Após revisitar o módulo de renda variável por diversas vezes, decidi começar com o setor elétrico para fazer a minha primeira análise fundamentalista. Gostaria de um input de vocês sobre o que mais seria interessante incluir na análise e quais outras empresas são interessantes de avaliar.
Segue abaixo a planilha com os indicadores que estou utilizando.
Somente pelos indicadores, a empresa que se mostra mais interessante no momento seria a CEMIG; porém, seguindo a regra do TAG ALONG, não é uma opção de investimento viável. Isso faz da Taesa a melhor empresa no momento para se investir.
Algumas perguntas surgiram após essa avaliação. Se possível, ajudem-me com as questões abaixo:
1.Seria interessante utilizar o Dividend Yield médio em vez do Dividend Yield atual? Isso ajudaria a evitar uma distorção tão grande caso o valor da ação caia devido a um evento negativo, o que poderia gerar uma melhora artificial do Dividend Yield atual?
2. Nesta análise, estou utilizando a margem líquida da empresa. Seria mais interessante utilizar a Margem EBIT?
3. O que explica a margem líquida da ALUP e da TAEE serem tão superiores às outras empresas?
4. Vale a pena diversificar dentro do próprio setor de energia? Neste caso, qual seria a segunda empresa pela qual vocês optariam?
5. O PSR seria análogo ao P/L? sendo o segundo mais realista para a analise? Caso não em quais momentos valeria a pena utilizar o PSR?
6. A minha conclusão, levando em consideração somente os valores fundamentalistas, de que a TAESA seria a melhor empresa neste momento para se investir, está correta?
Pergunta
Diogo Favero Fabrile
Olá, pessoal,
Após revisitar o módulo de renda variável por diversas vezes, decidi começar com o setor elétrico para fazer a minha primeira análise fundamentalista. Gostaria de um input de vocês sobre o que mais seria interessante incluir na análise e quais outras empresas são interessantes de avaliar.
Segue abaixo a planilha com os indicadores que estou utilizando.
Somente pelos indicadores, a empresa que se mostra mais interessante no momento seria a CEMIG; porém, seguindo a regra do TAG ALONG, não é uma opção de investimento viável. Isso faz da Taesa a melhor empresa no momento para se investir.
Algumas perguntas surgiram após essa avaliação. Se possível, ajudem-me com as questões abaixo:
1. Seria interessante utilizar o Dividend Yield médio em vez do Dividend Yield atual? Isso ajudaria a evitar uma distorção tão grande caso o valor da ação caia devido a um evento negativo, o que poderia gerar uma melhora artificial do Dividend Yield atual?
2. Nesta análise, estou utilizando a margem líquida da empresa. Seria mais interessante utilizar a Margem EBIT?
3. O que explica a margem líquida da ALUP e da TAEE serem tão superiores às outras empresas?
4. Vale a pena diversificar dentro do próprio setor de energia? Neste caso, qual seria a segunda empresa pela qual vocês optariam?
5. O PSR seria análogo ao P/L? sendo o segundo mais realista para a analise? Caso não em quais momentos valeria a pena utilizar o PSR?
6. A minha conclusão, levando em consideração somente os valores fundamentalistas, de que a TAESA seria a melhor empresa neste momento para se investir, está correta?
Editado por Diogo Favero FabrileLink para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
2
DIAS POPULARES
23/Mar
6
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 2 posts
Edison Paulini 2 posts
Diogo Favero Fabrile 2 posts
DIAS POPULARES
23/Mar 2024
6 posts
Os mais famosos desse tópico
Diogo Favero Fabrile
Muito obrigado pelas respostas @Adriano Umemura e @Edison Luis Paulini. Já faz algum tempo que estou tentando decidir qual será a minha primeira exposição em renda variável, visto que, até o mome
Diogo Favero Fabrile
Olá, pessoal, Após revisitar o módulo de renda variável por diversas vezes, decidi começar com o setor elétrico para fazer a minha primeira análise fundamentalista. Gostaria de um input de vocês
Adriano Umemura
Bom dia @Diogo Favero Fabrile. O DY é um indicador que ira refletir exatamente o percentual dos dividendos pagos no ultimo exercicio frente ao preço atual da ação. Eu particularmente prefiro avaliar o
Posted Images
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts