Jump to content
  • 0

Como declarar uma ação que não tenho mais?


Guilherme De Souza

Pergunta

Boa tarde família linda, estou preenchendo minha declaração de IR, na aba Bens e Direitos, e é o segundo ano que faço essa declaração. No ano de 2022 eu tinha 100 ações da EDP Energias do Brasil, porém em 2023 devido ao seu fechamento de capital eu acabei por vender ela (apesar de gostar muito da empresa). Agora que usei a declaração pré-preenchida pelo gov.br ela está declarada ali, mas estou em dúvida se digo na "discriminação" que vendi as ações e coloca a "situação em 31/12/2023" zerada ou se devia excluir esse tópico da minha declaração. Alguém sabe me dizer o que devo a fazer?

Editado por Guilherme De Souza
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 minutes ago, Guilherme De Souza disse:

Boa tarde família linda, estou preenchendo minha declaração de IR e é o segundo ano que faço essa declaração. No ano de 2022 eu tinha 100 ações da EDP Energias do Brasil, porém em 2023 devido ao seu fechamento de capital eu acabei por vender ela (apesar de gostar muito da empresa). Agora que usei a declaração pré-preenchida pelo gov.br ela está declarada ali, mas estou em dúvida se digo na "discriminação" que vendi as ações e coloca a "situação em 31/12/2023" zerada ou se devia excluir esse tópico da minha declaração. Alguém sabe me dizer o que devo a fazer?

@Guilherme De Souza você vai manter o lançamento em Bens e Direitos deixando o valor ZERO no campo de 31/12/2023.

E se no mês da venda você vendeu menos que R$20mil no total, você precisa lançar na aba Rendimentos Isentos o lucro da venda. Mas se no mês da venda você vendeu mais de R$20mil no total e teve lucro ou prejuízo, o lançamento é na aba Renda Variável.

Tem um post que respondi agora sobre isto.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Guilherme De Souza você vai manter o lançamento em Bens e Direitos deixando o valor ZERO no campo de 31/12/2023.

E se no mês da venda você vendeu menos que R$20mil no total, você precisa lançar na aba Rendimentos Isentos o lucro da venda. Mas se no mês da venda você vendeu mais de R$20mil no total e teve lucro ou prejuízo, o lançamento é na aba Renda Variável.

Tem um post que respondi agora sobre isto.

 

show, me ajudou muito, mas ainda tenho uma dúvida sobre esse mesmo assunto, eu fiz uma venda parcial também, no caso eu tinha 1300 ações de Cielo e terminei o ano com 1000, eu devo apenas informar sobre a venda e na descrição que houve uma venda parcial e que agora possuo 1000?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Guilherme De Souza disse:

show, me ajudou muito, mas ainda tenho uma dúvida sobre esse mesmo assunto, eu fiz uma venda parcial também, no caso eu tinha 1300 ações de Cielo e terminei o ano com 1000, eu devo apenas informar sobre a venda e na descrição que houve uma venda parcial e que agora possuo 1000?

@Guilherme De Souza na aba Bens e Direitos você vai informar a posição em 31/12/2023, ou seja, 1.000 ações de CIELO e o preço médio.

E você precisa informar o resultado da venda. Temos 3 possíveis resultados:

1) Venda com Prejuízo: você vai lançar na aba Renda Variável, no mês da venda o valor do prejuízo. O valor é com o sinal de menos.

2) Venda com Lucro tributável: na mesma aba do item acima, porém sem o sinal de menos, afinal foi lucro rsrsrsrs

3) Venda com Lucro isento: na aba Rendimento Isento e Não Tributável você vai lançar o lucro que teve.

 

Obs-1: para ações o lucro isento se dá se dentro do mesmo mês o total de vendas foram inferiores a R$20mil. Se dentro do mesmo mês forem maiores que R$20mil, o lucro é tributado.

Obs-2: se ao longo do ano você tiver vários meses com vendas com lucro isento, você soma todos os lucros e faz um única lançamento, como indicado no item 3 acima.

Obs-3: no caso de day trade, de FII e de ETF, não existe lucro isento, então ou será como no item 1 ou como no item 2.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...