Jump to content

Tirar ou não tirar CNH? Eis a questão!


Recommended Posts

Fala aí sardinhas!

Apesar de parecer bastante óbvio a resposta para a pergunta, eu queria explicar um pouco aí do meu contexto pessoal e o porquê ainda estou em dúvida.

Basicamente não tenho nenhum automóvel, trabalho de forma remota e moro numa cidade pequena aqui do interior onde consigo ir para a maior parte dos estabelecimentos a pé sem maiores dificuldades, então acabei não tendo visto a necessidade de tirar ainda minha carteira de habilitação(tenho 21 anos, faço 22 em setembro). Mas o problema é que atualmente venho pensando em comprar uma moto pra mim, para poder me ajudar a ir na cidade vizinha quando preciso de vez em quando, me deslocar mais rápido dentro da cidade e até mesmo ir pra uma praia no fim de semana com a namorada sem muita preocupação com transporte. Além do mais também estou pegando cada vez mais responsabilidades na empresa que trabalho e comecei a considerar a situação onde não conseguisse ter tanto tempo livre para fazer a cnh caso venha precisar obrigatoriamente um dia.

 

Dito isso, aqui na minha cidade o custo da autoescola + taxa detran acaba deixando o valor em 3k. Um valor considerável que equivale a 2 meses de aportes mensais meu, por via de comparação. Eu estive de olho também que existe um projeto de lei que está em andamento para retirar a obrigatoriedade de fazer autoescola para tirar a cnh, então estou preso na dúvida se devo esperar um pouco para ver se o PL vai pra frente, ou se aproveito logo enquanto tenho tempo hábil para fazer a autoescola e tirar logo a cnh.

 

Me ajudem!! hahaha

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Opa Petterson!
Também sou da Turma 31 e aguardando o fim do mês para começar!!

 

Cara, com relação a CNH. Se você tem o tempo agora para fazer e está querendo. Faça!

Se ficar esperando um PL que ainda tem que ser discutido, e vai pra cima e volta e puxa e repuxa até que um dia quem sabe aprove, não vai tirar essa CNH é nunca.

Pelo que andei lendo aqui na comunidade já, o ideal seria colocar isso nas tuas metas, e aí do teu orçamento mensal vai ter um x% de Meta e quando tiver o valor vai lá e faz. Assim não vai consumir todo teu aporte mensal.

Aí tendo a grana provisionada, você decide se vai pagar a vista ou parcelado dependendo do desconto que conseguir.

 

Outra coisa que é bom ver, aqui quando eu fiz era mais barato fazer carro e moto juntos do que fazer separado.

Mas é mais rápido chegar no total só da moto mais rápido do que no do carro (ou nos dois juntos). Então mesmo sendo mais caro pode valer a pena fazer separado pela questão do prazo.

por exemplo, poderia ser: só moto 1200, só carro 2200, carro e moto 3000. A diferença no final é 400, mas só moto você consegue juntar a grana em 1 mês.

Se estiver com muita pressa pra fazer pode ser uma opção.

 

Pra ajudar melhor:

* Qual o tempo máximo que você poderia esperar pra fazer a CNH?

* Você comentou que tem 1500 de aportes mensais, isso é só a parte de liberdade financeira ou é tudo o que sobra depois dos custos fixos?

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Mikhail Koslowski disse:

* Qual o tempo máximo que você poderia esperar pra fazer a CNH?

* Você comentou que tem 1500 de aportes mensais, isso é só a parte de liberdade financeira ou é tudo o que sobra depois dos custos fixos?

* Cara sobre a primeira pergunta, eu gostaria de fazer ainda esse ano. Não é obrigatório ser, mas eu arbitrariamente defini isso, porque acredito que quanto mais demorar, mais imprevistos podem surgir pra mim e acabar atrapalhando tudo.

* Já sobre a segunda pergunta esse aporte aí é apenas para liberdade financeira mesmo, geralmente já deixo separado assim que o salário cai na conta.

