Jump to content
  • 0

Governança da empresa como critério de filtragem


Eduardo Heise

Pergunta

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Eu defini alguns critérios para excluir empresas e fazer uma pré-filtragem antes de começar a olhar mais a fundo os indicadores. São esses os critérios que adotei:

  1. Volume médio negociado condizente com o valor aportado
  2. Governança Corporativa: Nv. 2+ (preferencialmente 3 ou Novo Mercado)
  3. Remover empresas de mineração e/ou estatais
  4. Remover empresas envolvidas com corrupção
  5. Tag along 100% (algumas exceções tipo banco com 80%)

O problema é que eu comecei a analisar o setor de empresas de consumo não cíclico e me deparei com a Ambev. A Ambev é uma empresa que na minha visão deveria ser boa e acabou caindo pelo critério (2). Ela tem um segmento de listagem tradicional. Na opinião de vocês, eu deveria repensar nos meus critérios de pré-filtragem ou Ambev de fato deixa de ser uma boa opção pelo segmento de listagem?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 minutes ago, Eduardo Heise disse:

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Eu defini alguns critérios para excluir empresas e fazer uma pré-filtragem antes de começar a olhar mais a fundo os indicadores. São esses os critérios que adotei:

  1. Volume médio negociado condizente com o valor aportado
  2. Governança Corporativa: Nv. 2+ (preferencialmente 3 ou Novo Mercado)
  3. Remover empresas de mineração e/ou estatais
  4. Remover empresas envolvidas com corrupção
  5. Tag along 100% (algumas exceções tipo banco com 80%)

O problema é que eu comecei a analisar o setor de empresas de consumo não cíclico e me deparei com a Ambev. A Ambev é uma empresa que na minha visão deveria ser boa e acabou caindo pelo critério (2). Ela tem um segmento de listagem tradicional. Na opinião de vocês, eu deveria repensar nos meus critérios de pré-filtragem ou Ambev de fato deixa de ser uma boa opção pelo segmento de listagem?

Boa noite, Eduardo!

Na minha opinião o principal fator do nível de governança de uma empresa seria a obrigatoriedade do tag along o que para nós investidores de longo prazo é fundamental.

A questão é que temos ótimas empresas na bolsa que mesmo não tendo os maiores níveis de governança ainda oferecem a proteção dos direitos dos acionistas minoritários com 100% de tag along. Um exemplo disso é o banco Santander (não é recomendação). Um grande banco, resultados interessantes, nível de governança 1 mas oferece 100% de tag along em todos seus papéis. Vejo inclusive como um sinal de maturidade e de estar olhando para os acionistas dando essa proteção a eles mesmo sem essa  obrigatoriedade.

Ainda sobre o tag along. Se você releva rag along de 80% em bancos porque não relevar também em outros setores? Se for o caso de Este tag along não ser 100% lhe preocupar, considere a possibilidade de criar uma pergunta no seu diagrama com essa pergunta onde você da um ponto a menos para quem não possui os 100%.

 

Seus outros fatores relacionados a controle estatal e corrupção acho coerentes.

Você os trata como fatores eliminatórios e não como penalidades no seu diagrama do cerrado, entendi certo?

 

E só a título de curiosidade. Por que não considerar mineradoras? 

Não sou investidor de empresas nessa área também mas despertou a curiosidade  😅

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Eduardo Heise disse:

Governança Corporativa: Nv. 2+ (preferencialmente 3 ou Novo Mercado)

Boa noite @Eduardo Heise. Acima do nivel 2 ja seria o Novo Mercado

1 hour ago, Eduardo Heise disse:

O problema é que eu comecei a analisar o setor de empresas de consumo não cíclico e me deparei com a Ambev. A Ambev é uma empresa que na minha visão deveria ser boa e acabou caindo pelo critério (2). Ela tem um segmento de listagem tradicional. Na opinião de vocês, eu deveria repensar nos meus critérios de pré-filtragem ou Ambev de fato deixa de ser uma boa opção pelo segmento de listagem?

Na minha opinião o principal critério em relação aos segmentos de listagem da B3 é o tag along. Quais foram os criterios que voce definiu como excludentes em relação aos outros niveis de listagem?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Você os trata como fatores eliminatórios e não como penalidades no seu diagrama do cerrado, entendi certo?

Isso. Defini esses critérios como obrigatórios, mas acho que vocês têm razão. Vou alterar pra considerar no mínimo o tag along de 80%, e penalizar depois as que não tiverem 100%.

3 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

E só a título de curiosidade. Por que não considerar mineradoras? 

Então, eu tava refletindo bastante sobre isso, e acabei decidindo investir em outras alternativas com menos impacto pro meio ambiente. É puramente por princípios mesmo.

2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Eduardo Heise

Na minha opinião o principal critério em relação aos segmentos de listagem da B3 é o tag along. Quais foram os criterios que voce definiu como excludentes em relação aos outros niveis de listagem?

Então, eu pensei que o nível de governança poderia ser um bom indicativo pra fazer uma pré-filtragem. Mas acho que foi um erro mesmo. Itaú cairia também nesse critério, assim como alguns outros bancos. Eu comecei a minha análise olhando alguns setores e tava removendo todos nível 1 ou tradicional. Vou fazer uma revisão desses setores e mudar meu protocolo. Muito obrigado pelas dicas, @Edison Luis Paulini e @Adriano Umemura!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Eduardo Heise disse:

Isso. Defini esses critérios como obrigatórios, mas acho que vocês têm razão. Vou alterar pra considerar no mínimo o tag along de 80%, e penalizar depois as que não tiverem 100%.

Então, eu tava refletindo bastante sobre isso, e acabei decidindo investir em outras alternativas com menos impacto pro meio ambiente. É puramente por princípios mesmo.

Então, eu pensei que o nível de governança poderia ser um bom indicativo pra fazer uma pré-filtragem. Mas acho que foi um erro mesmo. Itaú cairia também nesse critério, assim como alguns outros bancos. Eu comecei a minha análise olhando alguns setores e tava removendo todos nível 1 ou tradicional. Vou fazer uma revisão desses setores e mudar meu protocolo. Muito obrigado pelas dicas, @Edison Luis Paulini e @Adriano Umemura!!

Show, Edu!

Esses tipos de análises vamos sempre evoluindo aos poucos mas você está criando sua linha de raciocínio. Isso que é o que importa. Agora é ir aparando as arestas e você está no caminho!

 

Se tiver mais dúvida manda aí para ir trocando ideia!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...