim. O ouvir é onde a coisa aperta  😅

Utilizo também aplicativo que é o Duolingo no caso. Aprendi legal lá, modéstia a parte tenho uma certa facilidade de aprendizado e o aplicativo ajuda muito na expansão de vocabulário.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, Marlon!

O que pra mim mais dá certo é estar inserido no idioma como comentou. Então consumir vídeos e músicas na línguas que estou estudando (italiano no caso que é o aprendizado do momento) especialmente os vídeos dos mais variados temas que me são do interesse ajudam. Minha maior dificuldade em uma língua é a prática da habilidade do listening. Falar, ler e escrever são habilidades tranquilas pra mim. O ouvir é onde a coisa aperta  😅

Utilizo também aplicativo que é o Duolingo no caso. Aprendi legal lá, modéstia a parte tenho uma certa facilidade de aprendizado e o aplicativo ajuda muito na expansão de vocabulário.

Italiano. Vou te sugerir uns canais legais:

Learn Italian with Lucrezia - vlog e dicas de aprendizado 

Italiano Automatico - dicas de aprendizado 

Easy Italian - esse canal existe em todos os idiomas inclusive eu assisto o easy dutch. Falam sobre assuntos e curiosidades culturais diversas.  São entrevistas nas ruas com nativos e é um dos melhores canais e quase esqueci de mencionar ele.

Podcast Italiano - esse rapaz fala sobre cultura e outras curiosidades sobre a lingua, e o sotaque dele é bem fácil de acompanhar. 

Marcello Ascani - Vlog de viajens, porém ele fala bem rápido portanto é um bom treino de listening. Ativa legendas em italiano se precisar. 

Storie di Brand - esse é no spotify, muito interessante fala sobre a historia de algumas marcas famosas portanto junta os investimentos ao idioma

Sobre o duolingo as vezes eu me empolgo e uso bastante porem as vezes nao tenho paciência devido ja ter muitas tarefas pois meu curso é meio intensivo (6h por semana). Porém graças ao duolingo me virei bem com o basico ate agora.

 

 

Editado por Marlon De Sena
Add info
  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

25 minutes ago, Marlon De Sena disse:

Italiano. Vou te sugerir uns canais legais:

Learn Italian with Lucrezia - vlog e dicas de aprendizado 

Italiano Automatico - dicas de aprendizado 

Easy Italian - esse canal existe em todos os idiomas inclusive eu assisto o easy dutch. Falam sobre assuntos e curiosidades culturais diversas.  São entrevistas nas ruas com nativos e é um dos melhores canais e quase esqueci de mencionar ele.

Podcast Italiano - esse rapaz fala sobre cultura e outras curiosidades sobre a lingua, e o sotaque dele é bem fácil de acompanhar. 

Marcello Ascani - Vlog de viajens, porém ele fala bem rápido portanto é um bom treino de listening. Ativa legendas em italiano se precisar. 

Storie di Brand - esse é no spotify, muito interessante fala sobre a historia de algumas marcas famosas portanto junta os investimentos ao idioma

Sobre o duolingo as vezes eu me empolgo e uso bastante porem as vezes nao tenho paciência devido ja ter muitas tarefas pois meu curso é meio intensivo (6h por semana). Porém graças ao duolingo me virei bem com o basico ate agora.

 

 

Caraca, show de bola!

Muita indicação boa e vou segui-las! Valeu!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Uma das fontes que eu não lembrava, que fala sobre o método de aprender ouvindo e vendo alguém falando é:

The Natural Approach: Language Acquisition - Stephen Krashen

Inclusive esse video antigo dele explicando o método é muito interessante:

Stephen Krashen: Language Acquisition and Comprehensible Input - YouTube

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa Marlon!!!

Eu desde criança sempre odiei inglês, acredito que tenha sido justamente pelas aulas de inglês que tive no ginásio, foi realmente um trauma, e qdo tive a oportunidade qdo mlk acabei indo para o espanhol...

Porém a vida essa caixinha de surpresas, colocou o inglês novamente em minha vida la por volta de 2010, por algum motivo estranho do universo, não eh que animei? Foi estranho pq naquela altura do campeonato a posição profissional que estava não demandava absolutamente nada nesse sentido...

A partir dae alguma coisa dentro de mim mudou e resolvi que de fato aprenderia, para isso eu vi que apenas as aulas 2x na semana não seriam suficientes, e também porque embora as aulas tivessem toda uma metodologia, eu queria aprender de uma forma não tão formal como é dado nas escolas, eu acredito muito que vc vá aprender algo, qdo deixar de ser uma obrigação e se tornar um prazer, busquei então me expor ao idioma o máximo possível, exatamente como você comentou...