 

9 minutes ago, Mikhail Koslowski disse:

Outra coisa que é bom ver, aqui quando eu fiz era mais barato fazer carro e moto juntos do que fazer separado.

É isso que tenho em mente também acabei não comentando, mas fica 3k considerando já carro e moto juntos. Além de ser mais barato acredito ser mais rápido do que ter que fazer os dois processos separados, já mato dois coelhos com uma cajadada.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 minutes ago, Petterson Firmino disse:

É isso que tenho em mente também acabei não comentando, mas fica 3k considerando já carro e moto juntos. Além de ser mais barato acredito ser mais rápido do que ter que fazer os dois processos separados, já mato dois coelhos com uma cajadada.

Quando eu fiz (~2006) não era diferente o tempo, por que a quantidade de aulas era igual. só o preço que era mais barato mesmo.

 

13 minutes ago, Petterson Firmino disse:

eu gostaria de fazer ainda esse ano.

Então tem tempo tranquilo pra conseguir juntar os 3k e fazer os 2 juntos.

Considerando que leve 2 meses pra fazer as aulas você ainda teria 7 meses pra juntar a grana.

3k em 7 meses são ~430 por mês.

14 minutes ago, Petterson Firmino disse:

esse aporte aí é apenas para liberdade financeira mesmo

Nesse caso, considerando que a liberdade financeira seja 25% do teu líquido, a menos que o teu custo fixo esteja alto você deve ter uma boa "sobra" aí pra dividir entre as demais categorias (conforto, metas, prazeres, conhecimento). 

Aí é só questão de priorizar, provisionar e fazer. Não tem erro.

 

E caso esteja colocando mais do que 25% na liberdade financeira, vale pensar em momentaneamente alocar uma parte disso nas Metas pra poder fazer.

 

Faz sentido?

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

41 minutes ago, Mikhail Koslowski disse:

E caso esteja colocando mais do que 25% na liberdade financeira, vale pensar em momentaneamente alocar uma parte disso nas Metas pra poder fazer.

 

Faz sentido?

Total, cara! Esse valor que invisto é justamente equivalente a 25% mesmo. Sobre a questão de custos fixos, conforto, etc. Eu percebi que tenho alguns gastos desnecessários e que podem ser reduzidos, então acredito até que, uma vez que eu consiga me organizar melhor e ver no que tô gastando em excesso, já consigo ir juntando de parcelas que vai ser tranquilo fazer.

 

41 minutes ago, Mikhail Koslowski disse:

Quando eu fiz (~2006) não era diferente o tempo, por que a quantidade de aulas era igual. só o preço que era mais barato mesmo.

Ahhh bom imaginava que haveriam algumas aulas repetidas entre os dois que fazendo tudo junto seriam resumidas em uma só, mas de qualquer forma só por estar mais barato já vale a pena.

 

Mas no geral eu acho que é isso mano, organizar direitinho, juntar o valor e não esperar pela boa vontade do governo em relação ao PL e já fazer logo enquanto posso. Cê conseguiu aí sanar minhas dúvidas em relação a isso. Ajudou demais, tu é fera!!

Editado por Petterson Firmino
Misspelling
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Se pra tirar a carteira você vai gastar um total que equivaleria a 2 meses de aporte, me parece que vale a pena tirar. 2 meses de aporte me parece um impacto bem baixo (se fosse tipo um ano de aporte, seria outra história)

Simulando aportes mensais em 120 meses (10 anos) - Sem CNH 

image.png.d484248ef2797d0acc8901548047b3ac.png

Simulando aportes mensais em 118 meses - com CNH se o custo for de 2 meses de aportes (redução de 2,5% do valor final)

image.png.c0398d77e2a2a7fca710807610b351f3.png

Simulando aportes mensais em 108 meses - com CNH se o custo for de 12 meses (1 ano) de aportes (redução de 15% do valor final)

image.png.1127a3655c07a969d1ded8abdae8c57e.png


Note que dois meses não tem um grande impacto, diferente se fosse tipo 1 ano. Então acho que vale a pena, pra quando você precisar e ter um carro, você tem uma CNH que agora renova a cada 10 anos.

