Jump to content
  • 0

Diversificar no mesmo setor?


João Victor Parreiras

Pergunta

Boa tarde pessoal, considerando o atual cenário econômico e as perspectivas para o setor de saneamento, gostaria de saber se faria sentido utilizar a estratégia de diversificação de investimentos entre empresas do mesmo setor. Em particular, estou considerando investir em CSMG3, SAPR4 e SBSP3. Vocês acreditam que diversificar entre essas empresas poderia ser uma estratégia inteligente para mitigar riscos e potencializar retornos? ou seria mais prudente concentrar os investimentos em uma única empresa do setor de saneamento? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
3 horas atrás, João Victor Parreiras disse:

Boa tarde pessoal, considerando o atual cenário econômico e as perspectivas para o setor de saneamento, gostaria de saber se faria sentido utilizar a estratégia de diversificação de investimentos entre empresas do mesmo setor. Em particular, estou considerando investir em CSMG3, SAPR4 e SBSP3. Vocês acreditam que diversificar entre essas empresas poderia ser uma estratégia inteligente para mitigar riscos e potencializar retornos? ou seria mais prudente concentrar os investimentos em uma única empresa do setor de saneamento? 

Boa tarde @João Victor Parreiras. O que voce avalia de diferencial na estrategia competitiva das 3 empresas que vale mais a pena investir nas 3 do que investir na que seria a melhor do setor baseado nos seus objetivos?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
31 minutes ago, João Victor Parreiras disse:

Boa tarde pessoal, considerando o atual cenário econômico e as perspectivas para o setor de saneamento, gostaria de saber se faria sentido utilizar a estratégia de diversificação de investimentos entre empresas do mesmo setor. Em particular, estou considerando investir em CSMG3, SAPR4 e SBSP3. Vocês acreditam que diversificar entre essas empresas poderia ser uma estratégia inteligente para mitigar riscos e potencializar retornos? ou seria mais prudente concentrar os investimentos em uma única empresa do setor de saneamento? 

Boa tarde, João!

O problema de se diversificar em um mesmo setor é que você estará exposto a uma correlação positiva. Isso implica que em eventos da economia que afetem o setor, todas as empresas do mesmo levarão uma chacoalhada. Exemplo: em um setor bancário, o nível de inadimplência populacional começa a subir, todos os bancos sofrem com isso.

Porém, acredito que também haja vantagens. No seu exemplo do setor de saneamento que é também um setor perene, os tamanhos das empresas são diferentes. Então investir, por exemplo, em uma mais madura e outra que ainda tem mais espaço para crescimento, é uma forma de você manter respectivamente uma certa estabilidade na carteira virando sócio de uma empresa mais sólida e também tendo um espaço para se associar uma empresa que poderá conquistar mais mercado e consequentemente ir trazendo lucros ao decorrer dos anos no longo prazo.

 

Minha opinião é que você deva ponderar estes pontos e ver o que você considera viável para sua forma de pensar bem como sua estratégia também lembrando que independente de estar inserindo empresas de um mesmo setor ou não, você terá mais empresas para avaliar na carteira e acompanhar os relatórios e resultados.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
40 minutes ago, João Victor Parreiras disse:

Boa tarde pessoal, considerando o atual cenário econômico e as perspectivas para o setor de saneamento, gostaria de saber se faria sentido utilizar a estratégia de diversificação de investimentos entre empresas do mesmo setor. Em particular, estou considerando investir em CSMG3, SAPR4 e SBSP3. Vocês acreditam que diversificar entre essas empresas poderia ser uma estratégia inteligente para mitigar riscos e potencializar retornos? ou seria mais prudente concentrar os investimentos em uma única empresa do setor de saneamento? 

Nao tenho saneamento porem acho que faz sentido desde que um % limite por setor. eu sigo essa logica em energia elétrica. 

Tenho 2 empresas de transmissão principalmente devido aos ciclos de cada uma. Uma em investimento e outra ja colhendo frutos.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/03/2024 at 16:36, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @João Victor Parreiras. O que voce avalia de diferencial na estrategia competitiva das 3 empresas que vale mais a pena investir nas 3 do que investir na que seria a melhor do setor baseado nos seus objetivos?