Eu ia para o trabalho ouvindo podcasts em inglês, músicas, filmes e seriados todos em ingles onde eu tentava ao máximo ir acostumando os ouvidos... Cheguei a formar um grupo de amigos e fizemos uma imersão em inglês no interior de São Paulo, foi mto massa isso... Lembro que na época eu queria muito era encontrar pessoas que quisessem conversar para praticar e não tinha toda a questão de redes sociais / aplicativos como temos hoje, então era meio difícil...

Hoje presto serviço para um banco Canadense, e vejo o quanto valeu a pena todo o esforço que feito no passado para chegar onde estou, então para quem busca aprender um novo idioma, minha recomendação eh tentar se expor ao mesmo o máximo possível em atividades de dia-a-dia que vc goste de fazer, ouvir músicas, podcasts, filmes, bater papo, tudo isso ajuda mtoooo...

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Aprender idiomas é um dos meus hobbies, apesar de não estar tendo tempo no momento para me dedicar a eles.

O último idioma que aprendi, o italiano, foi com uma metodologia bem diferente da tradicional que vemos por aí, e para mim foi incrível e indico para todos. Fiz o curso Vou Aprender Italiano (VAI) do Professor Pierluigi (dá um google que acha), que se baseia numa imersão guiada na língua.

Basicamente, o princípio é desde o primeiro momento você ter contato com o idioma, mas não com conteúdos aleatórios, mas sim com conteúdos específicos, de maneira repetitiva, em que você saiba o que está sendo dito.

Por exemplo: escolher uma canção interessante, e ficar uma semana ouvindo essa canção no mínimo 30 minutos por dia, ao mesmo tempo em que você separa 15/20 por dia para estudar o conteúdo daquela canção, analisando letra, vocabulário, construções verbais e etc. Dessa maneira, você treina muito sua compreensão ao mesmo tempo que fixa e pratica conceitos básicos aprendidos com o estudo da música. Eu achei genial, e em 3 meses eu já estava apto, apenas com essa metodologia, a conversar em italiano com outras pessoas. Não precisa ser apenas música, pode ser um trailer, um pedaço de um filme, uma cena de teatro...

Recomendo demais, certamente quando retornar a estudar outros idiomas, vou aplicar o mesmo método!

 

On 17/03/2024 at 13:37, Marlon De Sena disse:

Italiano. Vou te sugerir uns canais legais:

Learn Italian with Lucrezia - vlog e dicas de aprendizado 

Italiano Automatico - dicas de aprendizado 

Easy Italian - esse canal existe em todos os idiomas inclusive eu assisto o easy dutch. Falam sobre assuntos e curiosidades culturais diversas.  São entrevistas nas ruas com nativos e é um dos melhores canais e quase esqueci de mencionar ele.

Podcast Italiano - esse rapaz fala sobre cultura e outras curiosidades sobre a lingua, e o sotaque dele é bem fácil de acompanhar. 

Marcello Ascani - Vlog de viajens, porém ele fala bem rápido portanto é um bom treino de listening. Ativa legendas em italiano se precisar. 

Storie di Brand - esse é no spotify, muito interessante fala sobre a historia de algumas marcas famosas portanto junta os investimentos ao idioma

Sobre o duolingo as vezes eu me empolgo e uso bastante porem as vezes nao tenho paciência devido ja ter muitas tarefas pois meu curso é meio intensivo (6h por semana). Porém graças ao duolingo me virei bem com o basico ate agora.

 

 

Completando as indicações, @Edison Luis Paulini, escuto todo dia de manhã o episódio do dia do Corriere della Sera, que traz as notícias da Europa e do Mundo em italiano, podcast de 10 minutos que ajuda muito e nos mantém informados! Além disso, o podcast Pensiere e Parole é muuuito bom para quem está aprendendo italiano, a apresentadora fala de maneira bem clara e calma, com temas bem interessantes!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 17/03/2024 at 10:29, Marlon De Sena disse:

Olá Sardinhas 🐟

Provavelmente a maioria do pessoal daqui já precisou aprender um novo idioma sendo pressionado por precisar para sua carreira ou para evoluir de cargo ou até mesmo por querer uma oportunidade no exterior. Atualmente principalmente o Inglês é algo extremamente importante para se evoluir na carreira e aumentar sua renda, e no Brasil principalmente pela baixa quantidade de pessoas que fala inglês, o profissional que é fluente se destaca facilmente e consegue ótimas oportunidades.