Sobre o esse PL ai, foi proposto em 2020 e até hoje não tem data pra ser pautada. Mesmo que seja aprovado, não significa que você não vai pagar nada, apenas que você não é obrigado a fazer as aulas, mas você vai precisar aprender em algum lugar, pago ou não, para se preparar para as provas escritas e de rua, principalmente a de rua que não testa se você sabe dirigir, mas se você segue os padrões que o professor te ensina, sem os vícios de quem já sabe dirigir (olhar retrovisor, fazer baliza, dar seta sempre, olhar pra trás antes de sair do lugar, etc), então acho que, além de pagar as taxas obrigatórias do governo, acho difícil você conseguir passar na prova de rua sem fazer aula com um instrutor de auto escola. Eu mesmo paguei 5 aulas a mais de rua porque não me senti seguro para fazer a prova, e funcionou, passei de primeira, mas tomei 3 pontos de infração (máximo era 4 na epoca). Vi gente que fez só as 20 e passo usem infrações e outros que já fizeram 30, 40, 50 e não passaram.

Não fique esperando o governo fazer o milagre, faça você mesmo.

Editado por Gabriel De Oliveira Santana
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

23 horas atrás, Petterson Firmino disse:

Fala aí sardinhas!

Apesar de parecer bastante óbvio a resposta para a pergunta, eu queria explicar um pouco aí do meu contexto pessoal e o porquê ainda estou em dúvida.

Basicamente não tenho nenhum automóvel, trabalho de forma remota e moro numa cidade pequena aqui do interior onde consigo ir para a maior parte dos estabelecimentos a pé sem maiores dificuldades, então acabei não tendo visto a necessidade de tirar ainda minha carteira de habilitação(tenho 21 anos, faço 22 em setembro). Mas o problema é que atualmente venho pensando em comprar uma moto pra mim, para poder me ajudar a ir na cidade vizinha quando preciso de vez em quando, me deslocar mais rápido dentro da cidade e até mesmo ir pra uma praia no fim de semana com a namorada sem muita preocupação com transporte. Além do mais também estou pegando cada vez mais responsabilidades na empresa que trabalho e comecei a considerar a situação onde não conseguisse ter tanto tempo livre para fazer a cnh caso venha precisar obrigatoriamente um dia.

 

Dito isso, aqui na minha cidade o custo da autoescola + taxa detran acaba deixando o valor em 3k. Um valor considerável que equivale a 2 meses de aportes mensais meu, por via de comparação. Eu estive de olho também que existe um projeto de lei que está em andamento para retirar a obrigatoriedade de fazer autoescola para tirar a cnh, então estou preso na dúvida se devo esperar um pouco para ver se o PL vai pra frente, ou se aproveito logo enquanto tenho tempo hábil para fazer a autoescola e tirar logo a cnh.

 

Me ajudem!! hahaha

Oii, Petterson! CNH é independência!

Acredito que todos devem ter, mesmo que você não vá usá-la agora ou comprar um veículo de imediato. Um dia, certamente, você precisará dela e quanto antes você tirar melhor para você. O aporte de dois meses não gerará impacto, ainda mais se compararmos que ele será usado para algo que será para sempre.

Boraaaa nessa CNH kkkkkk

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia Petterson. Complementando o que a Karol já disse, além de liberdade, uma hora ou outra, você vai precisar. Pode ser que troque de cidade, apareça uma excelente oportunidade em algum lugar que mude toda essa sua rotina de conseguir fazer tudo a pé sem maiores problemas. É melhor ter e não precisar do que precisar e não ter. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Poder conduzir um veiculo significa liberdade, independencia e (possiveis) oportunidades em trabalho/negocios. Nao perca tempo, porque se uma oportunidade que dependa disso aparecer, nao e algo que voce obtem da noite pro dia. 

Eu, particularmente, dirigia veiculo sozinho desde os 11 anos de idade. Fiz todo o processo de auto escola algumas semanas antes de completar os 18 anos e 40 dias apos completar os 18 anos estava com o documento na mao.

