Jump to content
  • 0

Venda de um FII de Papel para outro FII - Pensa numa contabilidade enrolada... MORE11, MORC11


William Redig

Pergunta

Oi S@rdinhas,

Eu tenho/tinha cotas de 2 FIIs (MORE11 e MORC11) que foram vendidos ao RVBI11. 

Basicamente, o processo consistiu nos cotistas informarem à nova gestora o(s) preço(s) médio(s) de cada um dos fundos que nós, cotistas, detínhamos.  O RVBI vendeu todos os ativos dos antigos fundos e o dinheiro apurado será/foi pago aos cotistas como amortização.  Sobre a diferença entre o valor total da amortização, o RVBI vai reter os 20% de imposto sobre variação patrimonial na fonte e nos pagar o restante.

Na prática, o RVBI está nos pagando uma parte em cotas do RVBI11 e uma parte em dinheiro, conforme explicado nos fatos relevantes anexos e exibido nas duas imagens abaixo:

image.png.26ed039a55efe520a49a9e3c6e587e31.png

image.png.e2eeeb9fb788d770542cc3a0cc4ae6da.png

Na prática, eis o que deduzi e conto com a ajuda dos meus gurus @Flavio Prado e @Adriano Umemura para me dizerem se deduzi certo ou errado....

Na prática, usando meu exemplo: 

  • Eu tinha 130 cotas de MORE11 ao preço médio de R$ 70,71.  O preço de venda foi de R$ 87,43198, logo eu lucrei R$ 16,72/cota e devo recolher 20% de imposto, que monta em R$ 3,34/cota
  • Recebi/receberei um "crédito para compra de cotas do RVBI" no valor de R$ 81,40956992/cota e para saber o número de cotas do RVBI que posso comprar, devo multiplicar minhas 130 cotas pelo fator de proporção de 0,94169543 que vai dar 122 cotas e ainda sobra uma fração de 0,42 cota que será futuramente leiloada e paga em dinheiro.
  • As 122 cotas do RVBI vão entrar na minha carteira ao preço de R$ 86,45 (conforme consta do fato relevante)
  • Vou receber ainda em dinheiro os R$ 6,02241069 mencionados no quadro acima, deduzindo disso os R$ 3,34/cota, de imposto retido na fonte, ou seja, vou receber R$ 2,68/cota.

Tenho duas dúvidas nisso tudo: 

  1. Esses R$ 2,68/cota já foram tributados na origem. Isso significa que é um provento isento de IR, tal como um provento normal de FII?
  2. Para essa operação de compra/venda, tem que ter uma nota de corretagem, certo?

Quem já tiver experiência/conhecimento/vivência com esse assunto, pode ajudar?

@Marcelo Ribeiro, acho que você está também "envolvido" com um fundo desses, não está?

Obrigado e boa Páscoa a todos!!

more11-fato-relevante.pdf morc11-fato-relevante.pdf

Link para compartilhar
Share on other sites

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 minutes ago, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Eu tenho/tinha cotas de 2 FIIs (MORE11 e MORC11) que foram vendidos ao RVBI11. 

Basicamente, o processo consistiu nos cotistas informarem à nova gestora o(s) preço(s) médio(s) de cada um dos fundos que nós, cotistas, detínhamos.  O RVBI vendeu todos os ativos dos antigos fundos e o dinheiro apurado será/foi pago aos cotistas como amortização.  Sobre a diferença entre o valor total da amortização, o RVBI vai reter os 20% de imposto sobre variação patrimonial na fonte e nos pagar o restante.

Na prática, o RVBI está nos pagando uma parte em cotas do RVBI11 e uma parte em dinheiro, conforme explicado nos fatos relevantes anexos e exibido nas duas imagens abaixo:

image.png.26ed039a55efe520a49a9e3c6e587e31.png

image.png.e2eeeb9fb788d770542cc3a0cc4ae6da.png

Na prática, eis o que deduzi e conto com a ajuda dos meus gurus @Flavio Prado e @Adriano Umemura para me dizerem se deduzi certo ou errado....

Na prática, usando meu exemplo: 

  • Eu tinha 130 cotas de MORE11 ao preço médio de R$ 70,71.  O preço de venda foi de R$ 87,43198, logo eu lucrei R$ 16,72/cota e devo recolher 20% de imposto, que monta em R$ 3,34/cota
  • Recebi/receberei um "crédito para compra de cotas do RVBI" no valor de R$ 81,40956992/cota e para saber o número de cotas do RVBI que posso comprar, devo multiplicar minhas 130 cotas pelo fator de proporção de 0,94169543 que vai dar 122 cotas e ainda sobra uma fração de 0,42 cota que será futuramente leiloada e paga em dinheiro.
  • As 122 cotas do RVBI vão entrar na minha carteira ao preço de R$ 86,45 (conforme consta do fato relevante)
  • Vou receber ainda em dinheiro os R$ 6,02241069 mencionados no quadro acima, deduzindo disso os R$ 3,34/cota, de imposto retido na fonte, ou seja, vou receber R$ 2,68/cota.