@Adriano Umemura, bom dia.

 

Eu entendi o questionamento que você propôs ao João Victor, mas essa também é uma dúvida que tenho. Em alguns momentos eu chego a duas ou três empresas e tento me aprofundar cada vez mais em busca de detalhes que para mim faça sentido escolher entre uma delas. Mas por vezes eu acabo concluindo que seria interessante ter as duas, usando como "lógica" o fato de estar exposto a duas grandes empresas e que mesmo por obra do destino uma acabe se dando mal a outra compensaria. Ainda assim não necessariamente elas teriam as mesmas notas no diagrama do cerrado.

De qualquer forma, quando ocorre isso eu acabo descobrindo que apesar de serem do mesmo setor elas são bem "diferentes". Por exemplo, setor de energia: uma é de transmissão e a outra geração (o que responde sua pergunta lá em cima). Por outro lado, nem sempre essa questão estratégica existe e eu acabo ficando realmente na dúvida, pois em alguns pontos eu prefiro uma e em outros a outra e no final acaba batendo aquela sensação de incerteza e que posso estar escolhendo a errada, pois ambas na vdd são ótimas. Talvez isso não faça sentido para você pelo tempo que já tem lidando com essas avaliações, mas num caso como esse de uma avaliação que tornam 2 ativos bem similares, você consegue ver alguma lógica em  investir em duas empresas?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Arthur Tavares Farias disse:

@Adriano Umemura, bom dia.

 

Eu entendi o questionamento que você propôs ao João Victor, mas essa também é uma dúvida que tenho. Em alguns momentos eu chego a duas ou três empresas e tento me aprofundar cada vez mais em busca de detalhes que para mim faça sentido escolher entre uma delas. Mas por vezes eu acabo concluindo que seria interessante ter as duas, usando como "lógica" o fato de estar exposto a duas grandes empresas e que mesmo por obra do destino uma acabe se dando mal a outra compensaria. Ainda assim não necessariamente elas teriam as mesmas notas no diagrama do cerrado.

De qualquer forma, quando ocorre isso eu acabo descobrindo que apesar de serem do mesmo setor elas são bem "diferentes". Por exemplo, setor de energia: uma é de transmissão e a outra geração (o que responde sua pergunta lá em cima). Por outro lado, nem sempre essa questão estratégica existe e eu acabo ficando realmente na dúvida, pois em alguns pontos eu prefiro uma e em outros a outra e no final acaba batendo aquela sensação de incerteza e que posso estar escolhendo a errada, pois ambas na vdd são ótimas. Talvez isso não faça sentido para você pelo tempo que já tem lidando com essas avaliações, mas num caso como esse de uma avaliação que tornam 2 ativos bem similares, você consegue ver alguma lógica em  investir em duas empresas?

Bom dia, Arthur!

Dando um pitaquinho sobre o tema. 

Na minha opinião sim, é possível eventualmente estar mais exposto a um setor. Até compartilho que possuo essa exposição em 3 setores diferentes de ações na minha carteira. 

Isso para mim fica tranquilo entendendo o risco que isso pode trazer que seria o risco sistemático que seria em suma o risco que envolve o setor. Um exemplo hipotético:

Imagine estar exposto a duas empresas que julgou boas no setor de celulose. Agora vamos criar um cenário onde a oferta X demanda da celulose não anda bem fazendo com que a venda seja muito menor. Sem vendas, lucros menores consequentemente. Como este cenário é um fator geral que afeta uma commodity que duas empresas operam, as duas vão dar aquela sangrada e aquela balançada. Logo, você tem dois ativos na carteira que estarão oscilando.

 

Sendo assim, concluo que se você estiver de acordo com os riscos que uma diversificada no setor pode trazer, não há problemas. Afinal, penso que se temos duas ótimas empresas que batem com nossos princípios e estratégias, porque não ter as duas?  😅

 

Espero que ajude a refletir sobre o tema!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...