Aos 20 e poucos anos (nao me lembro extamente quando) ingressei em um otimo emprego que possuia como requisito ser habilitado para dirigir, mesmo que minha atividade nao tivesse nada a ver com dirigir. A empresa exigia isso para uso em viagens a trabalho (muito eventuais) ou dirigir dentro da fabrica. Sem a CNH, certamente eu teria sido descartado antes mesmo de qualquer entrevista.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/03/2024 at 23:28, Gabriel De Oliveira Santana disse:

Se pra tirar a carteira você vai gastar um total que equivaleria a 2 meses de aporte, me parece que vale a pena tirar. 2 meses de aporte me parece um impacto bem baixo (se fosse tipo um ano de aporte, seria outra história)

Simulando aportes mensais em 120 meses (10 anos) - Sem CNH 

image.png.d484248ef2797d0acc8901548047b3ac.png

Simulando aportes mensais em 118 meses - com CNH se o custo for de 2 meses de aportes (redução de 2,5% do valor final)

image.png.c0398d77e2a2a7fca710807610b351f3.png

Simulando aportes mensais em 108 meses - com CNH se o custo for de 12 meses (1 ano) de aportes (redução de 15% do valor final)

image.png.1127a3655c07a969d1ded8abdae8c57e.png


Note que dois meses não tem um grande impacto, diferente se fosse tipo 1 ano. Então acho que vale a pena, pra quando você precisar e ter um carro, você tem uma CNH que agora renova a cada 10 anos.

Sobre o esse PL ai, foi proposto em 2020 e até hoje não tem data pra ser pautada. Mesmo que seja aprovado, não significa que você não vai pagar nada, apenas que você não é obrigado a fazer as aulas, mas você vai precisar aprender em algum lugar, pago ou não, para se preparar para as provas escritas e de rua, principalmente a de rua que não testa se você sabe dirigir, mas se você segue os padrões que o professor te ensina, sem os vícios de quem já sabe dirigir (olhar retrovisor, fazer baliza, dar seta sempre, olhar pra trás antes de sair do lugar, etc), então acho que, além de pagar as taxas obrigatórias do governo, acho difícil você conseguir passar na prova de rua sem fazer aula com um instrutor de auto escola. Eu mesmo paguei 5 aulas a mais de rua porque não me senti seguro para fazer a prova, e funcionou, passei de primeira, mas tomei 3 pontos de infração (máximo era 4 na epoca). Vi gente que fez só as 20 e passo usem infrações e outros que já fizeram 30, 40, 50 e não passaram.

Não fique esperando o governo fazer o milagre, faça você mesmo.

 

On 21/03/2024 at 10:29, Karolmara Paula Nunes disse:

Oii, Petterson! CNH é independência!

Acredito que todos devem ter, mesmo que você não vá usá-la agora ou comprar um veículo de imediato. Um dia, certamente, você precisará dela e quanto antes você tirar melhor para você. O aporte de dois meses não gerará impacto, ainda mais se compararmos que ele será usado para algo que será para sempre.

Boraaaa nessa CNH kkkkkk

 

On 22/03/2024 at 12:02, Marco José Pereira disse:

Bom dia Petterson. Complementando o que a Karol já disse, além de liberdade, uma hora ou outra, você vai precisar. Pode ser que troque de cidade, apareça uma excelente oportunidade em algum lugar que mude toda essa sua rotina de conseguir fazer tudo a pé sem maiores problemas. É melhor ter e não precisar do que precisar e não ter. 

 

On 24/03/2024 at 14:47, Odilon Fernandes Junior disse:

Poder conduzir um veiculo significa liberdade, independencia e (possiveis) oportunidades em trabalho/negocios. Nao perca tempo, porque se uma oportunidade que dependa disso aparecer, nao e algo que voce obtem da noite pro dia. 

Eu, particularmente, dirigia veiculo sozinho desde os 11 anos de idade. Fiz todo o processo de auto escola algumas semanas antes de completar os 18 anos e 40 dias apos completar os 18 anos estava com o documento na mao.