Atualmente estou morando na Holanda e apesar de já falar inglês e conseguir sobreviver aqui somente falando inglês, por questão de carreira e também burocracias normais tipo ir na prefeitura resolver algo, ou fazer um pedido em um restaurante em uma cidade não tão turística, vejo a necessidade de falar o idioma local pois já me deparei várias vezes em uma reunião somente com Holandeses e eles terem que falar inglês só por minha causa. Apesar deles não demonstrarem acredito que se sentem incomodados pois eu estou no país deles né?

Atualmente posso falar Inglês fluentemente, Italiano bem avançado suficiente para viagens, um nível bem básico de Alemão que já me ajudou pela semelhança com o Holandês, e agora um nível bem básico de Holandês que comecei a estudar em Janeiro.

É um idioma super complicado tanto vocabulário quanto gramática, o que me faz procurar por algumas dicas e truques pra tentar ajudar nesse processo.

Dito isso, gostaria de compartilhar com vocês, porém também pedir a quem já aprendeu outro idioma algumas dicas e truques para tentar acelerar esse processo.

  • No meu caso, o que eu procuro fazer para acelerar o processo de desbloqueio do cérebro pra conseguir falar é consumir muito conteúdo no idioma tipo podcasts, vídeos, etc. Porém devem ser conteúdos do seu interesse e não aqueles conteúdos chatos de aprendizado pois o prazer de assistir ou ouvir um conteúdo de algo que te interessa faz você captar mais facilmente o que está sendo falado. 
  • Também dentro desse mesmo tema, ouvir o máximo que puder no idioma que está aprendendo. Por exemplo, enquanto na academia ou no transito ouça um podcast interessante no idioma, faça isso todos os dias pois há alguns estudos (por exemplo: The Natural Approach: Language Acquisition - Stephen Krashen) que o "Listening" é uma das partes mais importantes antes de você começar a falar, o que faz sentido pois é assim que as crianças aprendem a falar.
  • Quando você está em um nível que voce entende praticamente tudo no idioma que está aprendendo porém ainda se trava pra falar, continue consumindo conteúdo que você está exatamente na fronteira entre o falante/não falante. Em algum momento você vai precisar falar e não vai ter pra onde fugir e vai sair automaticamente. Aconteceu comigo no Ingês e no Italiano.

E vocês, tem alguma dica ou truque diferente pra compartilhar?

Boa dica essa de consumir bastante o idioma através de podcasts e outros materiais. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 17/03/2024 at 16:44, Marlon De Sena disse:

Uma das fontes que eu não lembrava, que fala sobre o método de aprender ouvindo e vendo alguém falando é:

The Natural Approach: Language Acquisition - Stephen Krashen

Inclusive esse video antigo dele explicando o método é muito interessante:

Stephen Krashen: Language Acquisition and Comprehensible Input - YouTube

Vou conferir esse vídeo. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu gostava muito de ouvir dois podcasts em especifico:

1 - Real Life English: https://reallifeglobal.com/, eles falam tópicos do dia a dia de uma forma natural, ajuda mto a aprender expressões e novos vocabulários. 

 

2 - ESL - English as a Second Language, esse ajuda mto tbm para quem está no inicio, visto que cada aula possui um tema, que no inicio do podcast eh falado bem devagar para a pessoa poder acompanhar, e na sequencia eh explicado em inglês cada uma das frases do diálogo e ae no final solta o dialogo em uma velocidade normal, tem muitooooooo assunto diferente abordado, então eh bem legal para aprender. (

3 - Sites: Eu todos os dias entrava em alguns sites só para ler alguns tópicos e isso tbm ajudava mto a criar mais vocabulário e aprender expressões:

https://www.englishexperts.com.br/forum/

https://www.inglesnapontadalingua.com.br/

https://www.teclasap.com.br/

Tudo isso complementava o curso de inglês que fazia na época, porque eu via que apenas as 2 aulinhas por semana não iriam ser suficientes se eu quisesse realmente aprender o idioma e até porque o que eu aprendia na aula embora muito importante, era mto restrito a grade de curso e ao que estava nos livros, porém acabava que aquilo que era usado no dia-a-dia de fato eu não aprendia e era aqui que as coisas se complementavam e se encaixavam.

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...