Jump to content
  • 0

Troca de tesouro IPCA.


Flávio Antonio Siviero

Pergunta

Olá Família Sardinha.

Não consegui chegar a uma conclusão sobre uma questão real que estou vivendo e queria a opinião de voces.... Vamos lá....

Tenho um Tesouro IPCA + 2,07% com vencimento em 2026.  Os novos títulos estão com os prêmios bem melhores que os 2,07% contratados, bem da verdade mais que o dobro.

Não consigo definir se vale a pena a venda deste título (mesmo com perda na marcação a mercado) e a compra de novos títulos atrelados a inflação, por exemplo para 2029. Esse título foi comprado em 2021, por isso já está com a menor alíquota de imposto.

Conseguem me explicar a "matemágica" de comparação ou a lógica para chegar à uma conclusão?

Em principio entendo que ganharia no mínimo 3% a mais ao ano com a troca (considerando uma conta de padeiro em que a nova taxa estaria em torno de 5%). 

Obrigado

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
10 horas atrás, Flávio Antonio Siviero disse:

Olá Família Sardinha.

Não consegui chegar a uma conclusão sobre uma questão real que estou vivendo e queria a opinião de voces.... Vamos lá....

Tenho um Tesouro IPCA + 2,07% com vencimento em 2026.  Os novos títulos estão com os prêmios bem melhores que os 2,07% contratados, bem da verdade mais que o dobro.

Não consigo definir se vale a pena a venda deste título (mesmo com perda na marcação a mercado) e a compra de novos títulos atrelados a inflação, por exemplo para 2029. Esse título foi comprado em 2021, por isso já está com a menor alíquota de imposto.

Conseguem me explicar a "matemágica" de comparação ou a lógica para chegar à uma conclusão?

Em principio entendo que ganharia no mínimo 3% a mais ao ano com a troca (considerando uma conta de padeiro em que a nova taxa estaria em torno de 5%). 

Obrigado

Bom dia, Flávio!

Se no seu título você já está com perda pela marcação a mercado na minha opinião já não valeria a pena.

Como o vencimento está próximo inclusive, compensaria mais levar o título até o vencimento e receber a rentabilidade contratada por mais que julgue não ser das melhores, ao menos você não terá perdido para a inflação neste título.

Por fim, acho que em casos assim valeria também a máxima que usamos aqui de que investimentos são como sabonete: quanto mais mexe menor fica  😅

 

Espero que ajude a pensar!

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Flávio Antonio Siviero disse:

Olá Família Sardinha.

Não consegui chegar a uma conclusão sobre uma questão real que estou vivendo e queria a opinião de voces.... Vamos lá....

Tenho um Tesouro IPCA + 2,07% com vencimento em 2026.  Os novos títulos estão com os prêmios bem melhores que os 2,07% contratados, bem da verdade mais que o dobro.

Não consigo definir se vale a pena a venda deste título (mesmo com perda na marcação a mercado) e a compra de novos títulos atrelados a inflação, por exemplo para 2029. Esse título foi comprado em 2021, por isso já está com a menor alíquota de imposto.

Conseguem me explicar a "matemágica" de comparação ou a lógica para chegar à uma conclusão?

Em principio entendo que ganharia no mínimo 3% a mais ao ano com a troca (considerando uma conta de padeiro em que a nova taxa estaria em torno de 5%). 

Obrigado

Traga os números reais para que possamos entender... como este titulo esta marcado para baixo, pode ser que mesmo esta diferença de percentual não vai ser suficiente para fazer ele "alcançar"

Veja que se você leva até o final você recebe o acordado, se sai antes, neste caso vai receber menos... 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 24/03/2024 at 08:08, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Flávio!

Se no seu título você já está com perda pela marcação a mercado na minha opinião já não valeria a pena.

Como o vencimento está próximo inclusive, compensaria mais levar o título até o vencimento e receber a rentabilidade contratada por mais que julgue não ser das melhores, ao menos você não terá perdido para a inflação neste título.

Por fim, acho que em casos assim valeria também a máxima que usamos aqui de que investimentos são como sabonete: quanto mais mexe menor fica  😅

 

Espero que ajude a pensar!

Pois é....é justamente por isso que estou com essa grande dúvida... embora faltem 2 anos para o vencimento. Mas não consigo definir se haveria ganho ou manteria a perda... Por isso ainda está lá aplicado...rsrsrs

pelo menos o sabonete ainda é perfumado kkkk no nosso caso quanto mais mexe o cheiro é outro kkkkkk kkkkkk kkkkk

 

Abraços.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 24/03/2024 at 10:51, Marcelo Ribeiro disse:

Traga os números reais para que possamos entender... como este titulo esta marcado para baixo, pode ser que mesmo esta diferença de percentual não vai ser suficiente para fazer ele "alcançar"

Veja que se você leva até o final você recebe o acordado, se sai antes, neste caso vai receber menos... 

 

A marcação a mercado está hoje com uma perda de 8,33%

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 24/03/2024 at 08:47, Karolmara Paula Nunes disse:

Oii, Flávio! Penso igual ao nosso amigo @Edison Luis Paulini. Acredito que você deve esperar vencer ou ganhar na marcação ao mercado.

Essa do sabonete foi nova para mim, Eddy, e eu adorei 😂

Olá Karol. Bem vindaà vida de investidora.... meu exemplo já serve de lição... rsrsrsrs. As dúvidas empre aparecem e a gente fica ainda mais em dúvida...kkkkk

Sucesso para voce. A gente vai se falando.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Flávio Antonio Siviero disse:

A marcação a mercado está hoje com uma perda de 8,33%

Flavio... vamos esquecer a inflação ( pois é o termo em "comum" para a comparação )

Primeira coisa que você tem que ter em mente... esses 8,33% de perda é acima do que você ganhou até o momento, que foi 6,33% ( 2,07% em 3 anos ) ou seja, de partida esta perdendo 2%

Esse seu titulo vai até 2026 ... levando até o final ele vai entregar 10,78% ... vou deixar de fora o IR (15%) e a inflação pois vamos comparar com a mesma coisa... um titulo que você entrar agora também vai remunerar inflação e também vai ter IR de 15%

Se você sacar e entrar em outro, por exemplo, IPCA+5% ... teríamos

-2% (perda da saída do atual) e depois 5% a.a. por 2 anos... = resultando em 8,04%

Ou seja, se minha alucinação estiver correta kkkk, 

Levando o investimento até o final vai ser remunerado em 10,78% se sair agora e entrar em outro de 5%... será remunerado em 8,04% ...

Sendo assim, entendo que o melhor é ficar em paz e aguardar !

Por curiosidade vamos calcular quanto teria que ser o "premio" sobre o IPCA para você empatar, ou seja, acima disso, ai sim você ganharia

O valor seria de 6,32%

Ou seja, para valer a pena, você teria que sair desse titulo e entrar em outro melhor que IPCA+6,32%

Espero ter ajudado na decisão !

 

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...