Aos 20 e poucos anos (nao me lembro extamente quando) ingressei em um otimo emprego que possuia como requisito ser habilitado para dirigir, mesmo que minha atividade nao tivesse nada a ver com dirigir. A empresa exigia isso para uso em viagens a trabalho (muito eventuais) ou dirigir dentro da fabrica. Sem a CNH, certamente eu teria sido descartado antes mesmo de qualquer entrevista.

 

 

Opa pessoal, vendo aqui os comentários de vocês agora e realmente concordo com todos. Tirar CNH mesmo sem precisar já era algo que eu tinha em mente visando justamente o fato de eu ter possibilidade de fazer agora(visando como o Gabriel mesmo comentou, segurar uns dois aportes mensais) e também aproveitar que no trabalho que tenho atualmente eu consigo ter um tempo livre e como a vida é cheia de imprevistos se eu não aproveitar agora pode ser que daqui pro final do ano eu não tenha mais esse mesmo tempo disponível.

 

Então agradeço muito o comentário de todos aqui, com certeza me ajudaram bastante a sanar essa dúvida.  Um abraço especial pro Gabriel de Oliveira que até me ajudou com uns cálculos hahaha. Vamo juntos nessa pessoal!

 

Quando eu finalizar as aulas, fazer as provas e tirar venho aqui comentar e agradecer mais uma vez hahaha.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/03/2024 at 10:31, Petterson Firmino disse:

Fala aí sardinhas!

Apesar de parecer bastante óbvio a resposta para a pergunta, eu queria explicar um pouco aí do meu contexto pessoal e o porquê ainda estou em dúvida.

Basicamente não tenho nenhum automóvel, trabalho de forma remota e moro numa cidade pequena aqui do interior onde consigo ir para a maior parte dos estabelecimentos a pé sem maiores dificuldades, então acabei não tendo visto a necessidade de tirar ainda minha carteira de habilitação(tenho 21 anos, faço 22 em setembro). Mas o problema é que atualmente venho pensando em comprar uma moto pra mim, para poder me ajudar a ir na cidade vizinha quando preciso de vez em quando, me deslocar mais rápido dentro da cidade e até mesmo ir pra uma praia no fim de semana com a namorada sem muita preocupação com transporte. Além do mais também estou pegando cada vez mais responsabilidades na empresa que trabalho e comecei a considerar a situação onde não conseguisse ter tanto tempo livre para fazer a cnh caso venha precisar obrigatoriamente um dia.

 

Dito isso, aqui na minha cidade o custo da autoescola + taxa detran acaba deixando o valor em 3k. Um valor considerável que equivale a 2 meses de aportes mensais meu, por via de comparação. Eu estive de olho também que existe um projeto de lei que está em andamento para retirar a obrigatoriedade de fazer autoescola para tirar a cnh, então estou preso na dúvida se devo esperar um pouco para ver se o PL vai pra frente, ou se aproveito logo enquanto tenho tempo hábil para fazer a autoescola e tirar logo a cnh.

 

Me ajudem!! hahaha

eu tiraria. 

CNH vai muito alem da necessidade mas tambem segurança. Estar preparado para algum problema, alguma situação que seja extremamente necessario saber dirigir e ter capacidade para dirigir. 

Tirei minha carteira por tirar, sem necessidade e sem carro. Ano retrasado ela se mostrou importante. Meu pai fez uma cirurgia de risco e nao pode dirigir por varios meses. Eu era a unica em casa com carteira e ele so pode comparecer a diversas reunioes empresarias pq eu poderia leva-lo. 

Nao aconselho esperar o Projeto de lei, existem projetos de lei esperando julgamento desde 2006 e ja estao desatualizados para a jurisprudencia atual. 

As auto-escolas geralmente tentam cubrir o custo de outras, entao recomendo que faça varios orçamentos e fique levando o orçamento mais barato para tentarem cubrir

Sao 3k mas tambem nao precisa ser de uma vez, tenta ver a possibilidade de dividir no cartão, boleto ou carnê de uma forma que fique mais confortável. 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...