Tenho duas dúvidas nisso tudo: 

  1. Esses R$ 2,68/cota já foram tributados na origem. Isso significa que é um provento isento de IR, tal como um provento normal de FII?
  2. Para essa operação de compra/venda, tem que ter uma nota de corretagem, certo?

Quem já tiver experiência/conhecimento/vivência com esse assunto, pode ajudar?

@Marcelo Ribeiro, acho que você está também "envolvido" com um fundo desses, não está?

Obrigado e boa Páscoa a todos!!

more11-fato-relevante.pdf 145.56 kB · 0 downloads morc11-fato-relevante.pdf 192.83 kB · 0 downloads

Fala William,

Desses estou fora... recentemente passei por esses rolos de um compra o outro e distribui... cobra IR (retem) sem podermos compensar prejuízo que já tínhamos acumulado , um saco isso...

Passei por isso no MGFF que foi comprado pelo VGHF ... ( nesse achei que foi bom negocio, deu lucro, a única coisa que um FOF virou um Hibrido na marra kkkk ) mas estou gostando do VGHF

E estou passando, ainda esta em curso, o MCHF que foi comprado pelo MCHY

E em breve vai dar umas merdas no XPPR ( ameaçaram vender tudo, cota subiu 20% ... depois falaram que era brincadeira kkkk que só iam vender o melhor ativo... cota caiu tudo de volta ... ) e com isso vai refletir quem tem o CPTS tambem pois tem CRI do XPPR dentro do CPTS

Vamos que vamos !!! kkkk

Estou quieto somente olhando as paradas...

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
48 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Fala William,

Desses estou fora... recentemente passei por esses rolos de um compra o outro e distribui... cobra IR (retem) sem podermos compensar prejuízo que já tínhamos acumulado , um saco isso...

 

 

Estou quieto somente olhando as paradas...

Oi @Marcelo Ribeiro,

Para mim esse troca-troca todo deu lucro; só não sei se o RVBI para pagar igual ao que o MORE pagava, espero que essas compras todas aumentem o DY.  Abriu hoje caindo uns 10%; deve ter muita gente querendo vender.  Eu vou esperar chegar o dia 10 para ver como ficam os proventos e também para os apressados venderem; talvez eu até compre mais um pouquinho.  Se continuar caindo, fica sendo uma boa oportunidade.

Sobre o XPPR, ele serve para você não se esquecer dos gauchos ;-).  Esse eu saí com um preju pequeno, já tem tempo....

Abraço!

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
30 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Dureza que cripto é tão volátil que a cada meia hora o balanceamento pede uma coisa hauhauahuahauhau deixa o juízo de qualquer um fervendo !

To rico

To pobre

To rico

To pobre

To rico

To pobre

auhauahuahauhuahauahuha

Você lembra de uma bolinha preta, da Estrela, chamada perereca?  O anúncio dizia para não jogar ela com muita força pois poderia entrar em órbita...  Eu estou chamando a minha merrequinha em HASH11 de perereca... rssss

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Eu tenho/tinha cotas de 2 FIIs (MORE11 e MORC11) que foram vendidos ao RVBI11. 

Basicamente, o processo consistiu nos cotistas informarem à nova gestora o(s) preço(s) médio(s) de cada um dos fundos que nós, cotistas, detínhamos.  O RVBI vendeu todos os ativos dos antigos fundos e o dinheiro apurado será/foi pago aos cotistas como amortização.  Sobre a diferença entre o valor total da amortização, o RVBI vai reter os 20% de imposto sobre variação patrimonial na fonte e nos pagar o restante.

Na prática, o RVBI está nos pagando uma parte em cotas do RVBI11 e uma parte em dinheiro, conforme explicado nos fatos relevantes anexos e exibido nas duas imagens abaixo:

image.png.26ed039a55efe520a49a9e3c6e587e31.png

image.png.e2eeeb9fb788d770542cc3a0cc4ae6da.png

Na prática, eis o que deduzi e conto com a ajuda dos meus gurus @Flavio Prado e @Adriano Umemura para me dizerem se deduzi certo ou errado....

Na prática, usando meu exemplo: 

  • Eu tinha 130 cotas de MORE11 ao preço médio de R$ 70,71.  O preço de venda foi de R$ 87,43198, logo eu lucrei R$ 16,72/cota e devo recolher 20% de imposto, que monta em R$ 3,34/cota
  • Recebi/receberei um "crédito para compra de cotas do RVBI" no valor de R$ 81,40956992/cota e para saber o número de cotas do RVBI que posso comprar, devo multiplicar minhas 130 cotas pelo fator de proporção de 0,94169543 que vai dar 122 cotas e ainda sobra uma fração de 0,42 cota que será futuramente leiloada e paga em dinheiro.
  • As 122 cotas do RVBI vão entrar na minha carteira ao preço de R$ 86,45 (conforme consta do fato relevante)
  • Vou receber ainda em dinheiro os R$ 6,02241069 mencionados no quadro acima, deduzindo disso os R$ 3,34/cota, de imposto retido na fonte, ou seja, vou receber R$ 2,68/cota.

Tenho duas dúvidas nisso tudo: 

  1. Esses R$ 2,68/cota já foram tributados na origem. Isso significa que é um provento isento de IR, tal como um provento normal de FII?
  2. Para essa operação de compra/venda, tem que ter uma nota de corretagem, certo?

Quem já tiver experiência/conhecimento/vivência com esse assunto, pode ajudar?

@Marcelo Ribeiro, acho que você está também "envolvido" com um fundo desses, não está?

Obrigado e boa Páscoa a todos!!

more11-fato-relevante.pdf 145.56 kB · 0 downloads morc11-fato-relevante.pdf 192.83 kB · 0 downloads

@William Redig acaba de chegar um e-mail de errata sobre este caso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, William Redig disse:

Na prática, usando meu exemplo: 

  • Eu tinha 130 cotas de MORE11 ao preço médio de R$ 70,71.  O preço de venda foi de R$ 87,43198, logo eu lucrei R$ 16,72/cota e devo recolher 20% de imposto, que monta em R$ 3,34/cota
  • Recebi/receberei um "crédito para compra de cotas do RVBI" no valor de R$ 81,40956992/cota e para saber o número de cotas do RVBI que posso comprar, devo multiplicar minhas 130 cotas pelo fator de proporção de 0,94169543 que vai dar 122 cotas e ainda sobra uma fração de 0,42 cota que será futuramente leiloada e paga em dinheiro.
  • As 122 cotas do RVBI vão entrar na minha carteira ao preço de R$ 86,45 (conforme consta do fato relevante)
  • Vou receber ainda em dinheiro os R$ 6,02241069 mencionados no quadro acima, deduzindo disso os R$ 3,34/cota, de imposto retido na fonte, ou seja, vou receber R$ 2,68/cota.

@William Redig pelo que consta no fato relevante suas contas estão corretas e provavelmente as 122 cotas de RVBI11 já devem constar na sua carteira.

 

5 horas atrás, William Redig disse:

Esses R$ 2,68/cota já foram tributados na origem. Isso significa que é um provento isento de IR, tal como um provento normal de FII?

Eu entendo que não é provento isento de IR, para mim é venda com lucro tributado na fonte.

 

5 horas atrás, William Redig disse:

Para essa operação de compra/venda, tem que ter uma nota de corretagem, certo?

Creio que seja como em uma subscrição, não tem nota de corretagem.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, Flavio Prado disse:

@William Redig pelo que consta no fato relevante suas contas estão corretas e provavelmente as 122 cotas de RVBI11 já devem constar na sua carteira.

Já estão, eu tinha Morc e More, dava 122,4 do More e 33,65 do morc.  A quantidade que apareceu foi 156 em vez de 155, ou seja, somaram o valor todo das duas e compraram mais uma cota para mim.  A sobra para o leilão ficou pequeninha!!

21 minutes ago, Flavio Prado disse:

 

Eu entendo que não é provento isento de IR, para mim é venda com lucro tributado na fonte.

 

Creio que seja como em uma subscrição, não tem nota de corretagem.

Vamos ver.  É uma venda e compra.... a minha corretora mostra a quantidade e o preço, mas o valor corresponde à parte que foi paga em "crédito para virar cota"; acho que deveria ser pelo valor completo, incluindo a parte em grana.

Complicado isso!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, William Redig disse:

Vamos ver.  É uma venda e compra.... a minha corretora mostra a quantidade e o preço, mas o valor corresponde à parte que foi paga em "crédito para virar cota"; acho que deveria ser pelo valor completo, incluindo a parte em grana.

Entendo que a parte em grana não faz parte do preço de compra, afinal entrou em dinheiro na sua conta. Pelo menos é assim que vejo a "transação" feita.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...